terça-feira, 9 de julho de 2024

TLT - Teen Leadership Training - Treinamento de Liderança para Adolescente

 

T.L.T.

Teen Leadership Training







*****

Treinamento de

Liderança para Adolescente


O que é um TLT – Teen Leadership Training?

É um programa utilizado nos Estados Unidos e hoje já sendo utilizado em outros países que é utilizado para os Adolescentes na idade de 13 a 19 e para aqueles que ainda não tenham idade para a liderança. Aqui você conhecerá como é o programa de Treinamento de Liderança para Adolescentes, suas diretrizes e como é o Uniforme.

 

*****

Um líder é uma pessoa que dirige, orienta, influencia e controla pensamentos, sentimentos e comportamento dos outros para um fim específico.

A liderança faz a diferença. Para sermos líderes eficazes, devemos influenciar outros a pensar e agir, bem como a seguir. Devemos definir um exemplo que outros “escolhem” seguir. O segredo para provocar isso a escolha é a própria essência da liderança.

 

"I want to do more.”
"Eu quero fazer mais."
 

 

Franklin Moses era Desbravador há cinco anos. Ele tinha completado o seu primeiro ano do ensino médio e estava encontrando a rotina contínua dos Desbravadores e ele dizia que era “um pouco chata”. Ele queria mais. No registro, ele abordou os diretores e lhes contou seu desejo. Ele disse a eles que estava considerando o programa JROTC da escola fraco mas que ele queria treinamento de liderança.

Eles responderam convidando-o para assistir ao fim de semana de treinamento de liderança da Associação agendado para apenas alguns dias mais tarde. Ele adorava conviver com a equipe e ficou emocionado ao participar do treinamento.

Enquanto voltava para casa depois de um segundo fim de semana de liderança com dois funcionários
Membros, Franklin sugeriu que desenvolvessem um programa para formalmente treinar adolescentes para serem líderes de desbravadores.

A discussão que se seguiu, de três horas forneceu o projeto central do programa TLT.

Qualquer pessoa envolvida em treinamento ou educação sabe que a melhor maneira de aprender algo e estar fazendo isso. Você realmente não pode “fazer isso” em seminários com 50 pessoas.

Portanto, na sua base está a necessidade ou desejo de fornecer treinamento individual para adolescentes Desbravadores que desejam se tornar líderes Desbravadores em um futuro próximo.

No início, o currículo do TLT foi projetado para fornecer treinamento para um jovem que queria fazer mais. Se você mantiver isso em mente enquanto você trabalhar através do currículo ou orientar um jovem através dele, é improvável que você dê errado.

Bem-vindo ao Programa TLT



O programa Teen Leadership Training (TLT) foi projetado para desafiar e capacitar o adolescente Desbravador com novas e maiores responsabilidades, ao mesmo tempo que lhes permite a segurança de fazê-lo em um lugar que conhecem e amam.

A experiência TLT ajudará o adolescente Desbravador a formar adultos-Desbravadores relacionamentos como uma expressão de sua identidade em desenvolvimento como adolescentes. O membro do TLT deve aprender como dar de si mesmo e como receber de outros.

Eles devem se permitir ser conhecidos enquanto conhecem outros.

O membro do TLT precisa acreditar em si mesmo.

Cada adolescente deve ter coragem, determinação, dedicação e impulso competitivo. Ele/ela deve estar disposto a sacrificar as pequenas coisas da vida para pagar o preço pelas coisas que matéria.

O programa TLT exige criatividade. Os adolescentes estão cansados ​​de fazer a mesma coisa velha. Eles querem experimentar realização e responsabilidade através de uma experiência de liderança com seus amigos. Os adolescentes querem oportunidades para se expandir suas habilidades através de uma “experiência de serviço compartilhado” do ministério dos Desbravadores.

Os Desbravadores Adolescentes querem usar sua energia e comprometimento quando encontrarem algo que envolve a construção do caráter e fornece forças para viver isso na sua vida enquanto se preparam para uma vida maior como filho ou filha de Deus.




Propósito

O programa Teen Leadership Training (TLT) é projetado para treinar e orientar jovens em habilidades de serviço e liderança.

A visão do TLT abrange um núcleo de jovens que cumprem posições responsáveis ​​de liderança de Desbravadores no Clube de Desbravadores e Ministério de Associação ou União nos Desbravadores, apoiando a missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia à medida que aprendem a dar de si mesmos e a receber dos outros.

Os jovens do TLT experimentarão aceitação, realização e responsabilidade em desenvolver autoeficácia, respeito próprio e identidade por meio de orientação de adolescentes adultos em uma “experiência de serviço compartilhado” no desenvolvimento de um relacionamento redentor com Deus.

Metas

Ajudar os adolescentes a vivenciar suas necessidades de desenvolvimento, fazendo-os sentir:

A. Uma sensação de realização
B. Um senso de responsabilidade
C. Um senso de respeito pela autoridade
D. Um sentimento de aceitação nos círculos de liderança adulta
E. Um sentimento de confiança no desenvolvimento de habilidades para a vida


Objetivos

A. Incentive os membros do TLT a pertencerem à igreja e a participarem ativamente na liderança organizada da Igreja, Associação do Ministério de Desbravadores.

B. Envolver os membros do TLT como associados da liderança adulta dos Desbravadores, ocupando cargos de responsabilidade nos Desbravadores local e nas Associações.

C. Habilitar o TLT em oportunidades de desenvolvimento de habilidades por meio de redes de comunicação e amizade criadas para aumentar a resiliência à pressão dos colegas, aumentar a autoeficiência e aumentar a autoconfiança.

D. Desafie os membros do TLT na missão e ministério de Cristo através do Desbravamento, tornando a Palavra de Deus significativa e frutífera

O programa TLT é um curso de quatro anos projetado para incluir todos os aspectos da Gestão do clube de desbravadores, operações de programação e incentivo aos adolescentes explorar e desenvolver seus talentos em liderança, planejamento e habilidades sociais.

O programa dá ao membro TLT permissão para experimentar o Pathfinder liderança sob supervisão de um adulto com um mentor designado.

O programa utiliza seis Departamentos principais de um clube como seções de treinamento.

Estes incluem: Administrativo, Divulgação, Ensino, Atividades, Registros e Aconselhamento.

Dentro de cada uma dessas operações existem diversas áreas de serviço que deve ser completada. Alguns clubes, devido ao tamanho ou localização, não exigirão preenchimento de todos os itens opcionais de cada seção.

Com o programa TLT existem duas opções de treinamento: fornecido pelo clube e treinamento fornecido pelas Associações. O treinamento fornecido pelo clube é onde o diretor do clube ou mentor do TLT atribui e ensina as tarefas operacionais sozinho e trabalha em conjunto para cumprir cada requisito. O treinamento fornecido pela Associação é onde o TLT e o mentor do TLT participam do treinamento workshops em eventos de treinamento TLT patrocinados pela Associação e depois retornar de volta ao clube para cumprir as tarefas operacionais juntos.

Algumas Associações desenvolveram uma opção de crédito acadêmico TLT em cooperação com o departamento de educação da Associação. O Departamento de Educação concede crédito eletivo a TLTs que cursam juniores e seniores em Colégios onde estão matriculadas no programa TLT e concluem o TLT requisitos. Para TLTs que não frequentam os Colégio Adventistas, seus créditos acadêmico e documentos são fornecidos aos pais para inclusão em seus estudos. Para participar da opção de crédito acadêmico TLT, são necessários eventos de treinamento TLT fornecidos pela Associação.

A chave para o sucesso do programa TLT é clara e ampla comunicação. Deve haver comunicação eficaz e frequente entre o membro do TLT e a liderança do clube de desbravadores. Portanto, é imperativo que os TLT participem regularmente nas reuniões do pessoal.

Flag / Bandeira



Requisitos para Adesão

A. Estar do 9º ao 12º ano e ter concluído pelo menos um nível de Investidura Desempenho e teve um recorde de frequência de pelo menos 80% durante o ano ativo mais recente.

1. Deverá enviar três formulários de recomendação, para serem incluídos na aplicação: um pastor, um professor e um representante do Clube de desbravadores.

2. Envie um requerimento para ser aprovado e assinado pelo diretor do clube de desbravadores patrocinador.

3. Registre a inscrição aprovada no Departamento da Associação pelo seu Diretor.

B. Solicitação a ser renovada, aprovada e registrada anualmente.

C. Participar ativamente em tarefas de desenvolvimento de habilidades de liderança.

D. Traços de personalidade promovidos pela ética cristã, do Desbravador com o Juramento e Lei, e o Compromisso TLT deverão ser parte integrante do estilo de vida do participante.

O Programa TLT e o Clube de Desbravadores



O programa TLT é para alunos do 9º ao 12º ano que desejam avançar para posições de liderança. O programa é opcional, e alguns Desbravadores adolescentes pode optar por não participar.

Os TLTs não devem formar um clube separado. Eles são membros de um Clube de Desbravadores. Na formação de clubes, os TLTs devem ingressar em uma unidade regular para adolescentes ou, se houver permissão, eles poderiam formar uma unidade separada. É fundamental para a unidade e o espírito do clube que os TLTs não sejam vistos como “melhores” que os Desbravadores normais. Eles são Desbravadores. Eles são Desbravadores que se voluntariaram para ajudar a liderar. Resista à tendência natural de fazê-los parecer exclusivos.

Nos desfiles, os TLTs devem marchar bem na frente do staff.





Organização

Organização do clube local

Para permitir que as operações TLT sejam mais eficazes para os TLT, é melhor que os clubes de desbravadores organizem as responsabilidades de seus funcionários em torno do TLT Departamentos Operacionais.

• Clube Pequeno – pode haver diretores associados responsáveis ​​por dois ou três Departamentos Operacionais e ao mesmo tempo servir como conselheiros.

• Clube Grande – pode haver um diretor associado para cada Operacional Departamento e um conselheiro para cada unidade.

Muitos clubes ficam em algum lugar entre essas duas designações e devem tomar atribuições organizacionais que funcionem melhor para os funcionários do clube e seus TLTs.

Organização de Área/Distrito

Para permitir que as Operações Especiais do TLT sejam mais eficazes para Mentores TLT e TLTs é melhor que os coordenadores de área/distrito organizem suas responsabilidades do pessoal da área/distrito em torno dos Departamentos Operacionais da TLT.

Organização da Associação

Para permitir que o programa TLT seja mais eficaz para os clubes/Para diretores e mentores da TLT, é melhor que o diretor da Associação organize os coordenadores da Associação e as responsabilidades da equipe em torno do TLT Departamentos Operacionais.

Procedimentos

Aplicativo

Um Desbravador ou jovem em idade escolar que deseja ingressar no Programa TLT deve preencher um formulário de inscrição TLT e obter três recomendações formulários. (Sugestões: uma de um pastor, uma de um professor e uma de um funcionário do Desbravador.) Esses formulários devem ser entregues ao Desbravador diretor do clube pelo menos duas semanas antes do início do Desbravador local ano ou meio do ano.

Aceitação

Cada clube estabelecerá seu próprio Conselho TLT. O compromisso da TLT com O desbravamento, o nível de maturidade apropriado e o testemunho cristão devem ser todos considerados, além da aplicação e recomendações.

O Conselho do TLT trabalhará com o Desbravador na seleção de um TLT mentor. Tanto o diretor do clube quanto o mentor do TLT selecionado assinarão o candidatura como um compromisso com o TLT e seu sucesso.

Após aprovação no programa TLT pelo Conselho do TLT, uma cópia do A inscrição do TLT será enviada ao diretor do Pathfinder da conferência para ser registrado na conferência.

Período de experiência

Cada TLT novo ou em transferência deve completar um período mínimo de 60 dias período probatório. Durante este período, o TLT estará normalmente fazendo parte do Programa TLT e a administração do clube o avaliará referente ao compromisso com o programa.

Caso a administração do clube encontre uma causa significativa, o TLT poderá ser demitido no final do período de estágio.

Um cordão de ombro vermelho e preto e o lenço TLT são entregues ao candidato após a conclusão do período de experiência.

Avaliação e Promoção do Departamento

Uma revisão de cada TLT ocorrerá na conclusão de cada operação. O Diretor do Clube/TLT e o membro da equipe operacional designado conduzirá a revisão com o mentor e o TLT. As fichas de avaliação são oferecidas. Existem tarefas obrigatórias que devem ser concluídas por todos os TLTs e há tarefas opcionais que devem ser realizadas a critério do clube. O TLT prosseguirá para sua próxima missão operacional mediante uma avaliação satisfatória.

Após a conclusão bem-sucedida de um nível, o TLT receberá um pin de estrela de nível que indica o nível concluído. A estrela é igual ao adulto Distintivo de Estrela de Tempo de Serviço, exceto que é preto e dourado em vez de vermelho e dourado.

Ser um TLT exige grande responsabilidade. Se alguma conduta for considerada impróprio, ou o TLT não conseguiu completar suas atribuições, uma revisão do TLT ocorrerá. Se for considerado necessário pela revisão, medidas disciplinares pode ser necessário tomar medidas, até e incluindo a demissão do TLT Programa.

O Mentor

Existem duas classificações de mentores no programa TLT. O Mentor, é um indivíduo que trabalhará com um TLT específico durante os quatro anos completos de seu treinamento.

Obviamente os membros da equipe mudam, mas este é o principal mentor do TLT.

A função básica do Mentor TLT, seja o diretor associado para o TLT ou o Conselheiro do TLT, é ajudar o TLT em seu desenvolvimento necessidades conforme descrito na seção Metas. Os mentores desafiam continuamente, motivar, inspirar e encorajar seus TLTs; portanto, o sucesso do TLT o desenvolvimento de liderança está diretamente relacionado à modelagem e ao apoio dado por seu Mentor TLT designado.

A segunda classificação é o mentor operacional. Estes são os especialistas que são responsáveis ​​por vários aspectos da liderança do clube. Eles trabalham com o TLT por períodos de tempo mais curtos que se relacionam diretamente com as tarefas operacionais que eles executar.

Selecionando um Mentor TLT

Um TLT deve ter a oportunidade de escolher quem deseja como mentor.

O Diretor do Clube/TLT deve ajudar um TLT no recrutamento do TLT designado Mentor. Um mentor selecionado deve ser ou tornar-se membro da equipe do clube de desbravadores.

Recomenda-se que um mentor tenha no máximo três TLTs para orientar em um tempo.

Critérios do Mentor TLT:

• Deve ser um voluntário aprovado para trabalhar com menores pela igreja ou Associação.

• Deve ter pelo menos 18 anos de idade e 5 anos mais velho que os TLTs que eles mentor.

• Se possível, devem ser alguém que não seja o pai do TLT.

• Devem ser do mesmo gênero dos TLTs que eles orientam – exceção quando o pai é o mentor.


Esboço do Programa

Requisitos de entrada de nível 1

1. O candidato deverá ter pelo menos o 9º ano de escolaridade e ter concluído pelo menos um nível de Realização de Investidura e tenha um recorde de frequência de pelo menos 80% durante o ano ativo mais recente. Todos os novos TLTs começam em Nível 1.

2. O candidato deve apresentar três recomendações juntamente com a candidatura, ser aprovado pelo diretor do clube de desbravadores patrocinador e ser registrado com o diretor dos Desbravadores da Associação.

3. O candidato deve completar um Programa de Orientação de Clube (COP) abrangendo:

• Objetivos e propósito dos Desbravadores

• Realização de Investidura

• Formato do programa

• Normas básicas do clube, incluindo: finanças, frequência, matrículas, etc.

• Estilo de liderança/cadeia de comando

• Técnicas e procedimentos disciplinares

• Metas do clube

• Canais de comunicação

• Expectativas

Deveres do TLT de Nível 1

1. O Diretor do TLT, em consulta com o TLT, atribuirá dois departamentos operacionais com os quais o TLT trabalhará durante o ano. Para um período de quatro meses e meio (em programas de nove meses) ou seis meses (em programas de doze meses), o TLT atuará como associado do diretor ou o funcionário designado responsável pela tarefa designada Departamento de Operações. Após a conclusão bem-sucedida da primeira operação atribuição, o TLT passará para a segunda atribuição operacional.

2. O TLT deverá preencher os requisitos para a Investidura padrão Desempenho para o nível de escolaridade do TLT.

3. O TLT deve manter uma frequência de clube de 80% ou mais e 80% registro uniforme adequado.

4. Participar num programa de desenvolvimento de competências de liderança da Conferência /Sindicato.

Requisitos de entrada de Nível 2

1. O TLT deverá estar cursado, no mínimo, no 10º ano.

2. O TLT deve ter concluído o Programa TLT Nível 1.

3. Reenvie uma inscrição e registre-se novamente na Associação.

Deveres do TLT de Nível 2

1. O Diretor do TLT, em consulta com o TLT, atribuirá dois departamentos operacionais com os quais o TLT trabalhará durante o ano. Para um período de quatro meses e meio (em programas de nove meses) ou seis meses (em programas de doze meses), o TLT atuará como associado ao diretor ou ao funcionário designado responsável pelo departamento de operações designado. Após a conclusão bem-sucedida do primeiro atribuição operacional, o TLT passará para a segunda atribuição.

2. O TLT deve preencher os requisitos para o nível de padrão Realização de Investidura para a série do TLT.

3. O TLT deve manter uma frequência de clube de 80% ou mais e 80% registro uniforme adequado.

4. Participar num programa de desenvolvimento de competências de liderança da Associação.

Requisitos de entrada de Nível 3

1. O TLT deverá ter pelo menos o 11º ano.

2. O TLT deve ter concluído o Programa TLT Nível 2.

3. Reenvie uma inscrição e registre-se novamente na conferência.

Deveres do TLT de Nível 3

1. O Diretor do TLT, em consulta com o TLT, atribuirá dois departamentos operacionais com os quais o TLT trabalhará durante o ano. Para um período de quatro meses e meio (em programas de nove meses) ou seis meses (em programas de doze meses), o TLT atuará como associado ao diretor ou ao funcionário designado responsável pelo departamento de operações designado. Após a conclusão bem-sucedida do primeiro atribuição operacional, o TLT passará para a segunda atribuição.

2. O TLT deve completar a maior parte do currículo do Guia Master.

3. O TLT deve manter uma frequência de clube de 80% ou mais e 80% registro uniforme adequado.

4. Participar num programa de desenvolvimento de competências de liderança da Associação.

Requisitos de entrada de Nível 4

1. O TLT deverá estar cursado, no mínimo, no 12º ano.

2. O TLT deve ter concluído o Programa TLT Nível 3.

3. Reenvie uma inscrição e registre-se novamente na conferência.

Deveres do TLT de Nível 4

1. O TLT, em consulta com o Diretor do TLT, escolherá uma área de operações para trabalhar durante o ano. O TLT atuará como associado ao diretor ou ao funcionário designado responsável pelo departamento de operações designado.

2. O TLT deve completar a maior parte do currículo do Guia Master.

3. O TLT deve manter uma frequência de clube de 80% ou mais e 80% registro uniforme adequado.

4. Participar num programa de desenvolvimento de competências de liderança da Associação.

Uniformes e Insígnias
Tira de Cargo


Cordão Trançado

Lenço e Arganel



Lenço
Boné


Pin



Uniforme Classe A

A insígnia do uniforme TLT é adicionada ao Uniforme Classe A listado no Manual da equipe de desbravadores.

Os itens obrigatórios são:

• Cordão trançado TLT vermelho e preto sobre o ombro esquerdo

• Lenço TLT Pathfinder com costura vermelha (em vez de preta) e o Arganel padrão dos TLT

• Distintivos de estrela de nível TLT no bolso esquerdo do peito, conforme conquistado. Estes se parecem o serviço regular da equipe é estrelado, exceto que a cor do esmalte é preta do que vermelho.

Itens opcionais* fornecidos pela NAD e AdventSource

• Faixa oficial TLT no braço direito entre a faixa com o nome do clube e Triângulo Desbravadores – opcional

• Pin TLT no bolso esquerdo do peito – opcional

• Patch TLT na faixa – opcional

Uniforme de campo

• A camiseta do TLT poderá ser usada pelos TLT no lugar do uniforme de campo em acordo com a política da Associação.
• A camisa pólo do TLT pode ser usada pelos funcionários do TLT no lugar de um campo uniforme de acordo com a política da Associação.




Insígnias uniformes estão disponíveis na AdventSource, incluindo o pin TLT, cabo TLT, Faixa de nome TLT e patch TLT aqui ilustrados.




quarta-feira, 3 de julho de 2024

Flâmulas no Clube de Desbravadores

 

Flâmulas

 

 



As Flâmulas são bandeiras comemorativas que antigamente eram usadas para celebrar e/ou divulgar qualquer tipo de evento, seja ele esportivo, político, religioso ou festivo. Ficaram mais conhecidas através de sua utilização nas divulgações das primeiras Copas do Mundo de Futebol nos anos 30.

A Flâmula é uma peça de pano, que pode ser triangular ou quadrangular, com as cores de determinada nação, país, agremiação, usada como símbolo. É constituída simbolicamente para a identificação de um time, de um Clube, de uma identificação de uma instituição, pode conter o Logo ou o Brasão. É um enfeite representado por uma bandeira pequena, estreita e comprida, terminada em bico ou em farpas, adornadas ou não, cuja extremidade termina em uma ponta ou não.

A Etmologia da palavra flâmula, tem sua origem no latim “flammula.ae”, que significa pequena chama.

Elas ficam bem em qualquer lugar. Pode ser numa sala, num quarto, numa varanda ou num escritório, ou mesmo numa sala de troféus. A flâmula é uma lembrança de um evento para ficar como decoração e uma lembrança do evento.

Você sabe porque existe a troca de flâmula no início dos Jogos de Futebol?

Modelos de Flâmulas



No cerimonial do Fair Play da FIFA, no Mundial da Copa do Mundo de 1938, há fotos de trocas de flâmulas pela primeira vez e esse costume segue até os dias de hoje. Essa troca iniciou com o escambo associado a história de guerras antigas. Quando as batalhas eram coisas de homens, travadas com lanças e cavalos. Entregar sua bandeira ao inimigo era sinal de rendição, respeito e reconhecimento da força e do valor dele. O Futebol resgata a simbologia. Se os dois capitães repetem esse gesto simultaneamente antes de uma partida, significa que eles nutrem os mesmos sentimentos nobres um pelo “exército” do outro.

Portanto a troca de flâmula é um sinal de respeito entre os times e acima de tudo uma forma de demonstrar reconhecimento com o futebol dos times rivais.

 





Flâmulas nos Desbravadores
 


Mas nos Clubes de Desbravadores isso iniciou faz muitos tempo. Ela foram feitas para os Camporis e estão em Sedes de Clubes de Desbravadores, Sala de Departamentais de Desbravadores, são usadas em Fanfarras de Clubes de Desbravadores, Flâmulas de Clubes ou Unidades, ou mesmo como flâmulas nos Museus de Desbravadores, para serem colocados materiais de exposição.
 
Flâmulas em Camporis

Nos Camporis tudo começou nos primeiros Camporis da Divisão Sul Americana e depois muitas vezes foram feitas para os Camporis de Associações, Veja:

Flâmula feita pelo Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale para serem dados aos Departamentais e aos Clubes amigos, no 
I Campori da Divisão Sul Americana.


Flâmula feita pelo Paraguay utilizada no 
I Campori da Divisão Sul Americana.



Flâmula feita pela Unión Incaica para o 
I Campori da Divisão Sul Americana.


Flâmula feita pelo Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale para serem dados aos Departamentais e aos Clubes amigos, no 
II Campori da Divisão Sul Americana. 


Flâmula feita pelo Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale para serem dados aos Departamentais e aos Clubes amigos, no 
II Campori da Divisão Sul Americana. 





Flâmulas feitas para serem dadas aos Clubes de Desbravadores na participação dos Eventos no III Campori da Divisão Sul Americana. 



Flâmula feita para serem dadas aos Clubes de Desbravadores na participação do  no IV e V Camporis da Divisão Sul Americana. 



Flâmula feita pelos Desbravadores e Ciclistas do Peru para serem dadas aos aos colaboradores que ajudaram na vinda deles no 
II Campori da Divisão Sul Americana. 

Flâmulas de Outros Camporis
















Flâmulas em Sede de Desbravadores

 





Flâmulas de Ideais


 













Flâmulas em Fanfarra


Nas Fanfarras de Desbravadores é um material como alegoria para que a Fanfarra fiquem mais bonitas. O primeiro Clube de Desbravadores a utilizar foi o Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale e remonta ao ano de 1981, quando foi usado pela primeira vez.



1º Flâmula usada na Fanfarra do Clube de Desbravadores

Luzeiros do Vale em 1981




1º Flâmula de Cornetas

 

2º Modelo de Flâmulas usadas na Fanfarra Luzeiros do Vale



3º Flâmula usada na Fanfarra dos Luzeiros do Vale

 


Atual Flâmula da Fanfarra





Atual Flâmula da Fanfarra



Hoje muitos Clubes de Desbravadores seguem como modelo aquilo que um dia no passado a Irmã Maria Lucia de Souza, teve a idéia de realizar na Fanfarra do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale. Veja exemplos:

 




Flâmulas em Museu dos Desbravadores   

  

Dois dos Museus de Desbravadores mais famosos do Brasil, que são o Museu da Divisão Sul Americana e o Museu Internacional dos Desbravadores, utilizam Flâmulas para apresentar seus materiais aos Desbravadores.

Hoje diversos Desbravadores estão aprendendo Histórias e Informações através de materiais, graças ao trabalho desses Museus.



  

Museu Desbravadores DSA

Curador: Sergio Rigoli

 




Flâmulas ao Fundo em Vermelho no

Museu Internacional dos Desbravadores

Curador: Carlos




    















Post realizado a pedido do amigo Ricardo Reis

  

Página Inicial