Brasões de Campo


Brasão de Campo



O Brasão de Armas ou simplesmente Brasão, na tradição europeia Medieval é um desenho especificamente criado obedecendo às leis da heráldica, com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.

O desenho de um Brasão é normalmente usado em forma de escudo que representa a arma de defesa homônima usadas pelos guerreiros medievais. No entanto o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como Bandeira, Vestuário, elementos arquitetônicos, mobiliários, objetos pessoais e etc.

Era comum nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou cosidos sobre as cotas das malhas, o vestuário de proteção usado pelos homens de armas. Por isso o termo Brasão, refere-se apenas à descrição do desenho. Não se sabe com rigor, quando é que esta prática teve início. O Campo de Estudo dos Brasões denomina-se Heráldica. 

Agora que você já conhece o termo Brasão, vamos conhecer como surgiram os Brasões de Desbravadores no Brasil e no Mundo. 

Como todos sabem os Desbravadores surgiram primeiramente nos Estados Unidos e de lá partiram a serem feitos em outras Divisões.

No Brasil ao receberem os primeiros Manuais vindo dos Estados Unidos e que estavam escrito em Inglês, começaram a fazerem uniformes e naquela oportunidade tiveram a idéia de fazer colocando nomes de Estados Brasileiros e apenas nos Estados onde já havia Desbravadores. Eram poucas as Uniões, poucos os campos (Associações).





Emblemas que o Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale  utilizou em seus Uniformes
1980



Em 1985 uma Delegação de Brasileiros estiveram no I Camporee da Divisão Norte Americana – NAD, no Colorado, Estados Unidos. Dentre essas pessoas estavam o Pastor José Maria Barbosa da Silva e Sergio Rigoli, que viram a novidade das Conferências (Associações) deles, que usavam cada Associação um Brasão lindo. O Pastor José Maria Barbosa da Silva, não teve dúvida, conseguiu diversos modelos de Brasões e trouxe para o Brasil e apresentou e lançou a idéia numa Reunião de Departamentais. De início os primeiros Brasões continham o nome das Associações e a primeira Associação a lançar o emblema foi a Associação Paulista Leste, em virtude do Fernando Reis Guimarães,  ser o proprietário da Loja que confeccionava. Artigos para Desbravadores,  para todo os Brasil e América do Sul, chamado  “O Ninho da Águia” (atual Bazar dos Desbravadores). Mas podemos dizer que quase na mesma época todas as Associações Paulistas começaram juntas.



Hoje cada Campo realiza um estudo e coloca em seus Brasões, características do que há de melhor em sua região. (Prédios, Pássaros, Animais, Aviação, Agricultura etc).

Realmente algo lindo e que faz com que muitos colecionadores cada vez mais busquem ter todos os Brasões. Uma febre no meio dos Desbravadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário