quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Como Surgiu a União Sudeste Brasileira





Após 93 anos é alterado o nome da União Este Brasileira para União Sudeste Brasileira. 
Conheça a História !!!




Em razão do crescimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, uma nova sede regional será implantada no nordeste do Brasil. Com escritório previsto para o Estado da Bahia, a nova unidade administrativa iniciará suas atividades no mês de dezembro e, por causa de sua localização geográfica, receberá o nome de União Leste Brasileira.
Por ter um nome bastante parecido, a União Este Brasileira (UEB) passou a se chamar União Sudeste Brasileira. Em uma Assembleia Extraordinária da instituição, realizada no ano passado, foi votada a alteração recomendada pela Associação Geral. Por isso, o novo nome começou a ser utilizado no dia 1º de janeiro de 2012.
O termo “Este” é utilizado desde 1920 quando a sede regional era composta pelas Associações presentes nos Estados da costa brasileira, indo do Rio de Janeiro até o Amazonas. Atualmente, seu território compreende apenas Minas Gerais, Rio e Espírito Santo.
Para o pastor Mauricio Lima, presidente da Igreja Adventista na região, a mudança é vista com otimismo e expectativa por maiores realizações. “É um incentivo para outras mudanças como a maior comunhão com Deus, mais Educação Adventista, mais literaturas sendo entregues e envolvimento missionário”, comenta.

Histórico da Instituição
A União Este Brasileira (atualmente denominada União Sudeste Brasileira) nasceu em março de 1920 e passou por várias alterações desde aquela época. Em sua configuração inicial ela tinha como presidente o pastor Henry J. Meyer, e era composta por quatro campos:
01. Missão Rio-Espírito Santo com sede no Rio de Janeiro. Abrangia os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O presidente era o pastor John H. Boehm.
02. Missão Minas Gerais com sede no município de Juiz de Fora. Seu território compreendia o Sudoeste mineiro. O presidente era o pastor Clarence Emerson Rentfro.
03. Missão Pernambuco com sede em Recife. Tendo como presidente o pastor Ricardo J. Wilfart, esta missão abrangia os Estados de Pernambuco até o Amazonas.
04. Missão Este Brasileira com sede em Salvador. Tinha sua atuação nos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. O presidente era o pastor Leo Halliwell

Todo norte, nordeste, leste e centro-oeste brasileiro faziam parte da União Este Brasileira. Algumas localidades, porém, apresentavam um registro pequeno de adventistas como  no Estado do Maranhão onde apenas três pessoas professavam a fé. Até 1919 eram 905 membros batizados em toda costa do Brasil, quando nasceu esta União.
Após 93 anos, no mesmo território em que havia apenas uma União, cinco estarão em funcionamento até o final de 2012, totalizando 720.730 membros da Igreja Adventista. As Uniões são:
1.  União Sudeste Brasileira, em Niterói (RJ, ES e MG);
2.  União Norte Brasileira, em Belém do Pará (PA, AP e MA);
3.  União Nordeste Brasileira, no Recife (PE, RN, CE, PI, AL e PB).
4.  União Noroeste Brasileira, em Manaus (AM, AC, RO e RR);
5.  União Leste Brasileira, em Salvador (BA e SE).
Quanto ao endereço do escritório, apenas quatro mudanças foram feitas desde sua fundação. O primeiro endereço em 1923 foi na Rua Mário Lacerda no Rio de Janeiro. Em seguida, em 1935, a mudança ocorreu para a Rua do Matoso ainda na cidade do Rio de Janeiro. Em 1952 a sede foi transferida para a cidade de Niterói (RJ) na Rua Lopes Trovão. E desde 1974 o escritório está estabelecido na Avenida Sete de Setembro, dentro da cidade de Niterói (RJ). [Equipe ASN, Leonidas Guedes].


Escritório da UEB em 1923: funcionou no porão deste prédio que era a Igreja Adventista central do Rio de Janeiro (RJ), na Rua Mário Lacerda.


Escritório da UEB em 1935: funcionou no porão deste prédio que é a Igreja Adventista central do Rio de Janeiro, na Rua do Matoso.


Escritório da UEB em 1952: funcionou nesta casa em Niterói (RJ), na Rua Lopes Trovão.


Escritório da UEB desde 02 de abril de 1974. Até hoje funciona em Niterói (RJ) na Avenida Sete de Setembro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário