sábado, 20 de dezembro de 2025

O Triângulo dos Desbravadores

O TRIÂNGULO DOS DESBRAVADORES



O emblema dos Desbravadores foi criado pelo Pastor John Henry Hancock em 1946. Na época, o Pastor Hancock era o Diretor de Jovens da Conferência do Sudeste da Califórnia e incentivava o ministério do Clube de Desbravadores em sua igreja em Riverside, Califórnia.

Naquela época, já existiam clubes em Anaheim, Santa Ana e Loma Linda, na Califórnia, mas nenhum na região de Riverside. O Pastor Hancock considerou importante ter um logotipo que representasse o ministério de clubes e escolheu o triângulo para simbolizar os aspectos Físico, Mental e Espiritual do Ministério dos Desbravadores.




John, um jovem artista, custeou seus estudos na academia e na faculdade criando logotipos para empresas e desenhando charges para jornais locais. O primeiro emblema trazia o nome de Clube dos Desbravadores, mas quando o Ministério dos Desbravadores se expandiu mundialmente em 1950, o nome foi alterado para Clube dos Desbravadores. Embora fosse chamado de "clube", desde o início era um ministério para jovens com o objetivo de conduzi-los a Jesus Cristo. O emblema representava o tripé da educação, bem como a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Em 1946, incentivado pelo pedido de uma mãe por atividades de acampamento de verão durante todo o ano, John H. Hancock fundou um clube para meninos e meninas na Igreja Riverside, tendo Francis Hunt, estudante de teologia do La Sierra College, como diretor. Em pouco tempo, a ideia do Clube de Desbravadores se espalhou por toda a Califórnia, com clubes surgindo em igrejas e escolas adventistas do sétimo dia. Logo, o Sr. Hancock, um artista comercial com formação profissional, criou um emblema para o Clube de Desbravadores em forma de triângulo, com uma espada e um escudo representando a Palavra de Deus e a fé daqueles que creem. (A História dos Jovens Adventistas - Compilado e Editado por Robert Holbrook, p. 43)

SIGNIFICADO

Embora o significado do triângulo tenha variado ligeiramente desde a sua criação, isso não diminui a sua importância como símbolo que representa os Desbravadores em todo o mundo.

O triângulo invertido é o símbolo oficial do Clube de Desbravadores em todo o mundo. Cada elemento possui um significado especial:

Triângulo invertido: a ordem invertida enfatiza os ensinamentos de Jesus, que se opõem aos ensinamentos do mundo. Ou seja, a posição mais elevada na hierarquia deve ser a de estar disposto a servir, e não a ser servido.

Três lados: isso tem dois significados: a totalidade da Trindade (Pai, ​​Filho e Espírito Santo) e o tripé da educação e o fundamento do programa do Clube: desenvolvimento harmonioso e equilíbrio das faculdades físicas, mentais e espirituais, de acordo com o que é expresso na Bíblia, referindo-se à educação do menino Jesus em Lucas 2:52.

Escudo: Na Bíblia, Deus é sempre chamado de escudo para o Seu povo: “Não tenham medo… Eu sou o seu escudo” (Gênesis 15:1). Também simboliza a fé: “Usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno” (Efésios 6:16).

Espada: A Bíblia. A espada é usada na guerra. Uma batalha sempre é vencida dependendo do ataque. Estamos em guerra contra o pecado, e nossa arma é a Palavra de Deus. A espada do Espírito é a Palavra de Deus (Efésios 6:17).

Vermelho: O sacrifício de Cristo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Apresentem os seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Romanos 12:1).


Amarelo: Excelência. O Clube de Desbravadores tem altos padrões para ajudar a construir um caráter íntegro para o reino dos céus.

Branco: Pureza. Todo membro do Clube deve desejar ter a pureza e a retidão da vida de Cristo. "Aquele que vencer será vestido de branco" (Apocalipse 3:5).

Azul: Lealdade. Lealdade é definida como um reflexo do caráter do nosso verdadeiro Líder. O objetivo do Clube de Desbravadores é ensinar a lealdade a Deus, aos pais e aos amigos. (Manual de Administração do Clube de Desbravadores da DSA, p. 34)

O Desenho Original 

Ao criar o logotipo ou símbolo do Clube dos Desbravadores, John Henry Hancock buscou referências históricas em atividades realizadas por jovens da época. Foi assim que ele se deparou com o emblema de um acampamento muito importante: o acampamento de verão de 1929. Por que esse acampamento era importante? Por um fato histórico:




- A palavra "DESBRAVADOR" foi usada pela primeira vez como nome para o primeiro acampamento de verão em Idyllwild, Califórnia. "ACAMPAMENTO DOS DESBRAVADORES"

Ainda naquele mesmo ano:

- John McKim funda o primeiro Clube de Desbravadores em Anaheim, Califórnia.
- O primeiro Manual de Mérito Vocacional é publicado.
- Os "méritos vocacionais" são renomeados para especialidades, e 19 novas especialidades são adicionadas.

Como você pode ver, caro líder, John Hancock, ao criar o triângulo, acredito que foi mais do que apenas um símbolo ou um logotipo; foi uma homenagem a este primeiro Acampamento de Desbravadores que mudou a história das crianças e jovens de nossa Igreja.



Alguns Modelos



















Nenhum comentário:

Postar um comentário