terça-feira, 12 de maio de 2020

Clube de Desbravadores Duque de Caxias


Clube de Desbravadores
“Duque de Caxias”


Hortolândia - SP


O Clube de Desbravadores Duque de Caxias, foi fundado em 26 de Abril de 1968, na Cidade de Hortolândia – SP.  É o primeiro Clube de Desbravadores registrado, na  Associação Paulista Central e o mais antigo.



Tudo começou quando o Pastor Wilson Sarli retornou ao Brasil com a novidade sobre o Clube de Desbravadores e não demorou muito para que nas campinas de Hortolândia, iniciasse o sonho de ter ali esse Departamento. Naquela época um jovem de nome Manuel Borges, (hoje o Pastor Manuel Borges), com apenas 16 anos de idade, corajoso tomou sobre si o projeto e levou para a Comissão da Igreja a idéia e os planos de se criar esse Clube, que foi prontamente aceito. Assim, em 26 de Abril de 1968, nascia o Clube de Desbravadores Duque de Caxias, tendo no início por volta de 20 membros.


Pastor Manuel Borges - 1º Diretor 


Naquela época Manuel Borges, ainda jovem e escasso de recursos, buscou auxílio em alguns jovens da Igreja de Hortolândia, eram eles: Roberto Zanardi, Rita Faria e Daniel Martins, dentre outros tantos que apoiaram e incentivaram um dos Clubes de Desbravadores mais tradicionais e fortes a conquistar prêmios nacionais.



A princípio o Clube de Desbravadores se reuniam na Igreja, depois passaram a se reunir na Escola que a Igreja Central de Hortolândia construiu (atual Colégio Adventista de Hortolândia – CAHo). Em 1992 passaram a frequentar a Chácara da Instrutora Vó Dorina e hoje retornaram novamente a se reunir na Igreja Central. Foram tempos áureos de muita luta e muito trabalho. Inúmeros adolescentes e jovens foram instruídos na causa de Deus e hoje são exemplos na Sociedade. O Clube de Desbravadores Duque de Caxias, em seus 52 anos tem transformado vidas, direta ou indiretamente e tem colaborado a formar líderes que vão ao mundo levar a mensagem do advento. Desse Clube saíram ávidos pregadores e pessoas que tem trabalhado em fundar igrejas, é o caso da Desbravadora Betsy, em El Suyatal, em Honduras. Uma das fundadoras do Clube de Conquistadores “Panteras Del Suyatal” e pelo Desbravador Jonas Henrique em Sumaré – SP, fundando o Clube de Desbravadores “Moriá”.



Porém o maior exemplo e mais marcante da História do Clube de Desbravadores Duque de Caxias, chegou em 1969, era a Professora Dorina Prates dos Reis Azevedo, conhecida como Vó Dorina. Por anos foi Instrutora de Classes no Clube. Ela permaneceu Duquesa até o dia do seu descanso, que ocorreu em 26 de Novembro de 2013. Foram 106 anos de vida e experiência, sendo que destes trabalhou, acampou com o Clube até os 100 anos de idade. Incrível sua determinação e coragem. Ela sem dúvida motivou e impulsionou muitos na caminhada cristã. Sua faixa que é repleta de especialidades e os muitos trunfos de camporis da qual participou, pôde ser apreciados na exposição do Museu do Desbravador, quando foi realizado no UNASP. Na sua inauguração ela teve a oportunidade de estar presente como ícone dos Desbravadores do Brasil, com nada mais, nada menos do que Henry Bergh (criador do Hino e da Bandeira dos Desbravadores ) e sua esposa Miriam, além de Arnold Plata e Dixie Plata, curadores do Museu Mundial dos Desbravadores. Nesta oportunidade teve a honra de receber uma Bandeira dos Desbravadores  de presente e autografada pelos Pioneiros e que hoje pertence como patrimônio do Clube de Desbravadores Duque de Caxias.



Este é um Clube de Desbravadores rico em história e de fortes emoções e que nunca teve vencido nas dificuldades. Desde sua fundação em 1968 funciona initerruptamente. Um dos grandes sonhos desse clube é em breve estar nas Mansões Celestiais ao lado do maior Diretor de todos os tempos Jesus Cristo. Enquanto isso não ocorre, leva a Mensagem do Advento a todos nesta geração e convida você a juntar se a e eles a se surpreender e descobrir o que é ser um Duque ou Duquesa.

Venha se Surpreender!









Página Inicial




Nenhum comentário:

Postar um comentário