sexta-feira, 26 de julho de 2019

Fanfarras e Bandas



Fanfarra e Bandas


Como diferenciar uma Fanfarra de uma Banda. É muito simples! A diferença esta na variedade e quantidade de instrumentos de percussão e sopro e na extensão de notas que os instrumentos alcançam. Melodicamente falando a Fanfarra é mais simples que uma Banda.

Fanfarras predominam os Instrumentos de percussão. Pode ser dividida em Fanfarra Simples e Fanfarra com 1 Pisto (Pistão ou Válvula) - Botão que aperta para liberar ou restringir a passagem do ar.

    
v Fanfarra Simples é composta de Instrumentos de Percussão (Bumbos, Atabaques, Fuzileiros, Caixas ou Tarol e Pratos e etc) e pelos Instrumentos de Metais que não possuem Pisto, tais como Cornetões, Cornetas, Baixos e Trombones. Como os metais não possuem o Pisto eles só alcançam no máximo 3 notas.

v Fanfarra com 1 Pisto mais complexa que a fanfarra simples, pois os metais alcançam mais notas por possuírem o pisto (Corneta com 1 Pisto, Cornetão com 1 Pisto, Bombardinos com 1 Pisto, Trombone com 1 Pisto e etc).

v Banda Marcial: também possui instrumentos da família da percussão e das famílias dos metais. É mais completa, pois possui metais com todos os pistons, então alcançam todas as notas. A diferença entre Banda e Orquestra é que as Bandas Marciais tocam em marcham enquanto as orquestras tocam sentados.

v Banda Musical: composta pelos Instrumentos da Banda Marcial e pelos instrumentos da família de madeira (Flautas, Clarinetes e Saxofones e etc). As apresentações são sempre em locais fechados ou em coretos.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as quantidades de instrumentos que uma Fanfarra ou Banda Marcial necessita ter para ser utilizado em seu Clube. Isso irá depender da quantidade de pessoas que seu Clube terá para tocar e as condições financeiras para compra dos instrumentos e para pagar um Regente, Maestro ou Instrutor para ensinar a parte dos Metais caso você venham criar uma.

Uma coisa que vale ressaltar é que não importa o tamanho da sua fanfarra ou Banda e quais os instrumentos que você possui. O importante é dedicação e persistência. Não deixe que nada seja empecilho, Vá a luta e crie sua corporação.

Há diversos tipos de Corporações Musicais que você pode escolher, veja:

a) Banda de Percussão;
b) Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Simples;
c) Banda de Percussão Sinfônica;
d) Fanfarra Simples Tradicional;
e) Fanfarra Simples Marcial;
f) Fanfarra com 1 Pisto;
g) Fanfarra de Percussão
h) Banda Marcial;
i) Banda Musical de Marcha;
j) Banda Musical de Concerto;
k) Banda Sinfônica;
l) Drum Corps

Falaremos aqui para os Líderes e Diretores de Clubes de Desbravadores, apenas de três grupos acima informados uma vez que são os que mais os Clubes utilizam, embora explicaremos o contexto geral.

Fanfarra Simples - Muitos Clubes de Desbravadores na parte de metais apenas utilizam: a) Cornetas e Cornetões lisos sem válvulas e com ou sem gatilhos, nas tonalidades de Si-Bemol, Fá-Bemol e Mi-Bemol. Os mais usados são da Marca Weril. (Alguns utilizam Bombardinos, Trombones, Souzafones todos lisos sem válvulas e nas tonalidades acima mencionadas).  b) Instrumentos de percussão: Bombos Fuzileiros, Atabaques, linha de tambores, linha de pratos, linha de caixas, liras e quadritons.

Banda (Marcial ou Musical) - Muitos Clubes de Desbravadores na parte de metais apenas utilizam: a) Trompetes, Trombones, Tubas e Saxhorn, Bombardinos, Souzafones e Trompas. b) Instrumentos de percussão: bombos, bombos sinfônicos, linha de tambores, linha de pratos, linha de caixas, tenors, instrumentos de percussão sem altura definida, tímpanos, marimbas, campanas tubulares, glokenspiel, família dos vibrafones, família dos xilofones, liras e quadritons.

Drum Corps – Utilizam apenas Instrumentos de Caixas ou de percussão. É muito mais barato. Neste tipo de corporações apenas utiliza-se Cadências. Não há metais.
Numa Fanfarra ou Bandas em suas apresentações, Desfiles, Passeatas ou Concursos de Bandas e Fanfarras, o que devemos ter sempre preparado e ensaiado, pois todos avaliam é o seguinte:

I - Uniformidade: avalia-se a uniformidade e a conservação da indumentária no conjunto e nos detalhes, tais como: calças, camisas, cintos, talabartes bem cuidados e ajustados, calçados e polainas caso utilizem, não sendo levado em conta o luxo dos uniformes;

II - Instrumental: avalia-se a disposição e a conservação dos instrumentos;

III - Marcha: avalia-se o rompimento da marcha, comando, a uniformidade, o sincronismo, a movimentação de pernas e pés, com a devida anatomia e marcialidade;

IV - Alinhamento: avalia-se o alinhamento correto das fileiras ou frações, bem como a regularidade da distância entre elas;

V - Cobertura: avalia-se a cobertura correta das colunas e a regularidade do intervalo entre elas;
VI - Garbo: avalia-se durante o deslocamento, o visual, a elegância, galhardia, deslocamento, postura e coordenação que o conjunto ostenta.

*** x ***

Iremos agora informar aqui algumas empresas que trabalham com Instrumentos Musicais, são as melhores do Brasil, para a compra de Instrumentos para Fanfarra e Bandas. Entre na internet e procure as empresas e veja os instrumentos e monte sua fanfarra.

Quirino – www.quirino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário