sábado, 27 de junho de 2020

II Campori da Divisão Sul Americana



II Campori da Divisão Sul Americana

“Na Trilha dos Pioneiros”

Ponta Grossa - Paraná - Brasil


10 a 15 de Janeiro de 1994

Diretor Geral: Pastor José Maria Barbosa Silva


Campori Sul Americano reúne 8 mil Desbravadores

Durante os dias 10 a 15 de Janeiro de 1994, foi realizado, na cidade de Ponta Grossa, PR, o II Campori de Desbravadores da Divisão Sul-Americana. Onde 8 mil Desbravadores vindos da Argentina, Bolívia, do Chile, Peru, Equador, Paraguai, Uruguai, e de todas as regiões do Brasil, participaram do evento.



As atividades foram desenvolvidas no Centro de Eventos de Ponta Grossa, uma área de 240 mil metros quadrados. A vida dos acampantes foi bastante facilitada, graças à dotação de uma boa infraestrutura. Ao redor do pavilhão central, foram montados supermercados, centro de computação, centro de imprensa, postos dos correios e telefônico (possibilitando ligações nacionais e internacionais); além de um centro de exposição, onde a cultura sul-americana, a História da Igreja, dos Desbravadores e os ideais J.A. foram mostrados de maneira criativa.

Numa outra área, cedida pela corporação local do Exército brasileiro, os desbravadores puderam realizar suas atividades esportivas e colocar em prática as habilidades para as quais se prepararam durante o ano.

Pioneiros e Missão


Pastor José Maria Barbosa idealizador do Campori


O tema que motivou a programação foi "Na Trilha dos Pioneiros". Dessa forma, havia sempre o nome de um pioneiro associado a alguma parte apresentada, com o objetivo de avivar o espírito missionário juvenil, através da inspiração transmitida pela experiência do personagem focalizado. Cada uma das pistas utilizadas levava o nome de um pioneiro. "Uma lembrança constante dos desafios da Missão Global, para os líderes do ano 2000", explica o Pastor Assad Bechara, diretor de Comunicação da Divisão Sul-Americana.

Existem 1800 clubes na DSA, com mais de 80 mil desbravadores. "Uma força evangelística considerável", avalia o Pastor Bechara. Somente durante o Campori, foram batizados 111 Desbravadores. Outros 293 atenderam ao apelo para futuros batismos.

Milhares de folhetos, livros e revistas foram distribuídos pelos desbravadores, que também prestaram serviços à comunidade. Entre esses serviços, destacaram-se a coleta de mais de quatro toneladas de alimentos, distribuídos entre pessoas, hospitais, com entrega de rosas aos pacientes, e doação de sangue.


Autoridades e Líderes



 Pastor Malcolm Allen 
Líder Mundial dos Desbravadores


O prefeito municipal, juntamente com todo o seu secretariado, além de outras autoridades, incluindo um general do Exército, marcaram presença no campori. Da parte da Divisão, estiveram presentes os Pastores José Maria Barbosa Silva, Diretor J.A da Divisão Sul Americana e idealizador do evento, além de  João Wolff e Edwin Mayer, respectivamente presidente e secretário. A presença do Pastor Malcolm Allen, Líder Mundial dos Desbravadores, foi considerada uma inspiração para todos. Arnold e Dixie Plata representaram o desbravador pioneiro, Pastor John Hancock.


Repercussão

Os órgãos de imprensa da região dedicaram generosos espaços ao campori. Onze jornais o noticiaram com destaque na primeira página Outros enalteceram, em seus editoriais, o exemplo positivo da Igreja Adventista no cuidado com as novas gerações.

No dia 10, foi lançado o carimbo comemorativo do II Campori, em cerimônia realizada pela a Agência dos Correios, dentro do campori. Na oportunidade, estiveram presentes os diretores executivos adjunto da instituição, no Paraná, Ilves Ribas Caldas Júnior, que oficializou o lançamento; e o gerente de Sistemas e Telemática, Luís Carlos Hallay Cecílio.


O Pastor José Maria e a líder de desbravadores, Nercida de Ruiz, (primeira Diretora de Desbravadores da América do Sul), que é do Peru, foram os primeiros a utilizarem o carimbo e a receberem o Selo. .



Nercida de Ruiz
1º Diretora na América do Sul

Muitas pessoas tiveram despertado o interesse pela Igreja. Foi o caso de uma senhora residente na vizinhança do local do campori, que indagou ao Pastor Udolcy Zukowski, diretor J.A. da Missão Mineira do Sul: "O que faço para ser desta igreja?" Outra, professora, dirigiu-se a um dos líderes dos desbravadores de Jundiaí, SP: "Vi todo o desfile, da varanda do meu apartamento. Vi, que, do outro lado, duas freiras choravam enquanto as crianças marchavam. Agora meu filho quer ser um desbravador" .

Para o Pastor José Maria, "é difícil fazer uma avaliação agora. O importante é pensar, não o que aconteceu, mas o que acontecerá por causa do campori de Ponta Grossa. Durante o ano, no futuro e mesmo na eternidade é que veremos as verdadeiras sementes frutificadas".

"Os desbravadores deixaram uma marca que jamais será esquecida. Um grande serviço prestado à Missão Global", avalia o Pastor Bechara.








































segunda-feira, 22 de junho de 2020

II Camporee Internacional de Desbravadores



II Campori Internacional de Desbravadores


II Camporee Internacional de Desbravadores
“Discover the Power”
22.000 Desbravadores – 53 Países
Oshkosh – Wisconsin – Estados Unidos
Data: 10 a 14 de Agosto de 1999
Diretor: Pastor Ron Whitehead


O II Camporee Internacional de Desbravadores ocorreu em Oshkosh, Wisconsin, nos Estados Unidos de 10 a 14 de Agosto de 1999, onde 53 países participaram com mais de 22 mil Desbravadores. O Camporee foi dirigido pelo Pastor Ron Whitehead e teve como título Discover The Power e neste Camporee estavam sendo comemorados os 50 anos dos Desbravadores no Mundo.



Durante o camporee, a temática dos pregadores a cada noite, eram falar aos Desbravadores para que eles descobrissem o poder de algo, como Descubra o Poder de Deus lendo a Bíblia e no dia 12 de Agosto, a pregação foi Descubra o Poder de Deus na Natureza. O pregador contou inclusive sobre o Herói Bíblico Moisés e quando Deus abriu o Mar Vermelho.  Acabando o programa noturno cada Clube e Desbravadores foram para suas barracas para o descanso noturno. Por volta das duas horas da madrugada os acampantes foram acordados por helicópteros, carros de polícia, bombeiros que aos gritos falavam: “Tornado Warning” – (Alerta de Tornado).

Um grande tornado havia se formado naquela região e estava vindo em direção ao campori. Não haveria tempo de locomover 22.000 pessoas. Além do mais os hangares ali existente caberiam perto de 10 mil pessoas. Em pouco instante a Rádio do Camporee já dizia que o tornado já estava na Cidade de Oshkosh, porém naquele dia Deus operou um milagre. O tornado que vinha foi dividido em duas partes passando a parte mais severa a 32 Km ao Norte e o camporee só foi atingido pela margem sul da tempestade. Naquela noite Deus respondeu as orações dos campistas e não permitiu que uma tragédia ocorresse naquele lugar. Talvez seja a maior experiência de vida dos acampantes desse campori. Jamais esquecerão e lembrarão o poder de Deus, durante a tempestade de quinta-feira à noite. Ali todos puderam ver a presença de Deus e o poder protetor do Senhor durante a tempestade de um tornado. Enquanto pessoas, barracas e sacos de dormir se molharam ninguém foi ferido pela breve, mas intensa tempestade, disse Ron Whitehead, diretor do Camporee. Ele acredita que a tempestade obedeceu ao Mandamento de Deus de deslizar para o norte e não nos atingir de frente.

A tempestade não será a única coisa que os Desbravadores se lembrarão do camporee. Quando perguntado aos participantes do que mais gostaram, as respostas eram das mais variadas, uns diziam que seria ter tirado foto com a píton birmanesa, outros diziam que gostaram por terem conhecidos pessoas de diferentes lugares, outros das Especialidades dos Desbravadores, como construir modelos de aviões e foguetes e outros das trocas de pins.

O local do camporee ocorreu no AAE – Experimental Aircraft Association, em Oshkosh o tema escolhido para o Camporee foi propositalmente escolhido para que os Desbravadores aprendessem a respeito dele. O tema foi Discover The Power, ali a cada programa os desbravadores descobriam poderosas descobertas, tais como: Descubra o Poder do Serviço, Descubra o Poder da Saúde, Descubra o Poder das Escolhas, Descubra o Poder do Amor de Deus e Descubra o Poder dos Amigos. O tema do programa da manhã de Sábado foi Descubra o Poder da Oração, Estudo da Bíblia e do Espírito Santo. Cada reunião incluía música, orações, Drama e a palavra falada.

Outras programações que ocorreram foram show aéreo diário com acrobacias, viagens de avião para Desbravadores que nunca haviam voado antes, demonstração de paraquedismo, pista de obstáculos, um modelo em escala real do Santuário Israelita e uma recriação do primeiro acampamento Junior.

Duas atividades ocorridas no camporee que incentivaram os Desbravadores a participarem do Projeto da Missão Global foram: o Projeto de Doações de Bíblias e o Projeto Air Power. O primeiro projeto os Desbravadores trouxeram 31 mil Bíblias para remessas aos países de língua inglesa de Belize e Guiana. Eles também doaram US $ 14,000 para comprar novas Bíblias e ajudar no envio. Desbravadores do Quênia levaram 800 Bíblias de volta com eles para seu país para serem distribuídos para pessoas terem contato com a palavra de Deus.



No hangar de avião do Projecto Air Power, patrocinado pela Adventist World Aviation, os Desbravadores ajudaram a ser reconstruído um avião Cessna 182 para uso missionário no sul da Guiana. Os Desbravadores também doaram mais de US $ 35,000 para ajudar no recondicionamento do avião e se comprometeram a continuar apoiando o projeto. Vale dizer que até os Desbravadores Brasileiros participaram da doação mesmo não indo ao campori e todos que ajudaram ganharam um lindo trunfo como participante.



Além disso, durante o camporee milhares de Desbravadores passaram a manhã ou a tarde trabalhando em nove projetos diferentes de serviços comunitários na comunidade de Oshkosh. Os Desbravadores trabalharam tão rápido que os líderes comunitários tiveram que apressar para pensar em mais três projetos, para que assim todos pudessem participar. Os projetos incluíam a limpeza e restauração de área úmida no Menasha Army Corps, à limpeza e a remoção de trilhas atrás do Evergreen Retirement Center, a pintura e a coloração de um playground de madeira em um parque da Cidade. Os Desbravadores embalaram 1500 caixas de roupas e itens pessoas para a ADRA para os refugiados no Kosovo. Muitos clubes trouxeram itens que ou fabricaram ou que haviam coletados para serem doados.

Parte da Delegação de Desbravadores do Brasil

A tarde de Sábado ocorreu um grandioso desfile de 3000 Desbravadores que marcharam pelo centro de Oshkosh proclamando uma mensagem de vida livre sem drogas. Além disso, 148 Desbravadores se batizaram, muitos deles com seu uniforme de Desbravadores.

Sem dúvida nenhuma esse camporee marcou e marcará a vida de todos os acampantes e talvez seja inesquecível na vida de líderes e Desbravadores