sábado, 30 de maio de 2020

Visita do Pastor Henry Bergh e Miriam Bergh ao Brasil

Vinda do Pastor Henry Bergh e Miriam Bergh ao Brasil

Por Sergio Rigoli

Era o ano de 1999... Sim a viagem do Pastor Henry Theodore Bergh começou a ser preparada por Deus em 1999. A delegação do Brasil, ao visitar o Pathfinder Heritage (Museu dos Desbravadores da Divisão Norte Americana, conhecido como Museu dos Plata) teve o primeiro contato com o Pastor Henry Bergh e sua esposa Miriam Jackson Bergh. Na ocasião, o pastor que era além de bem humorado, tinha uma veia cômica fantástica, e nos provocou a Cantar o Hino dos Desbravadores em Português. Ele já conhecia, além do inglês, que foi sua criação, em Espanhol e Francês.

Foto 1

Nossa delegação (foto 01), mais que depressa fizemos coro e ele emocionado, provocou que agora só faltava ele ouvir o Hino no Brasil. Conseguimos um agasalho pra ele e para a esposa, e horas depois voltaram a nos encontrar, estávamos traçando planos pra vinda do Museu para o Campori da União Nordeste, juntamente com o Departamental Pastor Erton Köhler. Ai então o Pastor Henry Bergh me falou: Olha que os Plata disse que você vai ser o responsável em me levar ao Brasil... O John já foi só falta eu (falando do John Hancock).

Foto 2

Em 2001, trouxemos de novo o Museu dos Plata para o Campori Aventuras no Ar da Associação Brasil Central (foto 2), em Goiânia ( 6 a 9 de Setembro 2001 ) o que já daria um historia, uma vez que na volta pros USA , eles saíram dia 11 pela Manhã de Goiânia pra Manaus e o voo de Manaus pra Miami ficou cancelado por dias, por causa do fatídico 11 de Setembro. ... mas voltando a historia, ao buscar os Plata no aeroporto de Goiânia eles me disseram :  Elder Bergh te mandou uma mensagem: "Olha que o John já foi , minha vez na fila esta chegando e você ainda não me levou pro Brasil" ... soou como um desafio ... e ali mesmo, com pastor Paulo Bravo começamos a traçar planos para que eles pudessem vir ao Campori da UCB que seria ano seguinte ( Heróis de Hoje 4 a 9 de Julho 2002 - UNASP ) , e mandei essa resposta para o querido pastor Bergh.

Chegou 2002 e os preparativos para a vinda do Museu dos Plata estava acertada com a UCB, mas tinha a promessa de trazer o pastor Henry Bergh ... ai entra o pastor Artur Elias Marski , um Lider e amigo da década de 70 ... Tomei a iniciativa e liguei pra ele, e como sempre ele topou a ideia. O plano era dividir as despesas entre as duas Uniões (UCB e UEB) e trazer Arnold e Dixie Plata e Henry e Miriam Bergh. A logística era bem complicada... os Plata saindo do Oregon e os quatro em voo de San Francisco/Miami/São Paulo. Uma viagem bastante cansativa tendo em conta a idade (84 anos pastor Bergh). Chegaram a São Paulo e de lá direto para o Unasp pra descansar... mas quem seguraria o pastor Bergh? Descobriu desbravadores montando acampamento e lá foi ele se "socializar" com eles... e descobriu o chocolate. Pastor Bergh era diabético, mas conseguia, não sei como, sem falar português arranjar chocolate com os meninos o tempo todo... e ficava pra mim as injeções de insulina ...

Emoções no Museu, onde eles ficavam gentilmente dando autógrafos e beijos nos meninos e meninas que por ali passavam (Sergio os brasileiros são muito mais amorosos que os Americanos)... e sempre , de alguma forma lá estava ele com chocolates nos bolsos ... Emoção em ouvir o Hino, por 10.000 vozes.

Acabado o Campori fomos pra Foz do Iguaçu onde passamos alguns dias de descanso e um congresso feito em "toque de caixa" em Cascavel, visitamos as cataratas onde a historia de "poor Niágara" (frase de Jacqueline Kennedy) nos rendeu dias de risadas.

De Foz pro Rio de Janeiro, e uma viagem pro IPAE, em Petrópolis numa noite de frio intenso e de lá pro Campori da UEB - Derrubando Muralhas, de 16 a 21 de Julho, em Vila Velha - ES no até então maior Campori de União com 12.000 Desbravadores, e mais emoções além do carinho dos participantes. Pastor Bergh fez numa noite chuvosa uma oração pelos Desbravadores, inesquecível. Talvez minha maior loucura no Desbravadorismo... Afinal foi viagem de carro, avião, Kombi etc com dois idosos, (a Miriam inclusive ficou doente em Foz), e se foi importante para nos desbravadores do Brasil, sem duvida foi melhor para eles... Muitas outras vezes recebiam mensagem do pastor Bergh... a ultima , foi uma filha dele que me ligou no dia que estávamos saindo com uma delegação para o Campori Da Divisão Euro Africana , em Roma (Faith Adventure 1 a 8 de Agosto , Bassano Romano Roma) quarta feira 15 de Julho de 2011 , avisando que o pai dela havia falecido . Da criação do hino dos Desbravadores em 1949 a 2011, uma vida a serviço do exercito de Deus: os Desbravadores! O bom humor que pastor Bergh tinha, com certeza será sua marca no Campori celeste e eterno.