quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale



Clube de Desbravadores
“Luzeiros do Vale”
Jacareí – SP



No início de 1980, Maria Lúcia de Souza recebeu a missão de formar um Clube de Desbravadores na cidade de Jacareí. Esse dever partiu após uma reunião da comissão da Igreja Central de Jacareí, a qual votou que no município deveria existir um Clube de Desbravadores. A comunicação oficial foi feita pelos anciãos da época: Sr. Edmundo de Souza e Georges Alexandre Tichy.

Maria Lúcia de Souza iniciou o trabalho escolhendo os primeiros auxiliares: Daltro Santos (In memorian), Paulo Marcos Cerqueira da Silva e João Carlos Leite Teixeira, seguidos por outros nomes que compuseram a primeira diretoria, todos dispostos ao novo desafio, porém sem nenhum conhecimento.

Em 1979, um Clube de Desbravadores foi formado na cidade de Jacareí. As reuniões eram na Igreja Adventista Central de Jacareí, que ficava na Rua Pompílio Mercadante, nº 203 e algumas programações foram realizadas, numa Igreja Adventista, que ficava na Estrada de Santa Branca para Guararema. Esse Clube de Desbravadores chamava-se CASTELO FORTE, e era dirigido por José Barreto e Paulo Marcos Cerqueira da Silva, o Paulão - que depois atuou como sub-comandante dos LUZEIROS DO VALE. Infelizmente, este Clube de Desbravadores não vingou.







Por meio de amigos, Maria Lucia soube de um expert no assunto que morava em São Paulo: Fernando Reis Guimarães. O comando foi encontrar-se com ele, que na época era diretor do Clube CEIFEIROS DO REI. Atualmente, Fernando Reis Guimarães dirige um dos maiores clubes da Associação Paulista Leste: LEOPARDOS AZUIS. 

Foi marcada uma data para reunião, e como combinada Fernando Guimarães foi a Jacareí para uma reunião com a nova diretoria, levando material didático para a fundação de um Clube de Desbravadores.

Os Desbravadores de Jacareí têm uma grande admiração e gratidão pelo líder Fernando Guimarães, pelos ensinamentos e conselhos.



Naquela época, tudo era difícil, pois o clube não possuía quase nada, apenas muita vontade de vencer. E este foi nosso principal lema, o que trazemos até hoje: "Vencer ou Vencer". Não há barreiras que não consigamos ultrapassar, pois sabemos que sempre ao nosso lado Jesus Cristo estará nos guardando, protegendo e iluminando.

Após várias reuniões do comando, os primeiros participantes foram sendo convidados, e os pais tinham o prazer de colocá-los no clube, pois nunca havia existido um em Jacareí. Em poucos dias, estávamos com 40 membros - 32 desbravadores e oito diretores. 

Em 1980, Edmundo de Souza comprou um terreno, onde existe hoje a Escola Adventista e a Igreja do Bairro Jardim América. Neste local foi construído um salão de madeira pré-fabricado, que por muito tempo serviu de capela para alguns membros adventistas de Jacareí. E aos domingos, na parte da manhã, os candidatos a desbravadores usavam este salão para as reuniões.

Naquele tempo, os candidatos a desbravadores precisavam marchar na terra pura, pois não existia nem asfalto na principal Avenida do Bairro Jardim América, hoje conhecida por Avenida Edmundo de Souza. As partes das Classes Progressivas e Especialidades eram dadas na capela de madeira.

Os dias foram passando e uma pequena luz se via no Vale do Paraíba. Ali estava nascendo mais um Clube de Desbravadores da Associação Paulista Leste. As dificuldades do início eram muitas, mas aos poucos tudo foi resolvido.

O nome foi escolhido: LUZEIROS DO VALE. Houve o interesse de que o nome fosse relacionado com o Vale do Paraíba, nossa região.


Desenho feito por Daltro Santos



O símbolo do clube foi criado por Daltro Santos. Ele é composto por: a) Uma engrenagem que representa as indústrias do Vale do Paraíba.
b) Ramos que significam a produção agrícola do Vale do Paraíba (arroz).

c) A Bíblia, a Palavra de Deus.

d) Uma faixa como base com os dizeres: “Cristo vem, prepara-te”, que é a mensagem que a Igreja Adventista do Sétimo Dia prega ao redor do mundo.

e) Em cima o nome do clube: LUZEIROS DO VALE.


O dia da Cerimônia de Investidura do Lenço foi num sábado. Às 19h em ponto, do dia 30 de Agosto de 1980, no plenário da Câmara Municipal de Jacareí, foi dada a abertura. O cerimonial contou com a entrada do comando geral dos desbravadores de São Paulo, membros da Igreja Adventista de Jacareí e autoridades locais.




A mesa foi composta por: Georges Alexandre Tichy, Pastor Moisés Lavras, representando a Igreja de Jacareí, o vereador Edson Aníbal Aquino Guedes representando o município de Jacareí, Nilso Abreu de Mello, Pastor José Silvestre, além dos líderes Joel e Antônio, todos esses representando a Associação Paulista Leste.




Este dia jamais será esquecido por esses 40 desbravadores:







01) Maria Lúcia de Souza (Comandante)
02) Paulo Marcos Cerqueira da Silva (Sub Comandante)

03) Silvio dos Santos Filho (Secretário)

04) Isa Giffoni Ribeiro (Adjunto Espiritual)

05) Daltro Santos (Adjunto Social) (in memorian)

06) Romir Geraldo dos Santos (Adjunto de Classes Progressivas)

07) Ezequiel Rodrigues Motta (Adjunto de Classes Progressivas)

08) João Carlos Leite Teixeira (Adjunto Esportivo)

09) Adilson Dias Costa
10) Antônio Carlos Leite Teixeira
11) César Augusto Martins
12) Divanil Borges da Silva
13) Denise Leite Teixeira
14) Darlene Borges da Silva
15) Divaldo Borges da Silva
16) Fanny Ahern
17) Flávia Giffoni Ribeiro
18) Giovanni Batista Beschi
19) Haley Lopes dos Santos
20) Joel Rodrigues Motta
21) José Valdeci de Salles (In Memorian)
22) Jonas Rodrigues Motta
23) Jair César de Faria
24) Janete Aparecida de Faria
25) Luciano Barbosa
26) Lucimara Barbosa
27) Lucélia Barbosa
28) Lucia Deniz
29) Luciana Beschi
30) Marli Borges da Silva
31) Márcio Falchetti Machado (In Memorian)
32) Marcos Falchetti Machado
33) Oséias Rodrigues Motta
34) Paulo Sérgio da Silva Alencar
35) Paulo Deniz
36) Paulo Figueiredo
37) Roberto Fernandes Pinto Junior
38) Raquel Castro Batista
39) Renata Castro Batista
40) Zilda Figueiredo


Hoje passado 39 anos de existência esse Clube de Desbravadores ainda é comandado por Maria Lucia de Souza, que durante todos esses anos tem batalhado e com perseverança tem lutado para que o nome do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale seja conhecido, é por isso que recebeu dois importantes prêmios na Cidade de Jacareí: Título de Cidadão Benemérito de Jacareí e Mulher Cidadã de Jacareí. Além de também de ter recebido da União Central Brasileira um prêmio em reconhecimento ao trabalho prestado em prol dos Desbravadores.




Maria Lucia e Daltro Santos recebem o Título Máximo em Jacareí
Título de Cidadãos Jacarienses

Título Mulher Cidadã 2010

Uma pequena semente em 1980 foi plantada em Jacareí que germinou, cresceu e se tornou um dos Clubes de Desbravadores mais famosos da América do Sul. Pela garra de seus membros, possui uma Fanfarra que percorre Cidades, Estados levando o nome de Deus. Foram muitas Igrejas que através de nosso trabalho foram criadas, as mais relevantes, são IASD de José Bonifácio em Itaquera, Taubaté – SP, Mogi das Cruzes – SP, dentre tantas outras. Participações de muitos projetos ao longo desses 39 anos, Revive, Sábado Dia Mundial da Alegria, Projeto Sol, Projeto Karajás e muitos outros.
Inaugurações de Associações, Igrejas, Colégios, Recepções a Autoridades. Seu Pelotão de Ordem Unida já se apresentou para Inúmeras pessoas, a mais famosa apresentação, no Dia Mundial da Alegria. 

Uma grande alegria do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale foi ter recepcionado o Líder Mundial dos Desbravadores, Pastor Michael Stevenson em 1984 e um Comitiva de Departamentais da Divisão Sul Americana em 1986.



Líder Mundial  Pr. Michael Stevenson em Visita à Jacareí




Líderes Sul Americanos visitam 
o Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale





Hoje olhamos para trás e vemos o legado que o Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale tem deixado na História dos Desbravadores. São inúmeras, desde camporis onde padronizamos as barracas, os uniformes, as cozinhas. Nossos Portais em Acampamentos foram sempre referência. Hoje vemos que muitos clubes têm o mesmo padrão e qualidade. Nossa Fanfarra e Pelotão de Ordem Unida foi espelho para que muitos clubes criassem os seus e em muitos casos tornando-se ícones no Brasil.


Pelotão Especial do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale se apresentando no Dia Mundial da Alegria 
no Sambódromo do Anhembi










O Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale, foi fundado na antiga Associação Paulista, depois veio fazer parte da Associação Paulista Leste e com as divisões das Associações, veio para a Antiga Missão Paulista do Vale e hoje sente orgulho de fazer parte da Associação Paulista do Vale.

Um Clube de Desbravadores que tem uma vasta história e que é feliz por ter ajudado na educação de muitas crianças e adolescentes de Jacareí. Já passaram por esse clube mais 2500 Desbravadores investidos. É por isso, que temos em mente que nosso Clube deve ser exemplo.

 Já participamos de inúmeros Campori, sendo os mais importantes os 5 Camporis Sul Americanos e também participamos de todos os camporis da União Central Brasileira.

É por essas e por tantos outros motivos que o Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale recebeu o cognome de “O CLUBE MAIS AMADO DO BRASIL”


Em virtude de tudo isso, os Desbravadores Luzeiros do Vale, têm em mente que somos referências para tantos Desbravadores. Mas que nada sobe em nossa cabeça, pois  sabemos que iremos para o mesmo céu e seremos liderados pelo maior Líder que esta terra já teve, Jesus Cristo.















 





Clube de Desbravadores Leopardos Azuis



Clube de Desbravadores
“Leopardos Azuis”


São Paulo – SP


O Clube de Desbravadores Leopardos Azuis, foi fundado em 28 de Setembro de 1985, no Bairro da Vila Rio Branco, em São Paulo, por Fernando Reis Guimarães e Maria de Fátima Guimarães, que são microempresários e proprietários do Bazar dos Desbravadores. A paixão pelos Desbravadores hoje contagia a família toda, inclusive seus filhos Alexandre e Ricardo. Depois de muito trabalho realizado para a antiga Associação Paulista e Associação Paulista Leste, como Regional e Coordenador de Desbravadores, Fernando Guimarães, resolveu em Março do Ano de 1985, criar em sua comunidade, na Vila Rio Branco, um Clube de Desbravadores. Para tanto, usou sua própria casa, no mesmo bairro da Zona Leste de São Paulo para ser a Sede do Clube. Os recursos para a reforma da residência vieram com a venda de um automóvel da família. Fernando Guimarães que é um Militar reformado, Professor de Educação Física e amante da Música, percorreu o bairro convidando os garotos a ser tornarem Desbravadores. Assim percorreu as Favelas 24ª e São Jorge, munidos com dois Surdos, com uma caixa e uma corneta, fazendo barulho e distribuindo os panfletos convidando os adolescentes para que no domingo começassem no bairro um Clube de Desbravadores.



No dia anunciado devidamente fardado estavam Fernando Guimarães e sua equipe a postos para iniciar brincadeiras, no inicio vieram 50 crianças, no domingo seguinte 70 adolescentes. Na maioria deles, eram meninos e meninas carentes, sem pais e que viviam pedindo esmolas nas ruas. No terceiro domingo a reunião passou a ser na residência, que se tornou a sede do Clube. No início os adolescentes eram muito rebeldes, sem comportamento. Mas Deus tinha um plano maior.

Com seu fusca, Fernando Guimarães colocava nele diversos Desbravadores e trazia para as reuniões. O tempo foi passando e muitos jovens começaram a ser moldados e uma mudança começava a despontar em todos. Os moradores da Favela passaram a apreciar o trabalho dos Desbravadores que estavam tirando muitos adolescentes das drogas e de uma vida desregrada, muitos deles para quem o futuro não era muito promissor.

Um mês depois do início das reuniões, ocorreria na Associação Paulista Leste a Olimpíadas dos Desbravadores e usando o Futebol como motivador, começou a treinar a garotada e o condicionamento físico e faltando duas semanas começou a treinar todas as noites, com exceção da Sexta-Feira. O esforço valeu a pena, pois ficaram em 2º Lugar entre todos os clubes da Associação.

O Nome Leopardos Azuis, veio de uma camiseta que ganhamos para participarmos da competição Douradinha (que era um evento de corridas – Atletismo). Como a camiseta que ganhamos, tinha a foto de um político, pintamos um quadrado azul e colocamos o símbolo dos Desbravadores. Como ficou estranho, o rapaz da impressão colocou o desenho de um leopardo atrás da camiseta. Na hora da inscrição da prova, o fiscal perguntou o nome do clube e olhando para a camiseta, escolheu Leopardos Azuis e assim oficialmente nascia o clube.

Outra característica que todo Desbravadores sabiam quando o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis, estava chegando eram pelo meio de transporte que o Clube adquiriu para transportar seus Desbravadores. Primeiro foi um ônibus que ficou conhecido como "TROVÃO AZUL" e o segundo e atual ônibus do clube é conhecido como "AZULÃO".





Enfim, no dia 28 de Setembro de 1985, ocorreu a fundação do Clube de Desbravadores Leopardos Azuis. E os primeiros conselheiros vieram do Clube de Desbravadores Falcão Real, da Igreja da Penha.

 Um Clube vibrante que nasceu para mudar a História dos Desbravadores no Brasil.

Desse Clube de Desbravadores saíram 5 Pastores, 2 Médicos e diversos profissionais de diversas áreas.

Em 1999 criaram uma linda Orquestra para permanecer com os Desbravadores maiores de 16 anos.
Outro importante trabalho realizado é quanto a Música. Um Coral foi criado. Mais uma importante ferramenta que transformou os corais de Desbravadores no Brasil.





No IV Campori da Divisão Sul Americana – 2014, em Barretos – SP,  que teve como Título: “Encontro Marcado na Eternidade”, o Coral do Clube de Desbravadores Leopardos Azuis deu um verdadeiro espetáculo na apresentação, levando os Desbravadores dos países Sul Americano ao delírio. A Música “Nossa História” e a coreografia foram idealizadas por Ricardo Guimarães.




No VII Campori da União Central Brasileira – 2017, em Barretos – SP, que teve como Título “Um Chamado de Coragem”, o Coral do Clube de Desbravadores Leopardos Azuis deu um show na Abertura do Campori e depois no dia da Investidura de Líder. A Música “Mesmo Ideal” e Coreografia foram feita por Ricardo Guimarães e a Interpretação foi feita pelos membros do Clube Leopardos Azuis. Sem dúvida alguma, um Show.

O Clube de Desbravadores Leopardos Azuis também é destaque quando se fala em Portais. Um exemplo de beleza.





1º Portal
Esse Portal foi o início de tudo. Ali o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis começou a dar seus primeiros passos para as gigantes Pioneirias.


Portal 2001.

Portal feito para o camporee de 2001,  esse portal ficou conhecido como "FORTE". 
O forte tinha duas torres laterais e cada uma possuia dois andares sendo da seguinte forma:
Térreo: No térreo havia uma privada para o uso do clube.
1° Andar - Havia chuveiro quente para os desbravadores tomarem banho.
2° Andar - No segundo andar estava localizado a torre de vigia.
A porta do meio se abria e se fechava.

Portal 2002.

O Portal realizado para o campori da União Central Brasileira ficou conhecido como "ARCO DO TRIUNFO".


Portal 2003.

Esse portal foi feito para o campori da Associação Paulistana no ano de 2003, onde o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis foi convidado a participar. O campori foi realizado em Itaipava – SP. Esse portal possuia 3 torres sendo que a torre central era suspensa.

Portal 2005.

Esse Portal foi feito para o campori APL em 2005. Esse portal tinha 5 torres e que ficou conhecido como "CASTELO".

Portal 2006.

No ano de 2006, o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis, passou por uma transformação muito importante na pioneiria, o clube passou a homenagear um país em seu portal e o primeiro país a ser homenageado foi o Japão, logo o portal ficou conhecido como "JAPONÊS"

Portal 2007.

O Portal realizado para o campori da União Central Brasileira, em Barretos -SP, homenageou a Índia, com nada mais, nada menos do que uma das 7 maravilhas do mundo o “TAJ MAHAL”. Nesse mesmo ano o clube bateu o recorde do maior portal do Brasil, com 17 metros de altura, uma arquitetura extraordinária, o portal foi feito sem furar o chão.

Portal 2012.

O portal de 2012 que o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis construiu foi o Parthenon, homenageando a Grécia.

Portal 2014.

O portal de 2014 que o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis construiu foi um moinho de vento, homenageando a Holanda.

Portal 2016.

O portal de 2016 que o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis construiu foi um lindo Portal para ser utilizado no Campori da APL.

Portal 2019.

O portal de 2019 que o Clube de Desbravadores Leopardos Azuis construiu foi a Casa Branca, homenageando os Estados Unidos