domingo, 18 de agosto de 2019

III Campori da União Central Brasileira



III Campori da União Central Brasileira

“Unidos na Esperança”

Brasília – Distrito Federal

02 a 07 de Julho de 1996

Diretor Geral: Pastor Acílio Alves
e Pastor Josiel Unglaub





Era o entardecer do dia 2 de Julho de 1996 , quando cinco mil desbravadores participaram da cerimônia de abertura do III Campori da União Central-Brasileira, realizado na Granja do Torto, em Brasília, DF.




Perfilados, e ao som do Hino Nacional executado pela Banda do Exército, eles assistiam ao hasteamento das bandeiras pelo governador Cristóvão Buarque e sua esposa, Sra. Gladys. Em seguida, o Pastor Tércio Sarli, presidente da UCB, declarava oficialmente aberto o Campori. Ao lado dele, os Pastores Acílio Alves Filho, diretor J.A., e Josiel Unglaub, coordenador de desbravadores da União Central, comandaram o evento.



A partir daí, os acampantes, representando todas as Uniões da Divisão Sul-Americana, foram envolvidos numa intensa programação que abrangeu cerimônias de civismo, serviços comunitários, turismo, testemunho, provas de atletismo, recreação, bem como apresentações especiais dos Campos da UCB, e cultos todas as noites. As mensagens espirituais foram apresentadas pelos Pastores Ronaldo de Oliveira, do Sistema Adventista de Comunicação, que falou na primeira noite; e Baraka Muganda, diretor JA. da Associação Geral. Suas palestras enfatizaram o poder do evangelho, da oração e da Bíblia. No sábado, a programação atingiu seu ponto alto, com o batismo de 55 desbravadores e uma cerimônia de investidura que contemplou mais de 100 desbravadores, 38 dos quais receberam o distintivo de Líder Master.



Pastor Baraka Muganda  -  POWER!!!



Durante o batismo, 230 juvenis atenderam ao apelo para aceitação de Cristo.

Entre as atividades comunitárias desenvolvidas, o destaque ficou para a distribuição de dez toneladas de alimentos e doze mil peças de roupas, entregues à primeira dama do DF, Gladys Buarque.

Uma Cidade

O III Campori da UCB requereu um planejamento que envolveu muita gente, desde pastores a colaboradores voluntários. Uma cidade foi montada na Granja do Torto, com toda infra-estrutura necessária para atender os visitantes.

O "prefeito" Antônio Carlos Jacobs contou com auxiliares que garantiram a segurança, saneamento básico e assistência medica, entre outros serviços, aos acampantes.

A mídia esteve presente, através das emissoras de TV, rádio e principais jornais de Brasília. Esses órgãos destacavam o fato de que "Brasília recebia cinco mil jovens e juvenis que não fumavam, não bebiam nem usavam tóxicos".

Dragões da Independência participando com as Bandeiras Históricas do Brasil

A cidade dos desbravadores recebeu a visita de autoridades como o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza. Após dirigir algumas palavras ao grupo, o ministro dedicou tempo aos líderes educacionais da Igreja, quando ouviu do Pastor Roberto Azevedo uma exposição sobre o trabalho desenvolvido no Brasil e no mundo. Tomou conhecimento também dos planos para implantação da Universidade Adventista do Brasil. Ouviu tudo com atenção, fez perguntas e observações, despedindo-se agradecido, após uma oração proferida em seu favor.



O senador José Roberto Arruda também foi ao Campori. Surpreso com tudo o que viu, deixou escapar "Vou telefonar hoje ao presidente, e dizer-lhe o que vi e ouvi aqui neste local." Após a fala do senador, os desbravadores presenciaram uma demonstração de ordem unida sem comando, realizada pelos soldados do Regimento de Cavalaria de Guarda.

Cantora Ullanda Innocent


Um dos grandes momentos do III Campori de Desbravadores da União Central Brasileira, foi a presença da Cantora Norte Americana, Ullanda Innocent. Ela antes de se tornar Adventista, foi conhecida como a rainha dos Jingles comerciais dos Estados Unidos e cantou com Ray Charles, Tina Tuner, Whitney Houston, Dianna Ross e Michael Jackson, dentre outros. Agora Adventista ela serve a Deus como obreiro voluntário e tem participado de Programas como Está Escrito, It’s Ali About Love e A Voz da Profecia; durante o Campori ela estava fazendo uma turnê pelo Brasil.

Troca da Bandeira




No domingo, dia 7 de julho, os desbravadores foram transportados em 120 ônibus até a Praça dos Três P o d e r e s , onde participaram da tradicional cerimônia da troca da Bandeira Nacional, realizada mensalmente pelas Forças Armadas. No palanque, entre autoridades civis e militares, estava um grupo da igreja Adventista: Pastor Tércio Sarli e esposa, Professora Vanira Sarli; Pastor Acílio Alves e a desbravadora Carolina, do Clube de Sinop, MT. Eles foram cumprimentados pelo ministro Lélio Lobo, da Aeronáutica, que recebeu exemplares do livro Vida de Jesus e revista Paz na Tempestade. O mesmo material foi enviado ao presidente Fernando Henrique Cardoso, através do ministro Lélio.


Unidos na Esperança

A cerimônia de encerramento foi uma verdadeira festa de congraçamento entre desbravadores e líderes. Primeiro, a homenagem prestada às cozinheiras, que desfilaram diante do grupo formando uma banda de panelas. Depois, as premiações, onde cada clube recebeu uma pequena escultura do Congresso Nacional, em pedra sabão. A classificação final distinguiu 72% clubes como padrão "A", 28% clubes como "B" e nenhuma classificação "C".

Aos poucos, a cidade começou a ser desmontada. E o grupo se despedia no espírito do tema do Campori: "Unidos na esperança”.


Revista Adventista / Novembro / 1996
Fotos Acervo Giovanni Batista Beschi





Nenhum comentário:

Postar um comentário