quarta-feira, 25 de março de 2020

II Camporee de Desbravadores da UNISUL



        II Camporee de Desbravadores - UNISUL


O II Camporee da Unisul – União Sul Brasileira, ocorreu em Florianópolis – SC, no Holliday Camping, as margens da belíssima Lagoa da Conceição, nos dias 29 de Outubro a 01 de Novembro de 1981. Cerca de 1600 Desbravadores de 53 Clubes se reuniram sendo 17 Clubes do Estado de São Paulo, 17 Clubes do Paraná, 7 de Santa Catarina, 5 do Rio Grande do Sul, 2 de Goiás e 5 de Mato Grosso.

O Pastor Claudio Belz, acompanhado de líderes JÁ dos Campos da Unisul, abre oficialmente o Camporee na tarde do dia 29 de Outubro de 1981. 

Por favor, orem a Deus para que o tempo melhore!" era o pedido insistente do Pastor Cláudio Belz, líder JA da Unisul, aos seus assessores imediatos, no dia em que deveria ser inaugurado o II Camporee de Desbravadores da Unisul — 29 de outubro.

O local de difícil acesso e causou uma série de imprevistos, ônibus atolando. Mas nada era empecilho para os Desbravadores.  

Os Pastores Assad Bechara, líder JA da DSA, e Cláudio Belz (à esquerda) passam em revista a tropa. 

Deus, no entanto, permitiu que as preocupações do Pastor Belz e de outros líderes presentes perdurassem por algum tempo mais. A chuva, embora não fosse muito forte, continuava a cair enquanto os primeiros clubes começavam a chegar ao local do acampamento.

Ninguém reclamava de nada, tudo era festa e a alegria pairava em todos os Clubes, Diretores e Desbravadores.

Com grande animação e sob a chuva fina e fria, os clubes montam suas barracas.

"A experiência foi válida", comentou um diretor de clube enquanto observava os juvenis enfrentarem a lama e as intempéries ao montar suas barracas. "Depois desta experiência estarão preparados para superar qualquer situação", assegurou o diretor.

Pôde-se observar que as condições adversas em nada fizeram arrefecer o ânimo dos desbravadores. Ao contrário, entusiasmo e espírito de solidariedade e alegria eram esbanjados por todos.

Pastor Erton Köhler atual Presidente da Divisão Sul Americana quando ainda era Desbravador
Erton Köhler: a Mensagem de Deus aos juvenis, na sexta-feira à noite.


Um grande Desfile foi realizado dentro das Dependências do Holliday Camping. abaixo. mostra a Fanfarra do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale se apresentando pela primeira vez aos Desbravadores. Foi algo muito emocionante para todos os participantes. Eram cozinheiras, Desbravadores que corriam para não perder um momento siquer. Naquela época ja existiam algumas fanfarras, a maioria somente de percussão. Pela primeira vez, os Desbravadores de Jacareí, tocam a parte de metais e sopro. 

A Fanfarra dos Desbravadores Luzeiros do Vale de Jacareí nas margens da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina, pela primeira vez se apresentam aos Desbravadores.


No dia 1 de Novembro de 1981, antes do encerramento do Camporee, os clubes participaram de um Desfile Cívico, ao qual compareceu o Capitão Getúlio Correa, que na oportunidade representou o Governador do Estado de Santa Catarina. Na foto, demonstração de primeiros socorros.



No encerramento do Camporee os Líderes que realizaram o evento são homenageados pelos Desbravadores como forma de reconhecimento e gratidão.

A entrega da premiação a outros integrantes que fizeram o Camporee. 



A entrega da premiação a outros integrantes que fizeram o Camporee. 

Por ocasião do encerramento do Camporee, o Pastor Cláudio Belz recebe dos departamentais JA dos Campos da Unisul, uma placa de prata em reconhecimento aos seus esforços para o bom êxito da programação. Na foto, o Sargento Isair Costa, mestre-de-cerimônias do encontro, faz a entrega da homenagem. Foto abaixo. 


Finalizando o II Campori de Desbravadores da Unisul, momento da entrega da premiação aos Clubes de Desbravadores participantes e vencedores.

Todos os líderes de clubes receberam troféus de "Honra ao Mérito" por boa conduta de seus comandados durante o Camporee. 


Maria Lucia de Souza do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale recebe o troféu de Melhor Clube de Desbravadores do Estado. 

Maria Lucia de Souza do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale recebe o Troféu de Campeão Geral do II Campori da UNISUL. 


A seguir, uma sequência de fotos, feitas pela Revista Adventista e pelo Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale, proporcionarão ao leitor uma completa visão do que foi o II Camporee de Desbravadores da Unisul.

O Pastor Bechara fala aos juvenis no sábado pela manhã: "Deus conta com os Desbravadores”. 


O Capitão Torres, da reserva do Exército Brasileiro, apesar de seus 71 anos, é um entusiasta líder de desbravadores. 


Miriam Cella Gulfier: o primeiro fruto colhido através do trabalho de Desbravadores no Brasil. Foi batizado em 1959, como integrante do Clube Pioneiro de Ribeirão Preto, SP, o primeiro clube fundado no Brasil.

O corneteiro, Sargento Celso Nunes de Souza transmite as ordens do comando.

Maria Lucia de Souza, Desbravadora “Tudo para uma juventude sadia”.

Um clube, da Igreja Japonesa de São Paulo participou intensamente da programação



"Hora do Rancho": momento sempre esperado por todos


O “rancho” apenas alimentação natural e sadia.

Distribuição de materiais da Igreja Adventista a moradores de Florianópolis - SC



Material do Colecionador e participante do Camporee Giovanni Batista Beschi


Crachá de participação de Giovanni Batista Beschi do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale












terça-feira, 24 de março de 2020

I Camporee da União Sul Brasileira



I Camporee da União Sul Brasileira




À sombra das milenares formações rochosas de Vila Velha algo de estranho estava acontecendo naquela manhã de 1 de novembro de 1979. Parecendo até previamente combinados, dezenas de ônibus chegavam quase que juntos e vindos das mais distantes cidades do Oeste e Sul do país. Desde o planalto brasiliense até os pampas gaúchos chegavam, alegres e felizes, os 1252 desbravadores de 32 clubes de 6 Estados da Federação, para participarem do maior encontro de juvenis da União Sul-Brasileira — o I Camporee Unisul, de 1 a 4 de novembro de 1979.

Participantes





Tendo como objetivos buscar a Deus, através da Natureza e a confraternização entre juvenis dos mais distantes rincões, estavam acampados junto ao Parque Nacional de Vila Velha desbravadores vindos de São Paulo, Brasília, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e representantes de Mato Grosso e até do Rio.

Evangelização

No sábado, após o sermão do Pastor Mário Veloso, quando 150 juvenis responderam ao apelo para o batismo, a grande surpresa para os habitantes de Ponta Grossa: Todos os desbravadores deslocaram-se para aquela cidade, participando de uma verdadeira invasão. O trânsito ficou totalmente congestionado na parte central com aquela repentina aparição de dezenas de ônibus lotados. Havia surpresa na fisionomia dos habitantes. O trânsito foi desviado nas imediações do Cine Ópera, onde foi realizada a Escola Sabatina, uma concentração preparatória.
Quase ao meio-dia, em poucos minutos, mais de mil desbravadores dispersaram-se pelas ruas e em menos de uma hora cerca de 6.000 "folhetões" foram distribuídos nas residências de ponta Grossa. Após este ataque todos voltaram ao acampamento distante 20 km onde logo após o almoço compareceu a reportagem da TV Globo para documentar o acontecimento.

À tarde, houve o aguardado passeio à Vila Velha. A pé, em ordem, formando um bloco de mais de um quilômetro de extensão, todos se dirigiram ao local. A reunião MV prevista para o local não pôde ser realizada, tendo em vista o ânimo e entusiasmo dos juvenis em percorrer todo o local, embevecidos com a beleza e encantados com as figuras esculpidas pela própria Natureza.

Despedida

O último dia havia chegado. A festa de encerramento foi magnífica. O desfile de cada clube, portando orgulhosamente suas bandeiras e as de seus respectivos Estados, arrancou aplausos dos assistentes e visitantes presentes, entre os quais o Gen. Jessé Torres Pereira, que, em seu discurso, teceu largos elogios aos jovens soldados de Cristo. Dois clubes levaram suas fanfarras, contribuindo para o abrilhantamento do desfile, que culminou com uma extraordinária demonstração de evoluções em movimento, apresentada por um clube paulista, o Pioneiros de Capão Redondo. Os troféus foram entregues. As bandeiras foram arriadas. Era o final do grande encontro.



Estavam presentes ao grande evento, nada menos do que 18 pastores, dos diversos Campos, destacando-se a presença do Pastor Mário Veloso da Divisão Sul-Americana. A direção coube ao Pastor Cláudio Chagas Belz, assessorado por uma equipe formada por pastores e alguns diretores experientes.






segunda-feira, 23 de março de 2020

Camporis da União Central Brasileira



Camporis
União Central Brasileira











VII Campori da União Central Brasileira



VII Campori da União Central Brasileira
"Um Chamado de Coragem"
Local: Barretos - SP
Data: 25 a 30 de Julho de 2017
Departamental: Pastor Ronaldo Böll Arco







































VI Campori da União Central Brasileira



VI Campori da União Central Brasileira
"Grito da Vitória"
Local: Barretos - SP
Data: 24 a 29 de Julho de 2012
Departamental: Pastor Ronaldo Böll Arco













V Campori da União Central Brasileira


V Campori da União Central Brasileira
"Coragem pra Vencer"
Local: Barretos - SP
Data: 13 a 18 de Novembro de 2007
Departamental: Pastor Nelson Milanelli Junior
e Pastor Udolcy Zukowski





















IV Campori da União Central Brasileira



IV Campori da União Central Brasileira
"Heróis de Hoje"
Local: Engenheiro Coelho - SP
Data: 04 a 09 de Julho de 2002
Departamental: Pastor Udolcy Zukowski
Pastor Paulo Bravo









III Campori da União Central Brasileira


III Campori da União Central Brasileira
"Unidos na Esperança"
Local: Brasília - DF
Data: 02 a 07 de Julho de 1996
Departamental: Pastor Acílio Alves
e Pastor Josiel Unglaub


Vídeo do Campori






II Campori da União Central Brasileira


II Campori da União Central Brasileira
"Além do Rio"
Local: Ilha Solteira - MT
Data: 06 a 11 de Julho de 1992
Departamental: Pastor Ronaldo de Oliveira
e Pastor Luís Flores









I Campori da União Central Brasileira



I Campori da União Central Brasileira
"Ele esta ao Leme"
Local: Avaré - SP
Data: 28 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 1987
Departamental: Pastor José Maria Barbosa e Silva
Pastor Alejandro Urbano Bullón Paucar