domingo, 20 de fevereiro de 2022

Transposição de Obstáculos

 

Transposição de Obstáculos

 


Uma das atividades que mais é apreciada por todos os Desbravadores é a “Transposição de Obstáculos”. Além de ser útil, divertida e emocionante, é uma das atividades na qual todos gostam devido a adrenalina.

Geralmente são nos Acampamentos ou Camporis que esses eventos se tornam provas de obstáculos, onde um dos requisitos é transpor alguns obstáculos, fazendo sempre por uso de cordas.

Muitas das vezes pode parecer fácil mas muitas vezes, todos aqueles que tem tentado transpor sem antes ter conhecimento das técnicas não tem tido bons resultados.

Este tipo de atividade pode agregar emoção a qualquer acampamento ou caminhada. Sempre haverá uma montanha, árvores ou um córrego onde se possa montar uma ponte de cordas. O importante é estar concentrado nas indicações que a seguir falaremos.

 

Cabo Preguiça



Esta técnica de transposição é bastante conhecida. Requer principalmente de muita força física e concentração. O próprio nome já diz. O Desbravador deverá transportar de um lado para o outro como se fosse um bicho preguiça.





Procedimento: O nome desta técnica “Preguiça” está relacionada com a posição com que a transposição se realiza. A corda é amarrada em forma horizontal e ficará acima do desbravador, Todo o peso do corpo do Desbravador estará nos braços e pernas. As mãos devem segurar a corda à altura da cabeça. As pernas, tal como aparece na figura, se entrecruzam por cima da corda. Para tirar melhor proveito desta técnica, é muito importante manter um perfeito sincronismo entre a força que se aplicará com os braços e a força que se realizará com as pernas, para isto deve-se mover as mãos primeiro (uma de cada vez) e logo ambas as pernas. Devemos estar atentos com a nossa indumentária (roupas), já que a medida que se avança se produzirá um atrito entre as pernas e a corda. Se não se proteger adequadamente as pernas, poderão sofrer queimaduras e machucar. É por isso que se recomenda usar polainas ou coturnos para fazer esta atividade. Este tipo de transposição não é recomendado para ser percorrido longas distâncias.

Comando Crown



A diferença da técnica da preguiça para o Comando Crown está na agregação de outro requisito além da força, concentração e equilíbrio. É muito legal realizar este tipo de transposição, mas ponha muita atenção às dicas do procedimento.

Procedimento: O Desbravador terá que se posicionar por cima da corda. A chave para realizar com êxito esta atividade está na perna que, ao contrário da outra, deve ficar na posição vertical. Isto permitirá que o Desbravador não perca o equilíbrio. Para locomover-se com êxito as mãos segurarão a corda e puxarão o corpo para frente. Enquanto o pé que está na corda irá ajudar.  O outro pé será como um pendulo. Esta movimento deve ser uniforme. No possível não olhe para baixo e muito menos para trás.

Duplo Comando Crown



Este método é prático e muito mais cômodo. Assim como as outras, é importante tencionar bem as cordas e mantê-las niveladas.

Procedimento: O equilíbrio e o sincronismo são as chaves para obter um bom desempenho. Ambas as mãos deverão exercer uma força em conjunto para dessa forma puxar o corpo. Os pés devem permanecer enganchados nas cordas. A distância das mesmas não deve ultrapassar os 0,80cm. Deve-se manter a posição do corpo tal como mostra a foto. Uma das coisas bem importantes ao utilizar essa técnica é usar cadeirinha com mosquetão presos ao corpo.

Baiana





Sem dúvida que este método é o mais seguro. Duradouro, mas também é aquele que para construí-lo, dá mais trabalho.

Tal como mostra a foto, para construir esse modelo, necessitará três cordas que tenham o comprimento necessário para realizar a transposição. Uma será colocada como base e as outras duas serão amarradas a uma altura onde os Desbravadores possam segurar suas mãos. A corda base com as outras duas, ficarão unidas por cabos. É fundamental tencionar muito bem as cordas dessa forma a segurança de quem transponha ficará garantida.



Procedimento: Quem caminha por essa ponte. Terá que se preocupar de manter o equilíbrio. A cada passo dado às mãos avançarão assegurando a corda firmemente. Lembre-se que: A pressa é inimigo da perfeição, é por isso que lhe recomendamos. Tenham paciência e não perca a concentração. Para lugares alto utilize na corda um mosquetão preso na cadeirinha que estará amarrado ao corpo. Veja a foto.

Falsa Baiana



Utilizam-se duas cordas, mas ao contrário da Baiana, estas ficarão uma sobre a outra a uma distância conveniente para a altura dos Desbravadores. Deverão estar muito bem tensionada.






Procedimento: A foto demonstra muito bem qual é a posição que devemos adotar para poder locomover-nos neste tipo de transposição. É importante destacar que os braços devem segurar firme a corda e, à medida que os pés avançam as mãos também devem fazê-lo. 

Cabo Submerso



Este transporte é utilizado para cruzar rios, córregos, açudes ou lagoas. O exército também o utiliza para pegar o inimigo de que não sabem nadar. Também para evitar que as nossas mochilas se molhe.

Procedimento: Antes de cruzar, devemos verificar que o cabo esteja perfeitamente amarrado e tensionado. O corpo deverá posicionar-se por cima da corda. As pernas, no trajeto terão que ficar abertas, isto permitirá que o nosso corpo permaneça equilibrado. A força para avançar ficará sob a responsabilidade de nossos braços. 

 

Tirolesa



Para que esta transposição aconteça sem maiores inconvenientes é necessário contar com alguns implementos chaves como como os são a carretilha e a cadeira. A corda e o cabo terá quer ter uma inclinação mínima de 45 graus, para que desta forma a carretilha possa deslizar-se sem problemas. O objetivo deste meio de transporte é facilitar a movimentação dos caminhantes, evitando locais íngremes ou perigosos. Uma das coisas importantes a se observar é mulher manter os cabelos presos para não prender na carretilha, pois um acidente de proporções enormes poderá ocorrer. Utilize os apetrechos corretos para que a brincadeira seja um sucesso e o aprendizado melhor ainda.







Procedimento:  Para que tudo aconteça bem, é muito importante manter o equilíbrio e prestar muita atenção na hora de tocar o chão evitando assim se machucar.

 



Considerações Finais

Estimados amigos Desbravadores, acredita que todos estarão ansiosos em praticar os métodos de transposição que explicamos detalhados nesta postagem. Não esqueça das seguintes recomendações:

1.     Os implementos a serem utilizados deverão estar em boas condições, disto dependerá em grande parte a sua segurança.

2.     Utilize cordas de segurança. Não utilize qualquer uma.

3.     Estas atividades devem ser praticadas sob a supervisão de um instrutor qualificado e que domine esta área.

4.     A prudência é uma virtude que não pode estar ausente neste tipo de atividades.

5.     Como método de segurança sempre que for fazer qualquer atividade deve se prender com corda e mosquetão.

Veja abaixo alguns modelos de Pista de Obstáculos que você poderá implementar no seu próximo acampamento ou atividade. Os Desbravadores vão amar. mas antes de realizar faça tudo com cuidado. Procure sempre pessoas capacitadas para realizar para que nada saia errado. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário