Sistema de Gerenciamento de Clube
História do SGC
Mas você pode perguntar: Como tudo começou? De onde surgiu a ideia? Quem construiu o projeto?
Hoje você irá aprender aqui no Blog Desbravadores é Aqui, toda a história.
Vejamos:
Muitas histórias começam com personagens que tinham um sonho de realizar algo, e então, toda a história passa a contar a jornada desse personagem, rumo a realização do seu sonho. Certo? Pode ser que sim, mas não é o caso do Sistema de Gerenciamento de Clube, o “SGC”. As coisas foram acontecendo porque Deus foi abrindo portas e motivando líderes a sonhar! Foi ele quem planejou...
O SGC hoje é uma plataforma de gestão e suporte online, inclusive para o Ministério de Clubes de Desbravadores e Aventureiros da Divisão Sul Americana (DSA) e da Divisão Norte Americana (NAD) da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Tudo começou no ano de 2005, no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), região Centro Oeste do Brasil, quando surgiu um embrião a partir de uma “dor” do então Departamental Pastor James Wasth: Um Sistema de Inscrição de Eventos. Ele consegue motivar o então estudante de Análise de Sistemas, Rodrigo Dias Dorval, que também era Coordenador Geral da Associação Sul Mato-Grossense (ASM) da União Centro Oeste Brasileira (UCOB), para desenvolver voluntariamente uma pequena plataforma para atender este evento, o X Campori da ASM, “Pés na Terra e Olhos no Céu “, na Cidade de Dourados – MS. Nesta plataforma, seria possível inscrever nomes de participantes, e no final, anexar o comprovante de pagamento do depósito bancário, que na época era quase sempre realizado nos Caixas Eletrônicos nas Agências Bancárias ( sim estamos falando de 2005...). Esse Sistema também controlaria a pontuação dos pré requisitos e das atividades desenvolvidas pelos Clubes durante o evento.
É importante lembrar que a vida dos Clubes antes de 2005 era um universo de gestão completamente analógico! Não havia contratação de seguro anual, eventos eram controlados por listas enviadas por Fax, Prints ou Planilhas, pontuação de ranking ou eventos eram planilhas cheias de cálculos que somente o Staff tinha acesso, os resultados não eram publicados ou disponibilizados online, classes e especialidades eram feitas e certificados eram assinados deixando uma única comprovação aquilo que o membro conseguia guardar de certificados e comprovantes em papel. O Universo do Clube eram sempre local.
Não se sabia ao certo a quantidade de Clubes e Membros nas Associações e muito menos estatísticas e dados sobre as atividades realizadas, organizadas por Associações, Uniões, Países ou pela Divisão. Importante dizer que já havia algumas iniciativas de Sistema em algumas regiões da América do Sul, em forma de software (para ser instalado em computadores) e até plataformas online, mas sempre dentro de uma esfera de Associações.
Depois do X Campori da ASM, este Sistema chamado na época de “Intranet do Ministério Jovem” foi se expandindo na ASM, passando para o conceito de acesso por módulos (permitindo assim customizar o acesso) e com novas funcionalidades de Secretaria, como Registro de Classes, Especialidades, Unidades, Ranking do Campo e Registro do Calendário dos Clubes.
Em 2008 a então Missão Mato Grossense (MMT) da UCOB, n época liderada pelo Pastor Odair Almeida, se interessou pela “Intranet do Ministério Jovem” e implanta no Estado de Mato Grosso (Brasil) a plataforma que passa a se chamar “Secretaria Online do Ministério Jovem”, ou simplesmente “Secretaria Online” ou “SecJa”.
Neste ano é desenvolvida mais alguns módulos para a ASM e MMT, como: Patrimônio, Transferências, Documentos, Tesouraria e a Ficha Médica do membro.
Rodrigo Dias Dorval
Durante esse período (2006-2008), Rodrigo Dias Dorval funda a RDorval Soluções em Tecnologia na Missão Sergipe Alagoas (MSA) da União Nordeste Brasileira (UNeB) que decide que a MSA também precisava do “SecJa”, e no dia 26 de Fevereiro de 2009 a RDorval Soluções em Tecnologia é contratada para desenvolver e aprimorar a plataforma, que não mais seria gerenciada voluntariamente nas horas vagas do Rodrigo Dorval, e sim de forma permanente e contratual pela Empresa RDorval.
Poucos meses depois, no dia 27 de Abril de 2009, o Departamental da União Nordeste Brasileira, Pastor Elmar Borges, em visita ao Pastor Odair Almeida, descobre que a MSA – Missão Sergipe Alagoas, estava desenvolvendo um tal de “SecJA” e inicia as tratativas com a RDorval para implantar a plataforma em toda a UNEB, que naquela época abrangia desde o Estado do Piauí até o Sul do Estado da Bahia. A plataforma sofre uma série de alterações para suportar agora um módulo com várias Associações no mesmo banco de dados e com um propósito inicial claro: gerenciar o III Campori da UNEB – União Nordeste Brasileira “Nascidos para Brilhar”, na Cidade de Parnamirim – RN, que ocorreu entre os dias 11 a 16 de Fevereiro de 2010.
Esse Campori com 372 Clubes e 14 mil participantes é outro marco histórico, pois foi o 1° Campori de União usando o “SecJA”, usando pela primeira vez boletos bancários como forma de pagamento, pré requisitos preenchidos pelos Clubes e aprovados pelos Regionais e com toda pontuação no evento gerenciada via plataforma, através do código de barras. No encerramento , cada Clube recebeu em um envelope uma carta com o extrato detalhado da pontuação, e um troféu com as estrelas baseados na pontuação final.
Pronto! Era esse “case” que faltava e a notícia era espalhada por todo o Brasil! Na sequência entre 2010 a 2013 as Uniões e alguns Campos começam a implantar a plataforma e obviamente que com isso a “SecJA” vai ganhando mais funcionalidades:
2010
• União Centro Oeste Brasileira (UCOB)
Pastor Nelson Milanelli
2011
• Associação Espírito Santense (AES/USEB)
Pastor Pedro Rodrigues da Silva
• Associação Paulista Central (APaC/UCB)
Pastor Alceu de Assis Filho
• União Noroeste Brasileira (UNoB)
Pastor Donato Azevedo
• União Norte Brasileira
Pastor Helbert Almeida
2012
• União Sudeste Brasileira
Pastor Ivay Araujo
2013
• Associação Paulista Leste (APL/UCB)
Pastor Paulo Fernandes
• União Sul Brasileira (USB)
Pastor Elmar Borges
Depois de 8 anos, aquilo que começou em 2005 sendo desenvolvido nas horas vagas, e que ao longo dos foi recebendo investimentos das Uniões, é apresentado para a Divisão Sul Americana, no dia 01 de Março de 2014, em uma reunião na Sede da DSA – Divisão Sul Americana, com a presença do Pastor Udolcy Zukowski, Departamental do Ministério de Desbravadores e Aventureiros, de sua Secretária Tânia Fanti e para o gerente financeiros Telson Vargas e o gerente de tecnologia Wendel Percia.
Naquele momento a prioridade era ter uma plataforma provisória para atender o IV Campori da Divisão Sul Americana “Encontro Marcado na Eternidade”, realizado nos dias 07 a 12 de Janeiro de 2014, em Barretos – SP. Essa plataforma provisória foi lançada em 25 de Abril de 2013 e atendeu exclusivamente o Campori com inscrições Online, Check-In, Pagamentos, Pontuação, Ingressos, Hospitais, Seguros, enquanto uma plataforma bilingue (Português e Espanhol) a partir do Código Fonte do “SecJa” era customizada em paralelo, para ser implantada em todo território da DSA - Divisão Sul Americana depois do Campori.
Então, finalmente após 11 meses de customização e traduções, no dia 26 de Janeiro de 2015, é oficialmente lançado o SGC – Sistema de Gerenciamento de Clubes, e inicia-se uma jornada de implantação em todos os 8 países que compõe o território da DSA: Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, num total de 16 Uniões. Essa jornada foi concluída apenas em 2018, percorrendo cada região do nosso amplo território.
Em 01 de Fevereiro de 2016, foi lançado o Portal “Encontre um Clube”, com dados integrados ao SGC, mas com o foco em atender o membro do Clube e as Unidades (Conselheiros).
No dia 27 de Agosto de 2017 lançado o Portal de Eventos, também conectados ao SGC, mas com foco em inscrições on-line individuais, onde cada membro realiza sua inscrição e pagamento.
Com o “case” do sucesso do V Campori da Divisão Sul Americana “A Melhor Aventura”, realizado entre os dias 08 a 20 de Janeiro de 2019 (2 Edições) na Cidade de Barretos – SP, líderes Norte Americanos levam para os Estados Unidos – EUA, a ideia do SGC e em 12 de Abril de 2019 o SGC passa a funcionar também nos Estados Unidos, na Divisão Norte Americana, inicialmente na Conferência (Associação) da Flórida e na sequência, em 03 de Fevereiro de 2020, na Conferência do Texas. Após 2 anos nestes dois campos pilotos, a Divisão Norte Americana decide implantar o SGC em todo seu território, no dia 25 de Fevereiro de 2021.
Com 2 Divisões usando o SGC, chega o momento de atualizar a plataforma, então inicia-se no dia 09 de Abril de 2022 o desenvolvimento de uma nova versão do SGC, com layout mais moderno, Flexível, Mobile, Novas Tecnologia, APIs, Inteligência Artificial e com dezenas de novos recursos, sendo finalmente lançado no dia 22 de Agosto de 2024 para a Divisão Norte Americana e no dia 02 de Dezembro de 2024 para a Divisão Sul Americana.
O Sistema conta com ferramentas organizadas em 153 sub-módulos, divididos em 22 módulos, e com 8 níveis de acesso: Divisão, União, Associação / Missão, Distritos, Pastorais, Coordenações Regionais, Coordenações Distritais, Clubes e Unidades. Cada nível com seus respectivos módulos customizáveis.
A Plataforma é desenvolvida usando a linguagem PHP, Dart para APPs e APIs, Banco de Dados, Maria DB (4 Banco de Dados), distribuídos em 5 Servidores hospedados pelo Instituto Adventista de Tecnologia – IATec.
Esse ano de 2025 aquela ideia embrionária que nasceu no coração de Desbravadores de Mato Grosso do Sul completa 20 anos, de lutas e desafios e acima de tudo de uma “Virada de Chave”, no Ministério dos Clubes em 2 Divisões ao redor do Mundo! Seja bem vindo ao Sistema de Gerenciamento de Clubes
Nenhum comentário:
Postar um comentário