quarta-feira, 24 de julho de 2019

Maranata - O Senhor logo Vem



SAUDAÇÃO

“ MARANATA – O SENHOR LOGO VEM “






Conforme algum etimologistas, a palavra MARANATA deve ser decomposta da seguinte maneira: MAR= Senhor; NA= Nosso; e ATHÁ= Veio. Os três elementos querem dizer: O nosso Senhor veio e voltará, conforme a promessa feita ao Mundo em São João 14: 1 a 3.
O Vocábulo MARANATA, não é de origem grega, nem Hebraica, mas Aramaica. Ela aparece, apenas 1 vez na Bíblia, empregada por Paulo em I Coríntios 16:22.
De acordo com os comentaristas do Dicionário Enciclopédia da Bíblia, o fato de Paulo haver escrito em grego para os Cristãos de língua grega,usando essa forma aramaica, talvez se explique pela suposição de que tal forma, proveniente de uma comunidade de língua aramaica (provavelmente da Palestina), ficou conhecida e usada em todas as comunidades cristãs, a semelhança de Amém e Aba. Essa fórmula é uma profissão de fé em Jesus como Senhor e na sua volta; e é isso que crê e acredita cada Desbravador e foi por esse motivo que usamos essa saudação cristã, como o mais sublime e exultante testemunho da acariciada esperança na vinda do Senhor Jesus.
Um Desbravador ao aplicar a saudação do Maranata, ele esta demonstrando que acredita que Jesus Cristo logo voltará e esta dando o seu testemunho e ao mesmo tempo mostrando o significado do termo Maranata.
A primeira vez que esse símbolo foi usado no Brasil, foi num Curso de Liderança para Desbravadores, no Ano de 1976, em Itapema, sendo que o primeiro a usar foi o Pastor Léo Ranzolin.

SIGNIFICADO DA POSIÇÃO DO MARANATA

Quando fazemos à posição do Maranata, com a mão Direita, conforme mostra a figura 1 . A mão possui um significado, ou seja, quando dobramos o dedão polegar, ele representa um Desbravador ajoelhado aos pés da Cruz, se curvando a Cristo e se entregando de corpo ao seu trabalho e apresentando ao seu serviço. Os outros quatro dedos levantados, significam os quatro “AS” da palavra MARANATA e os seus significados são ( AMAR, ANUNCIAR, APRESSAR E AGURDAR ). Esses quatro “AS” cada Desbravador deve ter em mente, pois devemos amar a Deus sobre todas as coisas e refletir no seu amor quando ele deu sua vida por nós; devemos anunciar que ele vive e mostrar aos outros que um dia ele voltará. Devemos apressar, levando a sua Mensagem do Advento a todos os que ainda não o conhecem e finalizando, devemos aguardar a sua volta pra nos buscar, pois este dia em breve não tardará.

CUMPRIMENTO

Você sabia que os Desbravadores, tem um cumprimento com um aperto de mão e que há um significado?
A primeira vez que esse cumprimento foi utilizado no Brasil, foi no II Congresso da Juventude Adventista, realizado no Ginásio Tarumã, nos dias 20 a 24 de Janeiro de 1970, com o Tema "Maranata". O logotipo do Congresso foi feito pelo Professor Hélio Ítalo Serafino, desenhando os 4 As da palavra Maranata (Amara, Anunciar, Apressar e Aguardar). Essa palavra foi introduzida em nosso país e na América do Sul, pelo Pastor Léo Ranzolin, quando esse lançou esse símbolo.
Ao você cumprimentar um amigo Desbravador, você estará usando um costume ocidental, que é o de cumprimentar com a mão direita,como sinal de respeito e simpatia, porém ao cumprimentá-lo entrelace entre os seus dedos mindinhos e anelar ao de seu amigo, fazendo com que os dedos mindinhos fiquem juntos. Se olhar para as suas mãos verá que os dedinhos (Mindinhos) e os dedões (polegares) estão unidos. Os dedinhos representam os Desbravadores e os dedões representam Jesus. O entrelaçar das mãos e dos dedãos significam que um Desbravador ao cumprimentar um outro amigo Desbravador, esta dizendo que eles estão unidos e se tornando um só Desbravador ao serviço de Jesus Cristo. Os dois dedos que ficaram visíveis, representam Cristo, o único Salvador pessoal e que é vontade dos dois Desbravadores de estarem em breve junto com Jesus Cristo nas Mansões Celestiais.

Texto: Líder Giovanni Batista Beschi - 37 anos de Desbravadores
Desenho: Gustavo Paiva
Fonte: Revista Adventista






Nenhum comentário:

Postar um comentário