domingo, 17 de novembro de 2019

Nós



NÓS

Ao longo dos anos encontrei inúmeros Manuais sobre Nós. Hoje com a internet há inúmeras páginas desse material.  Tive a oportunidade de ler muitos capítulos que tratavam de nós em livros de atividades campestres, divertindo minha mão, onde tentava atar cada nó. Minha primeira experiência com nós, como algo divertido e além das necessidades básicas de amarrar meus sapatos, veio de nosso Diretor de Jovens da Associação Nebraska, Pastor Bob Tyson, perto de 1961. Eu ainda tenho a pequena apostila que ele me deu, com seu autógrafo. Desde então, nós tem feito parte da minha vida, me divertindo e sendo muito útil.

De uns anos para cá eu comecei a montar umas poucas páginas para disseminação, primeiro na União Incaica e depois na União Central Brasileira, na América do Sul; depois para minhas Associações na América do Norte, e finalmente um compêndio razoavelmente completo para as classes curriculares na Divisão Norte Americana.

Os Desbravadores incorporaram nós, em seu currículo, desde seu início. Então, em 1975, introduziu-se a Especialidade de “Nós e Amarras” na categoria de Atividades Recreativas.

Competições em nós e amarras têm sido parte integrante de Camporis, Feiras e muitos outros eventos. Eu tenho ouvido frequentemente os termos “Desbravadores” e “Nós” sendo expressos no mesmo tom. Todavia, é surpreendente como poucos realmente entendem o melhor uso e aplicação de muitos nós. Pouquíssimos nós são bem aprendidos e então são aplicados à vida real. Frequentemente juízes de competições revisam os nós, justo antes de um evento. Os clubes esperam que os Desbravadores mais velhos ensinem os mais jovens (não é uma ótima Idéia), mas a razão porque isto não ocorre é, frequentemente,  pobre: o pessoal não os conhece.

O material em suas mãos representa o mais completo até então, do que é lamentavelmente escasso. Mas, eu espero que este Manual com seus vários esboços e breve explicações sirvam para estimular maior interesse nesse aspecto do Clube de Desbravadores  e da vida!

Robert Holbrook
Ex-Líder Mundial dos Desbravadores

Nota: Acrescentando o trabalho do Pastor Holbrook ao nosso Blog “Desbravadores é Aqui”; acrescentei um número ainda maior de Nós para que você aprenda e para facilitar fiz slides com a fotos dos Nós e para o que servem. 

Espero que você aprenda e repasse seus conhecimentos a outros nas reuniões do Clube

Giovanni Batista Beschi
Líder de Desbravadores
























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário