sábado, 3 de agosto de 2019

Alcyr Osório Pinto



Alcyr Osório Pinto

Alcyr Osório Pinto, “tio Alcyr”

O Sr Alcyr Osório destaca-se com um dos importantes líderes e pioneiros no ministério dos Desbravadores no Distrito Federal.

Alcyr chegou a Brasília no ano 1976, tendo já exercido sua liderança como diretor de vários ministérios da igreja no Rio de Janeiro e no Paraná.
Iniciou suas atividades na Igreja Central de Brasília como diretor da escola sabatina e colaborador do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, sendo que ao final do ano 1978 foi convidado a assumir o cargo de diretor.
O Clube, fundado em 1972, não possuía na época quase nenhum material nem sede própria. Sendo assim, tão logo assumiu a direção, Alcyr lutou de forma incansável para estruturar o Clube, realizando campanhas para levantar recursos para adquirir barracas, material de cozinha e acampamento. Inovador, nesse primeiro ano também criou o característico uniforme de atividades do Clube, com a camiseta branca com o triangulo vermelho, bermuda caqui e o meião cinza. Dessa forma, ao final de 1979 o Clube Cruzeiro do Sul conseguiu participar do I Campori da Unisul (primeiro campori de União do Brasil), no Paraná, alcançando já a 2ª colocação entre os clubes do evento.
Graças a visão, dedicação e empenho do Alcyr e de seus colaboradores, o Clube Cruzeiro do Sul acabou se tornando já no início dos anos 80 um dos maiores e mais bem estruturados Clubes de Desbravadores do Brasil, sendo sempre reconhecido pela sua organização e pelos excelentes desempenhos em todos os eventos e Camporis. Essa década teve um destaque especial para o coral e banda do Clube, que sempre se apresentavam em todos os Camporis e eventos onde o clube era convidado.

Pastor Jason McCracken apresenta Alcyr à igreja Central de Brasília como líder investido


Uma vez que a sede da Missão Brasil Central ficava em Goiânia, os materiais para desbravadores eram escassos em Brasília. Alcyr então providenciou para que o Clube Cruzeiro do Sul se tornasse um ponto de abastecimento para os clubes da região, trazendo material de uniforme e literaturas da sede da Missão e de outros fornecedores do Brasil, como o famoso Joanil.

Junto ao Pastor Jason, Alcyr também teve papel importante na organização e realização dos primeiros Camporis da Missão Brasil Central e do I Campori da Divisão Sul Americana, sendo reconhecido à época pelo Pastor Jason como o melhor líder Regional de Desbravadores da Associação Brasil Central. 

Alcyr e o Pastor Jason McCracken – Preparativos para o I Campori da DSA.
Foz do Iguaçu, outubro de 1983

No campo social e missionário, Alcyr realizou um importante trabalho na creche “Casa da Mãe Preta”, instituição que o Clube Cruzeiro do Sul visitava e colaborava. Várias crianças da creche manifestavam o desejo de pertencer ao Clube de Desbravadores, porém não tinham condição de se deslocar até a Igreja Central de Brasília. Sendo assim Alcyr decidiu fundar um Clube de Desbravadores dentro da Instituição, que acabou indo também para o I Campori Sul Americano em Foz do Iguaçu em 1983.
preliminares. Dessa forma Alcyr sempre insistiu para que esse programa Alcyr foi um grande incentivador do Clube de Mirins, um embrião do Clube de Aventureiros criado no Cruzeiro do Sul em 1976. Os mirins eram formados por crianças entre 6 e 9 anos, tinham seu próprio uniforme e hino e faziam as classes fosse reconhecido oficialmente pela Igreja. Em 1984 criou também o “Clube de Conquistadores” para os maiores de 16 anos que desejavam permanecer no clube como líderes.

 
 Alcyr com o clube de Mirins, embrião do Clube de Aventureiros

Um importantíssimo legado para a história dos desbravadores do Brasil e da América do Sul é o vasto material fotográfico e em vídeo registrado pelo líder. Alcyr é responsável por praticamente todo o acervo fotográfico e vídeos realizados desde o ano 1978 a 1990 de todos os eventos nos quais o clube Cruzeiro do Sul Participou. Nesse acervo destacam-se imagens de eventos históricos como os primeiros Camporis da Associação Brasil Central, da Unisul, UCB e do I Campori Sul Americano. Boa parte desse raro e riquíssimo material foi totalmente digitalizado e doado a Divisão Sul Americana para que a Igreja pudesse enfim ter em seus arquivos as imagens desses eventos históricos.
O trabalho realizado pelo Alcyr no Cruzeiro do Sul foi reconhecido também pela Divisão Sul Americana, sendo que em 1989 o Clube foi convidado a representar o Brasil no IV Campori de Conquistadores da União Austral. Durante o evento a organização do Clube chamou a atenção do Pr Malcon Allen, a época líder mundial dos Desbravadores, que colocou uma foto do Cruzeiro do Sul na capa do primeiro manual com as novas classes de liderança (hoje Lider Master e Lider Master Avançado).
Após alguns anos fora de Brasília, em 1998 Alcyr retornou ao seu amado Clube e ocupou novamente o cargo de diretor do Clube de Desbravadores e também por vários anos o de diretor administrativo dos clubes de Aventureiros, Desbravadores e Líderes.

Uma de suas maiores lutas nessa nova fase foi para conseguir para os clubes uma sede apropriada que comportasse a estrutura dos três clubes, sendo que em 2001 foi inaugurada ao lado da Divisão Sul Americana a maior sede de desbravadores então conhecida. Essa época também ficou marcada pelos emocionantes acampamentos na Chapada dos Veadeiros organizados pelo Alcyr e sua equipe.

Alcyr em uma das famosas caminhadas na Chapada dos Veadeiros

Enquanto diretor do Clube, Alcyr sempre batalhou para que o Cruzeiro do Sul estivesse presente em todos os camporis a nível local, de União e Divisão. Além disso foi também um grande incentivador e colaborador para que o Clube realizasse o sonho de participar do Camporee Internacional em Oshkosh, nos Estados Unidos. O projeto, que começou em 2006, culminou em 2009 com uma delegação de mais 40 pessoas partindo rumo ao Camporee Internacional de Desbravadores “Courage to Stand”, experiência que foi repetida em 2014 no “Camporee Faith on Fire”.r
Além dos Desbravadores, Alcyr também contribuiu com outros ministérios da IASD Central de Brasília, sendo diretor do Coral Adventista por vários anos e colaborando também com o ministério jovem, organizando o acampamento de verão em várias ocasiões. Em 2012, por ocasião dos quarenta anos do Clube Cruzeiro do Sul, foi homenageado com um curta-metragem feito especialmente para o evento pelo produtor de filmes da Igreja Melchi Rodrigues.

Alcyr esteve à frente do Clube Cruzeiro do Sul por mais de 30 anos e continua sempre um apaixonado pelo ministério dos Desbravadores, tendo seu trabalho e dedicação reconhecido por várias gerações de meninos e meninas que sob sua liderança e influência se tornaram homens e mulheres de valor, líderes na Igreja e na sociedade. 


A seguir alguns depoimentos de pessoas que atuaram ao lado do Sr Alcyr e ex-desbravadores e líderes do Clube Cruzeiro do Sul:

“Alcyr sempre teve uma visão de clube bem a frente, futurista, era ousado e inovador. Sempre me surpreendia com suas inovações que acabavam dando qualidade ao Clube. As vezes ele ‘se esquecia’ que os itens do uniforme precisavam ser autorizados e acabava lançando itens que depois eram adotados oficialmente. Um deles foi a fivela com a logo colorida que ele criou para o clube e que acabou sendo incorporada ao manual do uniforme de gala dos desbravadores”.
Pr José Maria Barbosa
Fundador do Clube Cruzeiro do Sul

“Meu bom amigo Alcyr Osório Pinto me marcou muito à época em que eu era o novo diretor de jovens e desbravadores da Missão Brasil Central entre 1980-1984. Ela era muito organizado e tinha muita paciência comigo. Viajamos juntos em várias ocasiões com o Cruzeiro do Sul para os Camporis de Associação, União e Divisão e sempre pude contar com seus conselhos e experiência. Para mim ele está entre os maiores líderes de Desbravadores da Divisão Sul-Americana. Ele levou seu clube a ser um dos maiores tanto a nível nacional quanto internacional, em igualdade com os grandes Clubes de São Paulo e do Brasil. Sua liderança e garra sempre serão lembrados!”
Pr Jason McCracken
Diretor de Jovens e Desbravadores da Missão Brasil Central – 1980 a 1984

“Em agosto de 1990 um garoto magrelo e medroso, mas muito empolgado chegava a Igreja Adventista Central de Brasilia para sua primeira reunião no Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul. Eu encontrei o tio Alcyr Osorio logo no portão, ele já vinha me convidando a algum tempo para entrar no Clube. Ao encontrá-lo, todo animado, falei: "Olha Tio Alcyr, finalmente vou entrar no clube, já trouxe até minha mensalidade!", ao que o Alcyr, com aquele sorriso que todos conhecemos, respondeu: "Que maravilha meu garoto! Mas não queremos o seu dinheiro! Queremos você!" E o resto é história... ”
Liney Reis
ex-desbravador

“Não é fácil falar da evolução do clube de desbravadores no planalto central sem falar no nome de Alcyr Osorio e sua dedicação à trajetória do clube Cruzeiro do Sul de Brasília! Gerações de jovens cresceram vendo seu exemplo desde os anos 1970. Eu fui um desses jovens! Cheguei de vários outros clubes, então com 14 anos, já experiente, e iria conhecer o famoso Alcyr, imaginava ser um diretor rígido, severo, pois nesta época o Cruzeiro do Sul já era um clube famoso! Chegando na sede do clube encontro um senhor varrendo o chão, me recebeu com grande sorriso e disse “Bem-vindo ao Cruzeiro do Sul, eu estava te esperando!”
Fiquei surpreso e já me levou ao clube em forma e me apresentou a todos! A partir dali passei a ter um grande líder no meu coração! Foram muitos anos de aprendizagem em que cresci como pessoa forjando meu caráter na fé! Alcir dedicou sua vida ao nosso clube com seu carisma e liderança! Todos nós, praticamente de 4 gerações de jovens, carregamos conosco a imagem de um grande líder que ficará dentro de nossos corações”
Leandro Ruyter
ex-desbravador

“Quando era desbravador em Goiânia, o nome Alcyr Osório era uma referência quando se falava de desbravadores em Brasília. Alcyr sempre foi extremamente organizado e meticuloso ao planejar cada evento. Dedicado a tudo no clube, amava os desbravadores e estava preocupado com todos, seja quem for. Sempre um visionário, foi um grande incentivador dos mirins, bem antes do clube de aventureiros ser adotado oficialmente pela igreja. Acima de tudo ele faz do voto e da lei dos desbravadores uma regra de vida”
Marcos Agostinho
ex-diretor do Cruzeiro do Sul

“Se o clube Cruzeiro só Sul chegou onde hoje está, todo mérito primeiramente a Deus e depois ao grande líder Alcyr Osorio. Nosso reconhecimento e gratidão por tudo que ele fez e promoveu para o crescimento deste grande clube.”
Josias Gonsioroski
Ancião da IASD Central de Brasilia

“O Alcyr é o exemplo de administrador eficaz que completa o nosso movimento. Sua preocupação com a organização torna o clube efetivo e leva a maior segurança nos eventos. Nossa organização necessita de figuras desse porte para um crescimento continuo. O grande legado que ele deixa para nós é visão de uma necessidade de organização em todos os níveis do clube.
A sua noção de planejamento é estratégica e fundamental para a conclusão de nosso trabalho nos três níveis a que visamos: físico, mental e espiritual. Somente o que realmente é estruturado e organização funciona de acordo com os objetivos. Para o Senhor Alcyr, o membro da diretoria ou da unidade tem o dever de saber a sua função e executá-la para o bem do seu clube. Há a necessidade de consciência de que a finalidade do clube supera nossos interesses de momento e de que os juvenis são o motivo e alvo de nosso movimento. Salvação e serviço - nosso mote sempre .”
Hélio Cardoso
ex-diretor do Cruzeiro do Sul

“Alcyr Osório, aquele que chegava com sua pastinha preta embaixo do braço todos os domingos, cheio de sonhos, não só para a estrutura física do clube, mas trazia sonhos para que as crianças e a liderança chegassem ao céu de uma maneira diferenciada. Muitas lutas, muitas conquistas, muitos anos e muitos ensinamentos. Com ele aprendi que o verdadeiro líder é formador de outros. A felicidade das crianças sempre foi a sua maior realização. Aprendi à respeita-lo pela sua dedicação e perseverança. São anos, não dias, de dedicação e amor pelo clube cruzeiro do Sul e por quem lá passou. Aprendi que a maior habilidade do tio Alcyr é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. ”
Patrícia kelly leite da Costa Neves
Ex- conselheira


“Alcyr Osório, um dos melhores diretores de clube de Desbravadores de todos os tempos, sob seu comando e direção tornou o Clube Cruzeiro do Sul de Brasília uma verdadeira Academia de Liderança e desenvolveu o patrimônio do Clube tanto físico quanto humano. Além da conquista de todas as sedes que o Clube já teve, fez da sua própria casa a segunda casa de todos os juvenis do Cruzeiro do Sul. Com ele aprendi que ser líder é muito mais que ter um pin no peito, uma estrela no braço e um lenço no pescoço, ser líder é ser um administrador de almas.”
Ricardo Hipólito
Ex-desbravador

“Guardo no meu coração o apoio e a liderança do Alcyr como uma referência e exemplo para muitos com quem eu trabalhei em meu ministério! Ele tem a minha gratidão e a minha admiração! “
Pr Sandro Braun
Ex-Pastor Titular da IASD Central de Brasília

“Se hoje dedico ainda minha vida para ajudar clubes de Desbravadores isso se deve a influência do meu líder Alcyr Osorio. A visão de liderança que ele tinha para os Clubes era muito além da visão que se praticava em geral. Seu jeito de envolver pessoas na missão e fazer com os objetivos fossem alcançados eram algo muito além de que outros líderes já tinham feito e ao mesmo tempo era uma pessoa humilde que se alegrava com o sucesso do grupo, em ver o sorriso no rosto dos juvenis e ver que eles seguiam o caminho de Jesus. Alcyr sempre foi incansável nos seus esforços de propiciar um ambiente no clube onde pudéssemos desenvolver todo nosso potencial como discípulos de Cristo. ”
Carlos Ubirajara Amorim
Ex-diretor do Cruzeiro do Sul

“O Alcyr foi tio para quem o queria tio. E foi pai para quem o sentia um pai. Sim. Um pai que educou seus filhos fraternais nos moldes dos mais nobres valores! Um pai que tirou inúmeras vezes de si para fortalecer a Instituição! Por décadas, pais entregaram seus filhos ao Cruzeiro Sul na certeza de que estaria no comando um líder-educador extremamente exigente, extremamente organizado, extremamente disciplinado, extremamente dedicado, extremamente responsável, extremamente amoroso, extremamente cuidadoso. Eu me visto com a audácia que eu herdei deste Pai de todos para dizer: um homem que tangenciou a insanidade! Afinal, quem, voluntariamente, tem hoje a coragem de levantar o corpo exausto todos os domingos ou sair esgotado do trabalho, da lida semanal, absolutamente para liderar e educar um universo de crianças e adolescentes com os mais variados costumes? Costumes bons e não tão bons. Quantas estradas e matos e florestas caminhamos com este nosso tio Alcyr. Eu duvido que tenhamos outro igual, da mesma envergadura! Sim. Ele era forte. Ele era gigante. Afinal, era ele quem ouvia críticas duras dos pais solidários aos filhos contrariados com os sonoros não. Mas hoje sabemos. Era o não do sim. Era o não do amor. O não que limita para alcançar o bem infinito. O não para o sim dos adultos produtivos. O não para o sim dos homens e mulheres solidários. O não para o sim da vida que finda na terra e para o céu que aguardamos infinito. Saudações ao tio, ao pai, ao líder, ao educador Alcyr.”
Soraya Carvalhedo
Ex-desbravadora
“Alcyr Osório Pinto foi as duas mãos que o Senhor necessitava no início do Ministério dos Desbravadores no Distrito Federal. Impossível mensurar o valor deste grande líder... Foi um Comandante geral, um Patrono dos Desbravadores. Alcyr instruiu, orientou, auxiliou cada clube do que hoje podemos chamar de Associação Planalto Central.
Todo mundo sabe que sem ajuda financeira nada vai pra frente. E falando de Clube de Desbravadores não é diferente. Com ajuda de amigos e sua habilidade ímpar em liderar, o Alcyr investiu seu tempo, seu talento e bens para que o Clube Cruzeiro do Sul fosse a grandeza que é hoje... um clube 5 estrelas! Louvo a Deus por conhecer e colocar na minha vida esse grande líder, um apaixonado pelos desbravadores.”
Leandro Campos
Ex-conselheiro

“O meu amigo Alcyr Osório Pinto, além da bravura e coragem, desempenhou um grande papel na formação do caráter dos Desbravadores da Igreja Central Adventista de Brasília-DF, por mais de 40 (quarenta anos). A sua determinada atitude altamente altruísta e sem egoísmos, buscou o bem-estar dos meninos e meninas que faziam parte do Clube Cruzeiro do Sul, além de proporcionar confiança, segurança e bem-estar a diretoria.”
José Carlos Amorim
Ex-Colaborador


Alguns Momentos Marcantes

Recebendo o troféu de 1º lugar no primeiro Campori
da Missão Brasil Central – Set 1980

Alcyr usando o tradicional uniforme de atividades do Cruzeiro do Sul

Com o Pastor José Maria Barbosa. Preparativos para o I Campori da DAS



Viajando para o II Campori da Unisul – 1981


Alcyr recebendo o líder mundial de Desbravadores Pr Malcon Allen e comitiva na sede do Cruzeiro do Sul – 1990
Pr Bob Holbrook, Pr Ronaldo de Oliveira e Pr José Maria Barbosa



Pr Paulo Bravo investindo Alcyr em Líder Master – Abril 2008


Comemorando os 40 anos do Cruzeiro do Sul - Marcos Agostinho,
Pr Jason McCraken e Pr José Maria Barbosa – Set 2012



Um Líder... Uma História !!!


Um Líder Exemplo !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário