sábado, 26 de julho de 2025

Pastor Alfred Kwasi Ansiem

 

Pastor Alfred Kwasi Asiem

Pastor Alfred Kwasi Ansiem


O Pastor Alfred Kwasi Ansiem, ou mais conhecido como Pastor Alfred Asiem, nasceu no ano de 1978, na Cidade de Asanta, na Região Ociedental de Gana.

Enquanto estava em Gana, recebeu forte vocação para ser Pastor. Com uma trajetória sólida e inspiradora tem sido Adventista de uma segunda geração.

Sua formação básica começou em Gana, seu próprio país, onde em 2000 se formou em Teologia.


Iniciou seu Ministério Pastoral , no ano de 2001, no Sudoeste de Gana, como Pastor Distrital. . Desde então, tem se dedicado sua vida a Obra Adventista.

Em 2001 foi eleito como Pastor Associado da Associação Sudoeste de Gana. Em 2003 foi nomeado Pastor Distrital. Em 2005 foi eleito Diretor Associado da Juventude pela Associação do Sudoeste de Gana. Já no ano de 2011 foi nomeado como o novo Diretor da Juvetude pela Associação do Sudoeste de Gana. Em 2016 foi chamado para servir na União Sul de Gana, como Diretor de Jovens, além de trabalhar no Ministério das Possibilidades Adventista e como Diretor de Música, permanecendo até Junho de 2022, quando foi eleito Diretor de Jovens da Divisão Centro Ocidental da África (WAD).

Em 2023, durante o Campori de Gana, liderou mais de 100 Batismos incluindo de sua própria filha.




Em Julho de 2025 foi eleito o 9º Diretor Mundial para Desbravadores e Aventureiros, durante a 62ª Sessão da Conferência Geral em Stº Louis, nos Estados Unidos.

Sua liderança tem se caracterizado por um grande enfoque espiritual e uma grande paixão Missionária.

O Pastor Asiem é Bacharel em Religião pela Valley View University, em ACCRA, em Gana. É Mestrado em Artes pela Universidade Adventista da África. É Mestrado em Ministérios e Missão da Igreja, durante o período 2012 a 2014, pelo Instituto de Estudos Avançados (ALLAS), nas Filipinas.

É Doutorado na Universidade Adventista da África (AUA), no Quênia, em Ministérios de Jovens e Adultos.

É casado com Esther Asiem com que tiveram duas filhas : Ellen e Lois.



 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Pastor Sibusino Mbulazi Klumalo

 

Pastor 

Sibusiso Mbulazi Khumalo



O Pastor Sibusiso Mbulazi Khumalo, mais conhecido como Pastor Busi Khumalo, nasceu em 22 de Abril, em Temba, na província de Gauteng, na África do Sul.

A história de sua vida e Ministério é melhor demonstrada pela forma de como Deus o guiou, desde sua infância. Quando era pequeno gostava de pregar  para as galinhas que tinham no quintal de sua casa. Mais tarde sua mãe contou a ele que quando estava grávida implorou a Deus que se o filho que ela carregava fôsse um menino, que ela dedicaria ao Serviço de Deus.

Os anos se passaram e Busi iniciou seus estudos na Bethel High School, onde depois de anos se formou em Teologia.

Em 14 de Agosto de 1994, casou-se com Evodia Maipato Khumalo.

Já como um Jovem Pastor jurou a Deus  e a sua esposa que jamais aceitaria um convite ou chamado da Igreja para servir como Diretor de Jovem. A sua justificativa para essa posição é que não se considerava digno de tal chamado, pois não acreditava possuir as habilidades e capacidade para tal posição.

Ao iniciar seu Ministério, seviu como Pastor em Dubar, na África do Sul. Porém em 2003 Deus tentando provar  que ele estava errado, recebeu o convite para servir como Diretor de Jovens da União da África Austral. Era uma tarefa árdua devido sua falta de Experiência. Mas ele permaneceu neste cargo no período de 2003 a 2010.

Em seguida foi nomeado para ser o Ministerial do Departamento de Jovens e Capelania da Divisão Africana do Sul e Oceano Índico (SID), no período de 2010 a 2022.

Em Janeiro de 2023, iniciou um novo trabalho, recebendo chamado para ser o novo Diretor Mundial do Ministério Jovem  da Conferência Geral.

Sua formação Acadêmica é composta por: Bacharel em Teologia,Mestrado em Artes pela Helderberg College e Mestrado em Estudos de Religião novamente pela Helderberg College

Sabe falar 10 idiomas , como: Zulu, Inglês, Shoza, Northern Sotho, Ndbele, South, Swati, Tsonga, Venda e Afrikaans.

Sua profunda paixão pelo Ministério Jovem tem raízes nas palavras finais  do Voto dos Desbravadores “Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal, guardarei a Lei dos Desbravadores, Serei um Servo de Deus e um Amigo de Todos”. Conhecido por sua liderança enérgica e compassiva, Khumalo tem se dedicado a inspirar e capacitar os jovens a crescerem espíritualmente e a se engajarem ativamente na Missão da Igreja.

Ele é casado com Evodia Maipato Khumalo e tem um casal de filhos: Sihe (menino) e Side (menina).

Fora do Ministério seu hobby são: Ler, Correr e Viajar.


Durante a 62º Sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Pastor Busi Khumalo foi reeleito para o período de 2025 a 2030, como Diretor do Ministério Jovem.




 

 

quarta-feira, 23 de julho de 2025

A História do Gerenciamento de Clubes - SGC


Sistema de Gerenciamento de Clube

História do SGC



Mas você pode perguntar: Como tudo começou? De onde surgiu a ideia? Quem construiu o projeto?

Hoje você irá aprender aqui no Blog Desbravadores é Aqui, toda a história.

Vejamos:

Muitas histórias começam com personagens que tinham um sonho de realizar algo, e então, toda a história passa a contar a jornada desse personagem, rumo a realização do seu sonho. Certo? Pode ser que sim, mas não é o caso do Sistema de Gerenciamento de Clube, o “SGC”. As coisas foram acontecendo porque Deus foi abrindo portas e motivando líderes a sonhar! Foi ele quem planejou...



O SGC hoje é uma plataforma de gestão e suporte online, inclusive para o Ministério de Clubes de Desbravadores e Aventureiros da Divisão Sul Americana (DSA) e da Divisão Norte Americana (NAD) da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


Pastor  James Wasth

Rodrigo Dias Dorval
"O Idealizador"


Tudo começou no ano de 2005, no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), região Centro Oeste do Brasil, quando surgiu um embrião a partir de uma “dor” do então Departamental Pastor James Wasth: Um Sistema de Inscrição de Eventos. Ele consegue motivar o então estudante de Análise de Sistemas, Rodrigo Dias Dorval, que também era Coordenador Geral da Associação Sul Mato-Grossense (ASM) da União Centro Oeste Brasileira (UCOB), para desenvolver voluntariamente uma pequena plataforma para atender este evento, o X Campori da ASM, “Pés na Terra e Olhos no Céu “, na Cidade de Dourados – MS. Nesta plataforma, seria possível inscrever nomes de participantes, e no final, anexar o comprovante de pagamento do depósito bancário, que na época era quase sempre realizado nos Caixas Eletrônicos nas Agências Bancárias ( sim estamos falando de 2005...). Esse Sistema também controlaria a pontuação dos pré requisitos e das atividades desenvolvidas pelos Clubes durante o evento.


É importante lembrar que a vida dos Clubes antes de 2005 era um universo de gestão completamente analógico! Não havia contratação de seguro anual, eventos eram controlados por listas enviadas por Fax, Prints ou Planilhas, pontuação de ranking ou eventos eram planilhas cheias de cálculos que somente o Staff tinha acesso, os resultados não eram publicados ou disponibilizados online, classes e especialidades eram feitas e certificados eram assinados deixando uma única comprovação aquilo que o membro conseguia guardar de certificados e comprovantes em papel. O Universo do Clube eram sempre local.


Não se sabia ao certo a quantidade de Clubes e Membros nas Associações e muito menos estatísticas e dados sobre as atividades realizadas, organizadas por Associações, Uniões, Países ou pela Divisão. Importante dizer que já havia algumas iniciativas de Sistema em algumas regiões da América do Sul, em forma de software (para ser instalado em computadores) e até plataformas online, mas sempre dentro de uma esfera de Associações.



Depois do X Campori da ASM, este Sistema chamado na época de “Intranet do Ministério Jovem” foi se expandindo na ASM, passando para o conceito de acesso por módulos (permitindo assim customizar o acesso) e com novas funcionalidades de Secretaria, como Registro de Classes, Especialidades, Unidades, Ranking do Campo e Registro do Calendário dos Clubes.


Pastor Odair Almeida


Em 2008 a então Missão Mato Grossense (MMT) da UCOB, n época liderada pelo Pastor Odair Almeida, se interessou pela “Intranet do Ministério Jovem” e implanta no Estado de Mato Grosso (Brasil) a plataforma que passa a se chamar “Secretaria Online do Ministério Jovem”, ou simplesmente “Secretaria Online” ou “SecJa”.


Neste ano é desenvolvida mais alguns módulos para a ASM e MMT, como: Patrimônio, Transferências, Documentos, Tesouraria e a Ficha Médica do membro.


Rodrigo Dias Dorval


Durante esse período (2006-2008), Rodrigo Dias Dorval funda a RDorval Soluções em Tecnologia na Missão Sergipe Alagoas (MSA) da União Nordeste Brasileira (UNeB) que decide que a MSA também precisava do “SecJa”, e no dia 26 de Fevereiro de 2009 a RDorval Soluções em Tecnologia é contratada para desenvolver e aprimorar a plataforma, que não mais seria gerenciada voluntariamente nas horas vagas do Rodrigo Dorval, e sim de forma permanente e contratual pela Empresa RDorval.

Pastor Elmar Borges


Poucos meses depois, no dia 27 de Abril de 2009, o Departamental da União Nordeste Brasileira, Pastor Elmar Borges, em visita ao Pastor Odair Almeida, descobre que a MSA – Missão Sergipe Alagoas, estava desenvolvendo um tal de “SecJA” e inicia as tratativas com a RDorval para implantar a plataforma em toda a UNEB, que naquela época abrangia desde o Estado do Piauí até o Sul do Estado da Bahia. A plataforma sofre uma série de alterações para suportar agora um módulo com várias Associações no mesmo banco de dados e com um propósito inicial claro: gerenciar o III Campori da UNEB – União Nordeste Brasileira “Nascidos para Brilhar”, na Cidade de Parnamirim – RN, que ocorreu entre os dias 11 a 16 de Fevereiro de 2010.


Esse Campori com 372 Clubes e 14 mil participantes é outro marco histórico, pois foi o 1° Campori de União usando o “SecJA”, usando pela primeira vez boletos bancários como forma de pagamento, pré requisitos preenchidos pelos Clubes e aprovados pelos Regionais e com toda pontuação no evento gerenciada via plataforma, através do código de barras. No encerramento , cada Clube recebeu em um envelope uma carta com o extrato detalhado da pontuação, e um troféu com as estrelas baseados na pontuação final.


Pronto! Era esse “case” que faltava e a notícia era espalhada por todo o Brasil! Na sequência entre 2010 a 2013 as Uniões e alguns Campos começam a implantar a plataforma e obviamente que com isso a “SecJA” vai ganhando mais funcionalidades:


2010

• União Centro Oeste Brasileira (UCOB)

Pastor Nelson Milanelli


2011

• Associação Espírito Santense (AES/USEB)

Pastor Pedro Rodrigues da Silva


• Associação Paulista Central (APaC/UCB)

Pastor Alceu de Assis Filho


• União Noroeste Brasileira (UNoB)

Pastor Donato Azevedo


• União Norte Brasileira

Pastor Helbert Almeida


2012

• União Sudeste Brasileira

Pastor Ivay Araujo


2013

• Associação Paulista Leste (APL/UCB)

Pastor Paulo Fernandes


• União Sul Brasileira (USB)

Pastor Elmar Borges


Pastor Udolcy Zukowski
 

Depois de 8 anos, aquilo que começou em 2005 sendo desenvolvido nas horas vagas, e que ao longo dos foi recebendo investimentos das Uniões, é apresentado para a Divisão Sul Americana, no dia 01 de Março de 2014, em uma reunião na Sede da DSA – Divisão Sul Americana, com a presença do Pastor Udolcy Zukowski, Departamental do Ministério de Desbravadores e Aventureiros, de sua Secretária Tânia Fanti e para o gerente financeiros Telson Vargas e o gerente de tecnologia Wendel Percia.


Naquele momento a prioridade era ter uma plataforma provisória para atender o IV Campori da Divisão Sul Americana “Encontro Marcado na Eternidade”, realizado nos dias 07 a 12 de Janeiro de 2014, em Barretos – SP. Essa plataforma provisória foi lançada em 25 de Abril de 2013 e atendeu exclusivamente o Campori com inscrições Online, Check-In, Pagamentos, Pontuação, Ingressos, Hospitais, Seguros, enquanto uma plataforma bilingue (Português e Espanhol) a partir do Código Fonte do “SecJa” era customizada em paralelo, para ser implantada em todo território da DSA - Divisão Sul Americana depois do Campori.




Então, finalmente após 11 meses de customização e traduções, no dia 26 de Janeiro de 2015, é oficialmente lançado o SGC – Sistema de Gerenciamento de Clubes, e inicia-se uma jornada de implantação em todos os 8 países que compõe o território da DSA: Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, num total de 16 Uniões. Essa jornada foi concluída apenas em 2018, percorrendo cada região do nosso amplo território.




Em 01 de Fevereiro de 2016, foi lançado o Portal “Encontre um Clube”, com dados integrados ao SGC, mas com o foco em atender o membro do Clube e as Unidades (Conselheiros).


No dia 27 de Agosto de 2017 lançado o Portal de Eventos, também conectados ao SGC, mas com foco em inscrições on-line individuais, onde cada membro realiza sua inscrição e pagamento.


Com o “case” do sucesso do V Campori da Divisão Sul Americana “A Melhor Aventura”, realizado entre os dias 08 a 20 de Janeiro de 2019 (2 Edições) na Cidade de Barretos – SP, líderes Norte Americanos levam para os Estados Unidos – EUA, a ideia do SGC e em 12 de Abril de 2019 o SGC passa a funcionar também nos Estados Unidos, na Divisão Norte Americana, inicialmente na Conferência (Associação) da Flórida e na sequência, em 03 de Fevereiro de 2020, na Conferência do Texas. Após 2 anos nestes dois campos pilotos, a Divisão Norte Americana decide implantar o SGC em todo seu território, no dia 25 de Fevereiro de 2021.


Com 2 Divisões usando o SGC, chega o momento de atualizar a plataforma, então inicia-se no dia 09 de Abril de 2022 o desenvolvimento de uma nova versão do SGC, com layout mais moderno, Flexível, Mobile, Novas Tecnologia, APIs, Inteligência Artificial e com dezenas de novos recursos, sendo finalmente lançado no dia 22 de Agosto de 2024 para a Divisão Norte Americana e no dia 02 de Dezembro de 2024 para a Divisão Sul Americana.


O Sistema conta com ferramentas organizadas em 153 sub-módulos, divididos em 22 módulos, e com 8 níveis de acesso: Divisão, União, Associação / Missão, Distritos, Pastorais, Coordenações Regionais, Coordenações Distritais, Clubes e Unidades. Cada nível com seus respectivos módulos customizáveis.




 
Rodrigo Dias Dorval


A Plataforma é desenvolvida usando a linguagem PHP, Dart para APPs e APIs, Banco de Dados, Maria DB (4 Banco de Dados), distribuídos em 5 Servidores hospedados pelo Instituto Adventista de Tecnologia – IATec.


Esse ano de 2025 aquela ideia embrionária que nasceu no coração de Desbravadores de Mato Grosso do Sul completa 20 anos, de lutas e desafios e acima de tudo de uma “Virada de Chave”, no Ministério dos Clubes em 2 Divisões ao redor do Mundo! Seja bem vindo ao Sistema de Gerenciamento de Clubes