quarta-feira, 3 de julho de 2024

Flâmulas no Clube de Desbravadores

 

Flâmulas

 

 



As Flâmulas são bandeiras comemorativas que antigamente eram usadas para celebrar e/ou divulgar qualquer tipo de evento, seja ele esportivo, político, religioso ou festivo. Ficaram mais conhecidas através de sua utilização nas divulgações das primeiras Copas do Mundo de Futebol nos anos 30.

A Flâmula é uma peça de pano, que pode ser triangular ou quadrangular, com as cores de determinada nação, país, agremiação, usada como símbolo. É constituída simbolicamente para a identificação de um time, de um Clube, de uma identificação de uma instituição, pode conter o Logo ou o Brasão. É um enfeite representado por uma bandeira pequena, estreita e comprida, terminada em bico ou em farpas, adornadas ou não, cuja extremidade termina em uma ponta ou não.

A Etmologia da palavra flâmula, tem sua origem no latim “flammula.ae”, que significa pequena chama.

Elas ficam bem em qualquer lugar. Pode ser numa sala, num quarto, numa varanda ou num escritório, ou mesmo numa sala de troféus. A flâmula é uma lembrança de um evento para ficar como decoração e uma lembrança do evento.

Você sabe porque existe a troca de flâmula no início dos Jogos de Futebol?

Modelos de Flâmulas



No cerimonial do Fair Play da FIFA, no Mundial da Copa do Mundo de 1938, há fotos de trocas de flâmulas pela primeira vez e esse costume segue até os dias de hoje. Essa troca iniciou com o escambo associado a história de guerras antigas. Quando as batalhas eram coisas de homens, travadas com lanças e cavalos. Entregar sua bandeira ao inimigo era sinal de rendição, respeito e reconhecimento da força e do valor dele. O Futebol resgata a simbologia. Se os dois capitães repetem esse gesto simultaneamente antes de uma partida, significa que eles nutrem os mesmos sentimentos nobres um pelo “exército” do outro.

Portanto a troca de flâmula é um sinal de respeito entre os times e acima de tudo uma forma de demonstrar reconhecimento com o futebol dos times rivais.

 





Flâmulas nos Desbravadores
 


Mas nos Clubes de Desbravadores isso iniciou faz muitos tempo. Ela foram feitas para os Camporis e estão em Sedes de Clubes de Desbravadores, Sala de Departamentais de Desbravadores, são usadas em Fanfarras de Clubes de Desbravadores, Flâmulas de Clubes ou Unidades, ou mesmo como flâmulas nos Museus de Desbravadores, para serem colocados materiais de exposição.
 
Flâmulas em Camporis

Nos Camporis tudo começou nos primeiros Camporis da Divisão Sul Americana e depois muitas vezes foram feitas para os Camporis de Associações, Veja:

Flâmula feita pelo Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale para serem dados aos Departamentais e aos Clubes amigos, no 
I Campori da Divisão Sul Americana.


Flâmula feita pelo Paraguay utilizada no 
I Campori da Divisão Sul Americana.



Flâmula feita pela Unión Incaica para o 
I Campori da Divisão Sul Americana.


Flâmula feita pelo Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale para serem dados aos Departamentais e aos Clubes amigos, no 
II Campori da Divisão Sul Americana. 


Flâmula feita pelo Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale para serem dados aos Departamentais e aos Clubes amigos, no 
II Campori da Divisão Sul Americana. 





Flâmulas feitas para serem dadas aos Clubes de Desbravadores na participação dos Eventos no III Campori da Divisão Sul Americana. 



Flâmula feita para serem dadas aos Clubes de Desbravadores na participação do  no IV e V Camporis da Divisão Sul Americana. 



Flâmula feita pelos Desbravadores e Ciclistas do Peru para serem dadas aos aos colaboradores que ajudaram na vinda deles no 
II Campori da Divisão Sul Americana. 

Flâmulas de Outros Camporis
















Flâmulas em Sede de Desbravadores

 





Flâmulas de Ideais


 













Flâmulas em Fanfarra


Nas Fanfarras de Desbravadores é um material como alegoria para que a Fanfarra fiquem mais bonitas. O primeiro Clube de Desbravadores a utilizar foi o Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale e remonta ao ano de 1981, quando foi usado pela primeira vez.



1º Flâmula usada na Fanfarra do Clube de Desbravadores

Luzeiros do Vale em 1981




1º Flâmula de Cornetas

 

2º Modelo de Flâmulas usadas na Fanfarra Luzeiros do Vale



3º Flâmula usada na Fanfarra dos Luzeiros do Vale

 


Atual Flâmula da Fanfarra





Atual Flâmula da Fanfarra



Hoje muitos Clubes de Desbravadores seguem como modelo aquilo que um dia no passado a Irmã Maria Lucia de Souza, teve a idéia de realizar na Fanfarra do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale. Veja exemplos:

 




Flâmulas em Museu dos Desbravadores   

  

Dois dos Museus de Desbravadores mais famosos do Brasil, que são o Museu da Divisão Sul Americana e o Museu Internacional dos Desbravadores, utilizam Flâmulas para apresentar seus materiais aos Desbravadores.

Hoje diversos Desbravadores estão aprendendo Histórias e Informações através de materiais, graças ao trabalho desses Museus.



  

Museu Desbravadores DSA

Curador: Sergio Rigoli

 




Flâmulas ao Fundo em Vermelho no

Museu Internacional dos Desbravadores

Curador: Carlos




    















Post realizado a pedido do amigo Ricardo Reis

  

Página Inicial

    



Nenhum comentário:

Postar um comentário