sábado, 26 de julho de 2025

Pastor Alfred Kwasi Ansiem

 

Pastor Alfred Kwasi Asiem

Pastor Alfred Kwasi Ansiem


O Pastor Alfred Kwasi Ansiem, ou mais conhecido como Pastor Alfred Asiem, nasceu no ano de 1978, na Cidade de Asanta, na Região Ociedental de Gana.

Enquanto estava em Gana, recebeu forte vocação para ser Pastor. Com uma trajetória sólida e inspiradora tem sido Adventista de uma segunda geração.

Sua formação básica começou em Gana, seu próprio país, onde em 2000 se formou em Teologia.


Iniciou seu Ministério Pastoral , no ano de 2001, no Sudoeste de Gana, como Pastor Distrital. . Desde então, tem se dedicado sua vida a Obra Adventista.

Em 2001 foi eleito como Pastor Associado da Associação Sudoeste de Gana. Em 2003 foi nomeado Pastor Distrital. Em 2005 foi eleito Diretor Associado da Juventude pela Associação do Sudoeste de Gana. Já no ano de 2011 foi nomeado como o novo Diretor da Juvetude pela Associação do Sudoeste de Gana. Em 2016 foi chamado para servir na União Sul de Gana, como Diretor de Jovens, além de trabalhar no Ministério das Possibilidades Adventista e como Diretor de Música, permanecendo até Junho de 2022, quando foi eleito Diretor de Jovens da Divisão Centro Ocidental da África (WAD).

Em 2023, durante o Campori de Gana, liderou mais de 100 Batismos incluindo de sua própria filha.




Em Julho de 2025 foi eleito o 9º Diretor Mundial para Desbravadores e Aventureiros, durante a 62ª Sessão da Conferência Geral em Stº Louis, nos Estados Unidos.

Sua liderança tem se caracterizado por um grande enfoque espiritual e uma grande paixão Missionária.

O Pastor Asiem é Bacharel em Religião pela Valley View University, em ACCRA, em Gana. É Mestrado em Artes pela Universidade Adventista da África. É Mestrado em Ministérios e Missão da Igreja, durante o período 2012 a 2014, pelo Instituto de Estudos Avançados (ALLAS), nas Filipinas.

É Doutorado na Universidade Adventista da África (AUA), no Quênia, em Ministérios de Jovens e Adultos.

É casado com Esther Asiem com que tiveram duas filhas : Ellen e Lois.



 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Pastor Sibusino Mbulazi Klumalo

 

Pastor 

Sibusiso Mbulazi Khumalo



O Pastor Sibusiso Mbulazi Khumalo, mais conhecido como Pastor Busi Khumalo, nasceu em 22 de Abril, em Temba, na província de Gauteng, na África do Sul.

A história de sua vida e Ministério é melhor demonstrada pela forma de como Deus o guiou, desde sua infância. Quando era pequeno gostava de pregar  para as galinhas que tinham no quintal de sua casa. Mais tarde sua mãe contou a ele que quando estava grávida implorou a Deus que se o filho que ela carregava fôsse um menino, que ela dedicaria ao Serviço de Deus.

Os anos se passaram e Busi iniciou seus estudos na Bethel High School, onde depois de anos se formou em Teologia.

Em 14 de Agosto de 1994, casou-se com Evodia Maipato Khumalo.

Já como um Jovem Pastor jurou a Deus  e a sua esposa que jamais aceitaria um convite ou chamado da Igreja para servir como Diretor de Jovem. A sua justificativa para essa posição é que não se considerava digno de tal chamado, pois não acreditava possuir as habilidades e capacidade para tal posição.

Ao iniciar seu Ministério, seviu como Pastor em Dubar, na África do Sul. Porém em 2003 Deus tentando provar  que ele estava errado, recebeu o convite para servir como Diretor de Jovens da União da África Austral. Era uma tarefa árdua devido sua falta de Experiência. Mas ele permaneceu neste cargo no período de 2003 a 2010.

Em seguida foi nomeado para ser o Ministerial do Departamento de Jovens e Capelania da Divisão Africana do Sul e Oceano Índico (SID), no período de 2010 a 2022.

Em Janeiro de 2023, iniciou um novo trabalho, recebendo chamado para ser o novo Diretor Mundial do Ministério Jovem  da Conferência Geral.

Sua formação Acadêmica é composta por: Bacharel em Teologia,Mestrado em Artes pela Helderberg College e Mestrado em Estudos de Religião novamente pela Helderberg College

Sabe falar 10 idiomas , como: Zulu, Inglês, Shoza, Northern Sotho, Ndbele, South, Swati, Tsonga, Venda e Afrikaans.

Sua profunda paixão pelo Ministério Jovem tem raízes nas palavras finais  do Voto dos Desbravadores “Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal, guardarei a Lei dos Desbravadores, Serei um Servo de Deus e um Amigo de Todos”. Conhecido por sua liderança enérgica e compassiva, Khumalo tem se dedicado a inspirar e capacitar os jovens a crescerem espíritualmente e a se engajarem ativamente na Missão da Igreja.

Ele é casado com Evodia Maipato Khumalo e tem um casal de filhos: Sihe (menino) e Side (menina).

Fora do Ministério seu hobby são: Ler, Correr e Viajar.


Durante a 62º Sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Pastor Busi Khumalo foi reeleito para o período de 2025 a 2030, como Diretor do Ministério Jovem.




 

 

quarta-feira, 23 de julho de 2025

A História do Gerenciamento de Clubes - SGC


Sistema de Gerenciamento de Clube

História do SGC



Mas você pode perguntar: Como tudo começou? De onde surgiu a ideia? Quem construiu o projeto?

Hoje você irá aprender aqui no Blog Desbravadores é Aqui, toda a história.

Vejamos:

Muitas histórias começam com personagens que tinham um sonho de realizar algo, e então, toda a história passa a contar a jornada desse personagem, rumo a realização do seu sonho. Certo? Pode ser que sim, mas não é o caso do Sistema de Gerenciamento de Clube, o “SGC”. As coisas foram acontecendo porque Deus foi abrindo portas e motivando líderes a sonhar! Foi ele quem planejou...



O SGC hoje é uma plataforma de gestão e suporte online, inclusive para o Ministério de Clubes de Desbravadores e Aventureiros da Divisão Sul Americana (DSA) e da Divisão Norte Americana (NAD) da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


Pastor  James Wasth

Rodrigo Dias Dorval
"O Idealizador"


Tudo começou no ano de 2005, no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), região Centro Oeste do Brasil, quando surgiu um embrião a partir de uma “dor” do então Departamental Pastor James Wasth: Um Sistema de Inscrição de Eventos. Ele consegue motivar o então estudante de Análise de Sistemas, Rodrigo Dias Dorval, que também era Coordenador Geral da Associação Sul Mato-Grossense (ASM) da União Centro Oeste Brasileira (UCOB), para desenvolver voluntariamente uma pequena plataforma para atender este evento, o X Campori da ASM, “Pés na Terra e Olhos no Céu “, na Cidade de Dourados – MS. Nesta plataforma, seria possível inscrever nomes de participantes, e no final, anexar o comprovante de pagamento do depósito bancário, que na época era quase sempre realizado nos Caixas Eletrônicos nas Agências Bancárias ( sim estamos falando de 2005...). Esse Sistema também controlaria a pontuação dos pré requisitos e das atividades desenvolvidas pelos Clubes durante o evento.


É importante lembrar que a vida dos Clubes antes de 2005 era um universo de gestão completamente analógico! Não havia contratação de seguro anual, eventos eram controlados por listas enviadas por Fax, Prints ou Planilhas, pontuação de ranking ou eventos eram planilhas cheias de cálculos que somente o Staff tinha acesso, os resultados não eram publicados ou disponibilizados online, classes e especialidades eram feitas e certificados eram assinados deixando uma única comprovação aquilo que o membro conseguia guardar de certificados e comprovantes em papel. O Universo do Clube eram sempre local.


Não se sabia ao certo a quantidade de Clubes e Membros nas Associações e muito menos estatísticas e dados sobre as atividades realizadas, organizadas por Associações, Uniões, Países ou pela Divisão. Importante dizer que já havia algumas iniciativas de Sistema em algumas regiões da América do Sul, em forma de software (para ser instalado em computadores) e até plataformas online, mas sempre dentro de uma esfera de Associações.



Depois do X Campori da ASM, este Sistema chamado na época de “Intranet do Ministério Jovem” foi se expandindo na ASM, passando para o conceito de acesso por módulos (permitindo assim customizar o acesso) e com novas funcionalidades de Secretaria, como Registro de Classes, Especialidades, Unidades, Ranking do Campo e Registro do Calendário dos Clubes.


Pastor Odair Almeida


Em 2008 a então Missão Mato Grossense (MMT) da UCOB, n época liderada pelo Pastor Odair Almeida, se interessou pela “Intranet do Ministério Jovem” e implanta no Estado de Mato Grosso (Brasil) a plataforma que passa a se chamar “Secretaria Online do Ministério Jovem”, ou simplesmente “Secretaria Online” ou “SecJa”.


Neste ano é desenvolvida mais alguns módulos para a ASM e MMT, como: Patrimônio, Transferências, Documentos, Tesouraria e a Ficha Médica do membro.


Rodrigo Dias Dorval


Durante esse período (2006-2008), Rodrigo Dias Dorval funda a RDorval Soluções em Tecnologia na Missão Sergipe Alagoas (MSA) da União Nordeste Brasileira (UNeB) que decide que a MSA também precisava do “SecJa”, e no dia 26 de Fevereiro de 2009 a RDorval Soluções em Tecnologia é contratada para desenvolver e aprimorar a plataforma, que não mais seria gerenciada voluntariamente nas horas vagas do Rodrigo Dorval, e sim de forma permanente e contratual pela Empresa RDorval.

Pastor Elmar Borges


Poucos meses depois, no dia 27 de Abril de 2009, o Departamental da União Nordeste Brasileira, Pastor Elmar Borges, em visita ao Pastor Odair Almeida, descobre que a MSA – Missão Sergipe Alagoas, estava desenvolvendo um tal de “SecJA” e inicia as tratativas com a RDorval para implantar a plataforma em toda a UNEB, que naquela época abrangia desde o Estado do Piauí até o Sul do Estado da Bahia. A plataforma sofre uma série de alterações para suportar agora um módulo com várias Associações no mesmo banco de dados e com um propósito inicial claro: gerenciar o III Campori da UNEB – União Nordeste Brasileira “Nascidos para Brilhar”, na Cidade de Parnamirim – RN, que ocorreu entre os dias 11 a 16 de Fevereiro de 2010.


Esse Campori com 372 Clubes e 14 mil participantes é outro marco histórico, pois foi o 1° Campori de União usando o “SecJA”, usando pela primeira vez boletos bancários como forma de pagamento, pré requisitos preenchidos pelos Clubes e aprovados pelos Regionais e com toda pontuação no evento gerenciada via plataforma, através do código de barras. No encerramento , cada Clube recebeu em um envelope uma carta com o extrato detalhado da pontuação, e um troféu com as estrelas baseados na pontuação final.


Pronto! Era esse “case” que faltava e a notícia era espalhada por todo o Brasil! Na sequência entre 2010 a 2013 as Uniões e alguns Campos começam a implantar a plataforma e obviamente que com isso a “SecJA” vai ganhando mais funcionalidades:


2010

• União Centro Oeste Brasileira (UCOB)

Pastor Nelson Milanelli


2011

• Associação Espírito Santense (AES/USEB)

Pastor Pedro Rodrigues da Silva


• Associação Paulista Central (APaC/UCB)

Pastor Alceu de Assis Filho


• União Noroeste Brasileira (UNoB)

Pastor Donato Azevedo


• União Norte Brasileira

Pastor Helbert Almeida


2012

• União Sudeste Brasileira

Pastor Ivay Araujo


2013

• Associação Paulista Leste (APL/UCB)

Pastor Paulo Fernandes


• União Sul Brasileira (USB)

Pastor Elmar Borges


Pastor Udolcy Zukowski
 

Depois de 8 anos, aquilo que começou em 2005 sendo desenvolvido nas horas vagas, e que ao longo dos foi recebendo investimentos das Uniões, é apresentado para a Divisão Sul Americana, no dia 01 de Março de 2014, em uma reunião na Sede da DSA – Divisão Sul Americana, com a presença do Pastor Udolcy Zukowski, Departamental do Ministério de Desbravadores e Aventureiros, de sua Secretária Tânia Fanti e para o gerente financeiros Telson Vargas e o gerente de tecnologia Wendel Percia.


Naquele momento a prioridade era ter uma plataforma provisória para atender o IV Campori da Divisão Sul Americana “Encontro Marcado na Eternidade”, realizado nos dias 07 a 12 de Janeiro de 2014, em Barretos – SP. Essa plataforma provisória foi lançada em 25 de Abril de 2013 e atendeu exclusivamente o Campori com inscrições Online, Check-In, Pagamentos, Pontuação, Ingressos, Hospitais, Seguros, enquanto uma plataforma bilingue (Português e Espanhol) a partir do Código Fonte do “SecJa” era customizada em paralelo, para ser implantada em todo território da DSA - Divisão Sul Americana depois do Campori.




Então, finalmente após 11 meses de customização e traduções, no dia 26 de Janeiro de 2015, é oficialmente lançado o SGC – Sistema de Gerenciamento de Clubes, e inicia-se uma jornada de implantação em todos os 8 países que compõe o território da DSA: Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, num total de 16 Uniões. Essa jornada foi concluída apenas em 2018, percorrendo cada região do nosso amplo território.




Em 01 de Fevereiro de 2016, foi lançado o Portal “Encontre um Clube”, com dados integrados ao SGC, mas com o foco em atender o membro do Clube e as Unidades (Conselheiros).


No dia 27 de Agosto de 2017 lançado o Portal de Eventos, também conectados ao SGC, mas com foco em inscrições on-line individuais, onde cada membro realiza sua inscrição e pagamento.


Com o “case” do sucesso do V Campori da Divisão Sul Americana “A Melhor Aventura”, realizado entre os dias 08 a 20 de Janeiro de 2019 (2 Edições) na Cidade de Barretos – SP, líderes Norte Americanos levam para os Estados Unidos – EUA, a ideia do SGC e em 12 de Abril de 2019 o SGC passa a funcionar também nos Estados Unidos, na Divisão Norte Americana, inicialmente na Conferência (Associação) da Flórida e na sequência, em 03 de Fevereiro de 2020, na Conferência do Texas. Após 2 anos nestes dois campos pilotos, a Divisão Norte Americana decide implantar o SGC em todo seu território, no dia 25 de Fevereiro de 2021.


Com 2 Divisões usando o SGC, chega o momento de atualizar a plataforma, então inicia-se no dia 09 de Abril de 2022 o desenvolvimento de uma nova versão do SGC, com layout mais moderno, Flexível, Mobile, Novas Tecnologia, APIs, Inteligência Artificial e com dezenas de novos recursos, sendo finalmente lançado no dia 22 de Agosto de 2024 para a Divisão Norte Americana e no dia 02 de Dezembro de 2024 para a Divisão Sul Americana.


O Sistema conta com ferramentas organizadas em 153 sub-módulos, divididos em 22 módulos, e com 8 níveis de acesso: Divisão, União, Associação / Missão, Distritos, Pastorais, Coordenações Regionais, Coordenações Distritais, Clubes e Unidades. Cada nível com seus respectivos módulos customizáveis.




 
Rodrigo Dias Dorval


A Plataforma é desenvolvida usando a linguagem PHP, Dart para APPs e APIs, Banco de Dados, Maria DB (4 Banco de Dados), distribuídos em 5 Servidores hospedados pelo Instituto Adventista de Tecnologia – IATec.


Esse ano de 2025 aquela ideia embrionária que nasceu no coração de Desbravadores de Mato Grosso do Sul completa 20 anos, de lutas e desafios e acima de tudo de uma “Virada de Chave”, no Ministério dos Clubes em 2 Divisões ao redor do Mundo! Seja bem vindo ao Sistema de Gerenciamento de Clubes








domingo, 11 de maio de 2025

A História do Clube de Desbravadores em Ontário no Canadá

 

 

A História do

Clube de Desbravadores em Ontário – Canadá



 

 

Em 1950, o Departamento de Jovens da Conferência Geral reconheceu o Clube de Desbravadores no dia 24 de Agosto de 1950, como um Programa que viria a se desenvolver em uma grandiosa organização mundial e que impactaria positivamente a vida de muitos Desbravadores. Esse programa foi adotado pelas Divisões Mundiais, incluindo a Divisão Norte Americana, (para maiores detalhes, leia o livro The Pathfinders Story, de John Hancook).

Vendo o valor deste Ministério, o Departamento Jovem da Associação de Ontario, implementou o programa Pathfinders (Desbravadores), para crianças e Adolescentes de 10 a 15 anos.

Em Ontário, há oito distritos Pathfinder, cada um supervisionado por um Coordenador Distrital. Cada distrito é subdividido em áreas monitoradas por Coordenadores de Área. Um Coordenador Executivo preside o Comitê Executivo do Ontario Conference Pathfinder Council (OCPC), e o Conference Pathfinder Director supervisiona o ministério Pathfinder em Ontário.


Antigo


Atual


Você sabia que há 47 anos, quando o Pathfinder Ministry começou em Ontário, havia apenas quatro clubes (Harvie — agora Toronto West, Mississauga, Perth e Toronto East)? E hoje há 70 clubes oficiais e 1200 Pathfinders em nossa Conferência?

 



Abaixo estão os Diretores de Jovens e Diretores de Jovens Associados, que ajudaram a moldar o Clube de Desbravadores em Ontário, no Canadá em parceria com os membros leigos.  

 

Pastor Gordon Pifher

 

1979 – 1985 : Pastor Gordon Pifher

1986 – 1988 : Sr. Bryan Lee

1988 – 1989 : Pastor Jason McCraken

1989 – 1991 : Pastor Milton Perkins e Pastor Frankie Lazarus

1991 – 1994 : Pastor Milton Perkins

1994 – 2006 : Pastor Frankie Lazarus e Pastor Cyril Millett III

2006 – 2012 : Pastor Cyril Millett III

2006 – 2009 : Pastor Charles Lider (Diretor Associado de Jovens (Especialista em Desbravadores)

2009 – 2013 : Pastor Edwin Martin, Diretor Associado da Juventude (Diretor de Aventureiros e Desbravadores).

2013 – 2016 : Pastor Geraldo Oudri

2016 até o Presnete : Pastor John Scott

2013 – Presente : Pastor Edwin Martin – Diretor do Adventurer, Pathfinders & Master Guide Ministries (também atua como representante do SDACC no Comitê Pathfinders da NAD (Divisão Norte Americana)

 

Coordenadores Executivos do Pathfinder:

1980 David Clarke

1993 Russel Lambert

2005 Chris Concessão

2007 Alex Rowe

2010 Russel Lambert

2017 Chester Lewis

 


Linha do tempo


1978

A primeira Federação de Desbravadores organizada em Ontário foi formada e foi chamada de “Federação de Desbravadores de Toronto” ou “The Toronto Pathfinder Federation”

A Federação era composta pelos seguintes clubes:

* Toronto East, sob a direção de Narva Griffin

* Toronto West, sob a direção de Paul Jones

* Toronto Perth, sob a direção de Dawn Edwards

* Mississauga, sob a direção de David Clarke

 

Os oficiais eleitos para liderar a Federação foram:

David Clarke, Diretor da Federação

Dawn Edwards, Secretária

Paul Jones, Tesoureiro

Frank Lake, Mestre de Treinamento

 

1979

O Pastor Gordon Pifher se juntou à Conferência como Diretor de Jovens.

 

1981

A Federação de Desbravadores da Conferência de Ontário foi oficialmente formada sob a direção do Pastor Gordon Pifher, com David Clarke nomeado coordenador.

 

 1985

Campori Internacional “Nós Somos Suas Mãos” no Camp Hale, Colorado.

A Ontario Pathfinder Federation participou de seu primeiro Campori na América do Norte sob a liderança de David Clarke, coordenador de Ontário, e Ruth Weidner, secretária da Conference Pathfinder.

A Divisão Norte-Americana também fez mudanças no Ministério da Juventude e separou o Ministério AY do Ministério Pathfinder.

 

1989

Campori Internacional “Nós Somos Suas Cores” Campori da Amizade, Mt. Union, Pensilvânia.

David Clarke foi nomeado coordenador da União Canadense e da Conferência de Ontário no Campori da Amizade Norte-Americana.

Os líderes da Divisão Norte-Americana apresentaram um programa de mudança da Pathfinder Federation para o Pathfinder Council para conferências. Isso também introduziu planos para a separação dos Pre-Pathfinders dos Pathfinder Clubs para o Children's Ministry Department, que então se tornaram os Adventurer Clubs. David Clarke foi nomeado representante da Canadian Union para o NAD Church Ministry Department Committee para o desenvolvimento do Adventurer Club Program.

 

1990

O primeiro Comitê Constitucional foi composto por:

– Janice Maitland

– Donnamae Wright

– Letícia Ince de Rue

– Glen Greer

– David Clarke

O “Pathfinder Council” da Conferência de Ontário foi formado e seu conselho executivo foi eleito:

– David Clarke, Coordenador Executivo

– Ruth Weidner, Secretária

– Letitia Ince de Rue, Tesoureira

– Gilbert Correces, Coordenador do Distrito Central

– Donnamae Wright, Coordenadora do Distrito Leste

– Dorothy Chamberlain, Coordenadora do Distrito Norte

– Russell Lambert, Eliseo Lagazo, Aurora Adap e

Janice Maitland, Coordenadoras de Área

– Glenn Greer, Coordenador de Instrução

– Ted Gooden, Mestre de Treinamento

 

1991

O Ministério dos Desbravadores cresceu para 50 clubes organizados e os clubes de Aventureiros totalizaram 21.

Um total de 91 batismos foram relatados pelos 50 clubes naquele ano, totalizando 91.

 

 1993

Russell Lambert, eleito Coordenador Executivo pelo eleitorado do Pathfinder.

 

 1994

Campori Internacional “Dare to Care”, 2 a 6 de agosto, Denver, Colorado

 

1999

“Descubra o Poder” Campori Internacional, Oshkosh Wisconsin

 

2004

Campori Internacional “Faith on Fire”, 9 a 14 de agosto, Oshkosh Wisconsin

 

2005

Chris Grant, eleito Coordenador Executivo pelo eleitorado do Pathfinder.

 

2007

Alex Rowe, eleito como Coordenador Executivo. O mandato do Coordenador Executivo mudou de dois anos para três anos

“Amazin-Grace” Campori de Desbravadores de Ontário, Guelph

 

2008

Feira Pathfinder “Connect dot Com”, Downsview Park

18 de outubro, a OCPC recomendou a organização do Ministério do Guia Mestre sob os auspícios do Departamento da Juventude

O Conselho de Desbravadores da Conferência de Ontário adaptou as mudanças uniformes de 2000 da NAD

 

2009

“Courage to Stand” Campori Internacional, 11 a 15 de agosto, Oshkosh Wisconsin. O Corpo de Tambores da Conferência de Ontário participou das Cerimônias de Abertura.



 

2010

Russell Lambert foi eleito novamente pelo eleitorado do Pathfinder como Coordenador Executivo.

“Ancorados em Cristo” Campori do Desbravador de Ontário, Guelph

Bolsa Pathfinder conceituada

Mudança de distrito eleitoral de seis para oito distritos, a saber:

 

1.   Metro Leste

2.   Metro Oeste

3.   Metrô Central

4.   Norte de Ontário

5.   Leste de Ontário

6.   Durham

7.   Casca

8.   Sudoeste de Ontário

A Asssociação de Ontario através do Pelotão de Ordem Unida do Pathfinder Drum Corps recebeu grandes elogios da Governadora Geral, Michaëlle Jean, do Primeiro Ministro Stephen Harper, do Primeiro Ministro Dalton McGuinty e do Prefeito David Miller na 28ª edição anual do BBPA Harry Jerome Awards, realizado no Toronto Congress Centre.

 

2011

De 1 a 6 de agosto, o primeiro Camporee Pathfinder “Fan the Flame” do Leste do Canadá foi realizado no Awacamenj Mino Scouts Camp, Duclos, Quebec, liderado pelo Ontario Conference Pathfinder Council. Os clubes participantes incluem aqueles das conferências de Ontário e Quebec com convidados de Barbados e Jamaica.

 

2012

“Shine 4 Ever” Campori do Pathfinder de Ontário, Guelph

As primeiras beneficiárias da bolsa Pathfinder Scholarship foram Jyssica Delpeche e Michelle Lefleur.

A Ontario Conference se junta ao Pathfinder Bible Experience, o programa oficial de testes bíblicos da NAD para Pathfinders. Primeira equipe a representar o Canadá no evento de nível NAD: Durham Trailblazers da College Park Church

 

2013

Feira Pathfinder “De volta ao Éden”, Petticoat Creek, Pickering.

Vencedor da Conferência Pathfinder Bible Experience Ontario e do SDACC: Berea Beacons do Metro East District.

 

2014

As seguintes equipes do Ontario Conference Pathfinder avançaram para o evento NAD:

1.   Berea Beacons (1º lugar)

2.   Maharlika Equipe A (2º lugar)

3.   Durham Trailblazers (1º lugar)

Campori Internacional “Forever Faithful”, 11 a 16 de agosto, Oshkosh, Wisconsin

 

2015

Experiência bíblica do NAD Pathfinder realizada na Southwestern Adventist University, Keene, TX

Vencedores do 1º lugar:

1.   Metro Leste – Berea Beacons

2.   Metro Central – Equipes Maharlika A

3.   Metro Central – Maharlika Equipe B

4.   Região de Durham – Durham Trailblazers Equipe A

5.   Região de Durham – Durham Trailblazers Equipe B

Os Pathfinders participaram da Operação Limpeza e da distribuição de folhetos GLOW durante os Jogos Pan-Americanos realizados em Toronto de 10 a 26 de julho.

 

2016

O 2º Campori de Desbravadores “Refresh / Rafraichir” do Leste do Canadá foi realizado de 2 a 7 de agosto no Acampamento Escoteiro Awacamenj Mino, Duclos, Quebec.

 

2017

ReBOOT CAMPoree realizado de 21 a 25 de julho na Brant Conservation Area, Brantford, ON

Chester Lewis foi eleito em 15 de outubro pelo grupo eleitoral Pathfinder como Coordenador Executivo do OCPC, com Russell Lambert e Gloria Allen como Coordenadores Executivos Assistentes.

 

2018

Ano de Evangelização AMP

 

2019

Campori do Caminho Internacional Escolhido, Oshkosh, WI

 De 12 a 17 de agosto, os clubes de MG participaram do Chosen International Campori realizado em Oshkosh, WI

 

·         Em 15 de setembro, o 2º OMG Extreme Challenge foi realizado no Treetop Trekking, em Stouffville, ON

 15 clubes de guias mestres baseados em igrejas registrados

 Programa de recertificação realizado em 17 de novembro na Primeira Igreja Adventista Filipino-Canadense com o tema “#Siga-me”

 

2020

 O Campori “EU SOU” foi adiado devido à pandemia da COVID-19

Nos dias 11 e 12 de julho, o primeiro Master Guide Exploration Virtual Camp foi realizado com 206 participantes.

O programa online MGTV foi lançado em 2 de novembro sob a liderança de Michelene Salmon, Coordenadora Executiva da OCMGC, e do Pastor Edwin Martin, Diretor do AMP Club Ministries.

  A Convenção Virtual de Guias Mestres e a Reunião Geral Trienal foram realizadas nos dias 21 e 22 de novembro via Zoom, onde MG Robert English, ex-coordenador do Distrito Metro East, foi eleito coordenador executivo do Conselho de Guias Mestres da Conferência de Ontário para o período de 2021 a 2023.

Outros oficiais eleitos da OCMGC incluem os seguintes: Secretária: Tamika FaircloughBrown; Capelão: Pastor Travis Afflick; Capelão Assistente: Pastor Josue Manigat; Coordenadores Distritais: Nyoni Obert Bafana, Carla Bromfield, Sophia Bailey, Arleen Downer, Alexis Fedeé, Marcia Martin-Thomas, Shanelle Racine e Ralph Seraphin.


2021

O Virtual AMP Leadership Summit com o tema “Power Beyond our Walls” foi realizado de 24 a 26 de setembro via Zoom e no site amp – summit.ca .

 

2022

 O Campori do Guia Mestre “Connected to the Rock” foi realizado de 30 de setembro a 2 de outubro no Camp New Lowell. O palestrante convidado foi o pastor Roger Wade.

A convocação dos Guias Mestres foi realizada em 3 de dezembro na Igreja de Scarborough em comemoração ao 100º aniversário do Ministério dos Guias Mestres.

 2023

O Pastor Edwin Martin foi reeleito como Diretor do Ministério do Clube AMP para outro mandato de 5 anos por ocasião da Sessão Constituinte da Conferência de Ontário realizada no Centro Internacional em 4 de junho.

O Conselho Mestre de Guias da Conferência de Ontário realizou  sua Reunião Geral Trienal em 19 de novembro na Igreja Adventista de Scarborough com a eleição do seguinte novo conjunto de membros do Comitê Executivo do OCMGC.


                                                                                                   

Houve muito o que comemorar em 19 de setembro, o 70º  Aniversário  do Pathfinder Ministry mundial e o 45º Aniversário  dos Pathfinders de Ontário. Esses marcos só acontecem uma vez. Assim, nosso diretor Pathfinder, Edwin Martin, e os líderes leigos Pathfinder sabiam que tinham que seguir em frente com os planos para um Pathfinder Camp Meeting especial, apesar da COVID-19.

A equipe tinha esperança de um evento presencial, mas em junho, conforme a pandemia continuava, eles decidiram mudar para o virtual. Eles rapidamente anunciaram planos para organizar um coral e uma orquestra virtuais sob o comando do Príncipe Pascual, líder do Durham Fil-Can Pathfinder; então, subcomitês foram formados para planejar um Pathfinder Camp Meeting virtual de três partes.

Tornar-se virtual teve seus benefícios. Por um lado, era mais fácil e menos dispendioso planejar. Por outro, as peças se encaixaram quando os antigos Pathfinders e atuais líderes Akeem e Deandra Favorite (que também serviram como anfitriões de uma sessão) escreveram um roteiro e os participantes foram recrutados.

Os participantes incluíram Pathfinders atuais e antigos, líderes atuais e antigos e quatro excelentes palestrantes — Andres Peralta, líder do World Pathfinder, pastor Frankie Lazarus, pastor de Mount Olive (cujo sermão não foi exibido devido a dificuldades técnicas), Nyjel Camanzo, um Pathfinder de Hamilton e pastor Jordane Smith, um antigo Pathfinder que agora serve como pastor de jovens adultos para a College Heights Church (Universidade Burman). Eles também garantiram os administradores da Ontario Conference, Mansfield Edwards, presidente, falando em um painel sobre o futuro dos Pathfinders, e Jakov Bibulovic, secretário executivo, oferecendo saudações em nome da Ontario Conference.

Por três meses, o comitê de planejamento se reuniu semanalmente, e entrevistas/gravações foram realizadas quase todos os dias quando setembro chegou. O comitê estabeleceu os seguintes objetivos:


1) ver como Deus nos guiou no passado;

2) reconhecer os pioneiros que foram fundamentais para levar o ministério aonde ele está agora;

3) celebrar o atual ministério Pathfinder, com testemunhos de Pathfinders atuais e antigos; e

4) dar uma olhada intencional no futuro deste ministério e como podemos apoiar a próxima geração de Pathfinders para se tornarem discípulos de Cristo.

Eles então criaram um programa ambicioso com três segmentos: Connected: qual é a sua história? (Sessão 1); Connected: onde eu pertenço? (Sessão 2); e The Connection Continues (Sessão 3). Esses segmentos focaram no passado, presente e futuro dos Pathfinders, respectivamente. Ao longo do dia, os espectadores aproveitaram um programa no estilo de notícias (Ontario Pathfinder News Network), mensagens poderosas, depoimentos e painéis envolventes, números musicais e muito mais.

No dia 19, houve algumas falhas técnicas, mas a equipe no ar e nos bastidores se esforçou para apresentar um programa geral excelente. O trabalho duro deles valeu a pena, com uma média de 300 espectadores no YouTube (excluindo os do Facebook) para as três sessões, 415 para a sessão da manhã. Os espectadores ao vivo vieram de Ontário e além, incluindo o Reino Unido, Brasil e México. Além disso, agora há 2.376 visualizações para o serviço da manhã, 1.136 para a tarde e 747 para a noite.

 Aqui estão apenas alguns destaques deste evento único:

Pathfinders Got Talent.  

O acampamento começou com um estrondo literal quando nosso Ontario Pathfinder Drum Corps — vencedores do primeiro prêmio no Oshkosh Camporee — nos conduziu a um dia de ação de graças. Durante todo o dia, os Pathfinders também foram apresentados com destaque como anfitriões, facilitadores de painel e entrevistadores. No geral, os jovens anfitriões pareciam calorosos, confiantes e bem falantes. Eles também forneceram belas músicas especiais, variando de solos a duplas de irmãos, ao coral e orquestra virtuais. Outro tema do dia foram as habilidades de liderança ao longo da vida adquiridas por meio dos Pathfinders, com ex-Pathfinders agora prosperando em suas carreiras, seja no ministério (pastores RJ Bebec e Sheldon Imperio), jornalismo (Simone Douglas) ou outros campos. E, claro, os palestrantes Nyjel (que também representou o Ontario Pathfinders como palestrante de Oshkosh) e o pastor Smith, um ex-Pathfinder, ofereceram provas tangíveis dos frutos do Pathfinder Ministry.

Ruth Weidner (ex-funcionária de suporte do Pathfinder Ministry) comentou mais tarde: “Foi emocionante ver tantos Pathfinders, os talentos e habilidades que cada um deles tem e que podem ser usados ​​para Deus. Continue a nutrir os Pathfinders em sua igreja. Não espere até que seja tarde demais.”

 

História do Ontario Conference Pathfinder Council.  

O Pathfinder Ministry em Ontário cresceu exponencialmente, com a ajuda de muitos líderes leigos dedicados, pastores, diretores da Ontario Conference e equipe de apoio. Em um painel com a equipe de apoio da Conference que serviu no Pathfinder Ministry, Weidner falou sobre a fundação da Pathfinder Federation (agora Ontario Conference Pathfinder Council ou OCPC) em 1978. A Federation foi fundada em sua época para coordenar clubes, ajudar com treinamento e oferecer suporte contínuo. Era mais fácil para a Conference treinar e inspirar líderes distritais do que para todos os clubes. David Clarke, que foi o primeiro a reconhecer a necessidade de tal organização, foi, por todos os relatos, um excelente primeiro líder. Hoje, como declarado pelo pastor Frankie Lazarus, "o OCPC é uma das principais organizações leigas de nossa Conference".

 

Homenageando pioneiros.  

O Pathfinder Camp Meeting reconheceu intencionalmente aqueles que pavimentaram o caminho para o ministério atual. Os anfitriões nomearam líderes da conferência desde o início dos Pathfinders até o presente, incluindo Neville George, Gordon Pifher, Bryan Lee, Jason McCracken, Milt Perkins, Frankie Lazarus, Cyrill Millett, Charles Leader e Edwin Martin (2009 até o presente). Eles também notaram as contribuições consideráveis ​​dos diretores do Ontario Conference Pathfinder Council, David Clarke, Russell Lambert, Chris Grant, Alex Bow e do atual líder, Chester Lewis. O comitê também reconheceu o pastor Neville George por meio do coordenador do Pathfinder, Kester Lewis.

Os espectadores ficaram emocionados ao ver antigos líderes na tela, como os pastores Frankie Lazarus e Cyrill Millett (que se juntaram virtualmente das Bermudas) e Janice Maitland, uma antiga coordenadora de área e distrito, entre outras funções. Outro momento memorável foi um painel de pioneiros do Pathfinder, Ena Dawn Edwards, Letitia Osborne e David Clarke. Para Clarke, o dia foi muito especial, pois também era o 60º aniversário de casamento dele e de sua esposa .  Algumas de suas memórias marcantes incluíram ver a primeira réplica do santuário no Dare to Care Camporee no Colorado (Bro Clarke), ajudar a cuidar de um Pathfinder doente a noite toda em um acampamento (Sis Edwards) e os laços genuínos formados com os Pathfinders ao longo dos anos (Sis Osborne).

Todos esses pioneiros compartilharam alguma sabedoria para a próxima geração, incluindo esta joia da irmã Osborne – “Seja autêntico. Seja a mesma pessoa no clube, em casa, na igreja. E acima de tudo, deixe Jesus ser seu guia na liderança dos jovens. [Então] eles serão homens e mulheres melhores, [equipados] para tomar seu lugar no mundo.”

 

É preciso uma aldeia.  

Outro painel reconheceu ex-funcionários de apoio do Pathfinder Ministry. Aqui, três desses indivíduos — Ruth Weidner, Juvey Puranen e Edith Habaradas — compartilharam suas experiências e conselhos sábios. O ponto crucial de seus conselhos aos atuais líderes do Pathfinder era ver seu trabalho como um ministério e lembrar, conforme Juvey, "Você é parte de um quebra-cabeça, e Deus a colocou lá com um propósito". Essas mulheres também fizeram questão de agradecer a seus diretores, outros colegas de trabalho e ao Pathfinder Council por tornar seu trabalho mais leve. Edith, que mudou para uma função diferente em junho, também encorajou sua sucessora, Danielle Rop: "Acredito que Deus a colocou onde você está. E Ele lhe dará força e sabedoria [para cumprir seus deveres]".

 

Pathfinders é mais do que um ministério.

É uma família.  

O clima familiar era evidente ao assistir aos bate-papos ao longo do dia. Lá, os espectadores ofereciam saudações de seus clubes, diziam oi para velhos amigos virtualmente e comentavam sobre memórias e mensagens que ressoavam com eles. Durante todo o dia, eles encorajavam os jovens participantes do programa. Eles também expressaram gratidão pelos pioneiros do Pathfinder presentes. Gordon Pifher, agora vice-presidente de Ministérios de Mídia na Divisão Norte-Americana, escreveu: "É bom ver Frankie Lazarus. Ótimas lembranças de sua liderança. Obrigada por seu testemunho." Joanne Alexander escreveu: "Vovó Letícia foi a melhor. Ela ajudou muito nosso clube" (Kendalwood Galaxy). Maurice Rose escreveu: "É bom ver o irmão Clarke. Lembro-me de vê-lo quando comecei o Pathfinders quando tinha 10 anos." Cindy Hardy escreveu: "Irmã Dawn! Lembro-me de você me levar para o Camp Hale Camporee! Amo você muito!" De muitas maneiras, foi uma reunião familiar virtual.

 

Mensagens inspiradoras.  

O líder do World Pathfinder, Andres Peralta, abençoou os espectadores com uma curta, mas carregada mensagem ao vivo pela manhã. Concentrando-se na parábola do Filho Pródigo, ele advertiu os Pathfinders a permanecerem conectados ao Pai. "Quando você está perto do Pai, você é abençoado. Você tem sabedoria. Você sabe como decidir. Você sabe como consertar as coisas." Ele se baseou em sua experiência de receber 300 mensagens por dia de Pathfinders lutando com vários problemas, como pensamentos suicidas, baixa autoestima ou vício em pornografia. Ele garantiu a eles que os olhos de Deus estão sobre todos os Pathfinders, mesmo aqueles que saíram de casa, mesmo aqueles que caíram em coisas ímpias. Seus olhos estão sobre nós agora, durante uma pandemia estressante. E como o pai na história do Filho Pródigo correu em direção ao filho para recebê-lo em casa, nunca estamos muito longe do abraço de Deus. À noite, Nyjel Camanzo e o pastor Jordane Smith encerraram as mensagens fortalecedoras do dia compartilhando que, ao permanecermos próximos de Deus seguindo Sua lei e meditando em Sua Palavra, Ele nos dará força para fazer tudo o que Ele nos chama para fazer.

 

Um futuro brilhante. 

Estamos ansiosos por muitas coisas emocionantes dos Pathfinders. Um painel sobre o futuro dos Pathfinders, incluindo Mansfield Edwards, John Scott (diretor da Juventude), Chester Lewis (coordenador executivo do OCPC), Edwin Martin e os líderes dos Pathfinders, Olivia Pryce e Jenai Wilson, nomeou apenas alguns: 1) maior engajamento da comunidade, 2) mais projetos conjuntos com o departamento da Juventude, 3) colaboração com outros clubes, 4) uma ênfase maior no alicerce espiritual para os Pathfinders — "sem raízes, sem frutos", disse Martin, 5) capacitar nossos jovens para serem líderes hoje, não amanhã, e 6) adaptabilidade e preparação para fazer o ministério em qualquer situação, como a COVID-19, enquanto finalmente nos preparamos para voltar para casa.

Obrigado a Edwin Martin e aos líderes do Pathfinder por orquestrar este evento, os líderes do Pathfinder trabalharam nos bastidores comandando o show, os departamentos de mídia e TI da Ontario Conference, que auxiliaram nas filmagens, e os Pathfinders, que lideraram o show ao vivo. Foi um dia abençoado!



Visite o canal do Ontario Pathfinders no YouTube para assistir novamente a qualquer uma das sessões.

Sessão 1 - Conectado: Qual é a sua história? -  https://youtu.be/rOpUdF2cetU


Sessão 2 - Conectado: Onde eu pertenço? -  
https://youtu.be/FIIdV_MLTZ0


Sessão 3 - A conexão continua

-  https://youtu.be/INGk7Vt1eYI

Fique atento também ao programa semanal online no canal do Ontario Pathfinders no YouTube, todos os domingos às 19h30, que dará a ainda mais Pathfinders a chance de usar seus talentos.