sexta-feira, 1 de março de 2024

1º Camporee Internacional da União Incaica

 

1º Camporee Internacional da União Incaica

 

Para os céticos, que duvidaram, que houve um Camporee na extinta Unión Incaica (Peru-Bolívia).

Num dia como hoje, há 31 anos, realizou-se o Primeiro Camporee Internacional da União Incaica 1993 (Peru-Bolívia). Agora a União Incaica não existe, porque com o passar do tempo a igreja foi crescendo e suas sedes foram aumentando para formar novos campos.

Apesar destas mudanças, importa referir que houve um Camporee organizado pela então União Incaica (UI) composto pelos seguintes campos: MOB, MBO, MLT, MPS, MPN, APC, MAC, MOP.

No início, estava programado para se desenrolar no Parque Sinchi Roca, Lima Peru, de 10 a 17 de janeiro de 1993, mas houve uma mudança de sede porque as missões estavam longe de viajar até Lima.

É por isso que a sede do I Camporee de Conquistadores da UI – União Incaica estaria dividida em dois lugares, onde as missões próximas do local poderiam participar.

a) Em Chocaya, Cochabamba (Bolívia), de 3 a 10 de Janeiro de 1993, Zona Sul: MOB, MBO, MLT, MPS.

b) Em Tinajones, Chiclayo (Peru) de 24 a 31 de Janeiro de 1993,

Zona Norte: MPN, APC, MAC, MOP.

O lema do Camporee foi “Viver para servir”




O Camporee foi organizado e idealizado pelo Pr. Melchor Ferreyra Castillo, que então era diretor do Ministério Jovem da União Incaica, Pr. Samuel Saito, Hno Mario Matencio, Hna Adela Atoche e os departamentais dos campos, Ruben Laimes, Ruben Miranda, Edgar Limaachi, Remberto Parada, onde foi apresentado o manual “Guia Prático do Conquistador”, que é um dos primeiros Manuais da União Incaica dedicado a líderes de conquistadores.

Também houve delegações de outros países, na equipe de staff como líderes convidados da Argentina.


Pastor Melchor Ferreyra Castillo


Agora só temos o patch de evento e algumas camisas que foram dadas nesse Camporee, mas em breve teremos alguns materiais desse evento.






Chocaya Bolívia, Camporee para campos da zona sul, foi um Camporee com vivências únicas e inesquecíveis, todos os dias em formação cantando os Hinos Nacionais de Bolívia, Peru.

=Momentos de expressões culturais, de representação dos campos presentes, seminários, trabalhos manuais (artesanato típico do local), atividades físicas e espirituais, semana de oração e batismo.

Ouvia refrão dos clubes presentes, cada um com seu grito de guerra, mostrando sua presença, naquele Camporee.

Clubes da MBO estiveram presentes, como Clube Ad-venir Miraflores a cargo do Pr. Armando Pardo que agrupa todos os conquistadores e líderes do seu distrito, também participo o clube Los Andes apresentando-se como clube Sentinelas encarregado do Hno Obet Ticona, e clube de conquistadores a Cargo do Hno Rodolfo Huanca e da Cidade de El Alto o Clube Armagedon que naquele então chamado Mensageiros do Rei, responsável pela Irmã Viviana Paz de Colquehuanca, Pr Ariel Colquehuanca e o Irmão José A. Cruz Flores.

O Camporee foi diferente porque eles conseguiram ajuda dos militares, que ajudaram na preparação de toda a pista de eventos e área de acampamento.

O anedótico foi que na área onde o acampamento foi montado era uma área que anos atrás era passagem de rio, mas estava seco, e esse foi o princípio de preocupações, o tempo não estava muito a favor, a partir do 3º dia do Camporee começou a chuva, e como o terreno era passagem de rio anos atrás começou a crescer e arrastar algumas tendas, foi de grande preocupação para os líderes, e sob recomendação dos militares, que nos apoiavam no Camporee, teve que encerrar o Camporee no 5º dia, apesar dessas circunstâncias, o Camporee deu certo, esses primeiros dias conhecendo amigos, participando dos eventos, fazendo parte das dramatizações tudo com a ajuda de Deus, evento único que fica nos corações e na memória.

Tinajones Peru, Camporee para campos da zona norte, por razões de organização e mudança de administração, esta segunda versão do Camporee foi suspensa, anos depois foi feita, mas já não como União Incaica mas como União Peruana.

Agradecemos ao GMMA Juan Marcelo Quispe Callisaya que autorizou o Blog Desbravadores é Aqui apresentar esses materiais.

 

 Veja Aqui

Como Surgiu a União Incaica


 


Como seu nome indica a União Incaica, em grande parte do seu território, que outrora pertenceu ao vasto Império Incas. É uma terra de contrastes, que se estendeu da Costa do Pacífico, até a imponente cadeia de Montanha dos Andes e do Lago do Titicaca, (o mais alto do Mundo), as exuberantes Selvas de Loreto (Peru) e Beni (Bolívia), totalizando uma área de 2.383.000 KM².

Esta região é uma das mais habitadas por pessoas de diferentes raças, dentre as quais predominam os mestiços que constituem uma mistura de povo Inca com o Espanhol. 40% dessa população acha se concentrada nas metrópoles de Lima, Santa Cruz, La Paz, Arequipa, Trujillo. Chiclayo, Cusco dentre outras.

Embora a Mensagem Adventista tenha chegado a América do Sul entre os anos de 1886 e 1889. Só alcançou o Peru em 1898, graças a iniciativa missionária de leigos Chilenos. Dentre estes destaca-se José Luis Escobar, que viajou acompanhada de 10 outras pessoas para iniciar a obra Adventista naquele país.

Após a virada do Século, uma rápida sucessão de datas marcou a crescente desenvolvimentos da obra ali:

Em 14 de Novembro de 1905 chega a Lima, procedente da América do Norte, o Pastor Franklin Leland, com o objetivo de consolidar a obra já iniciada.

Em 1906 é organizada a Missão Peruana, tendo Avelino N. Allen, como seu primeiro Presidente.

Em 1907 é organizada em Lima a primeira Igreja Adventista, com cerca de 20 membros. Em 1908 é organizado em grupo em Puno.

O progresso crescente da Obra neste Território resultou finalmente na organização da União Incaica, em 1914, com quatro Missões: Equatoriana, Boliviana, Peruana e do Lago do Titicaca.

Em uma das Sessões da Conferência Geral, no ano de 1984, a Missão Equatoriana foi desmembrada da União Incaica, passando a reportar-se diretamente a Divisão Sul Americana.

Em 1996 a União Boliviana foi estabelecida, como resultado do crescimento explosivo experimentado pela antiga União Incaica, que incluía o Peru e Bolívia.

2007-2009 – A União Peruana passa por um processo de reorganização, desdobrando em União Missão Peruana do Norte e União Missão Peruana do Sul.