quarta-feira, 31 de março de 2021

A História do Lenço dos Desbravadores por Dixie Plata

 

O Lenço

Por Dixie Plata ~ NAD Pathfinder Historian

Ao olhar as fotos do Pathfinder (Desbravadores) sendo enviadas pela internet, noto mais uma vez como pensei nas origens do lenço e quando ele passou a fazer parte do uniforme.

Por vários anos, exibimos no museu uma faixa MV que ainda está na embalagem original com o rótulo de um lenço. O que? Eu penso comigo mesmo, deve ser um erro de impressão. Mas então, enquanto fazia pesquisas adicionais por meio dos Manuais do JMV e do Mestre Camarada, descobri que de fato a faixa era chamada de lenço em 1929.

Sendo curioso, procurei a palavra “lenço” em um antigo dicionário Webster. Acho esta definição: “ um quadrado de pano usado ao redor do pescoço. Uma faixa oficial denotando classificação”. Parece que no passado, antes de a maioria de nós nascer, as palavras faixa e lenço eram intercambiáveis. Em uma edição posterior do Dicionário Webster, encontrei uma definição diferente “ uma peça de roupa leve usada folgadamente nos ombros ou no pescoço. 


Foi só nos manuais de 1937 que descobri que o lenço era chamado de lenço de pescoço e a faixa de honra vocacional. Então, voltando ao dicionário e encontrando esta definição para o lenço, “ um lenço para o pescoço. Isso me levou a procurar a palavra Lenço. A definição foi listada como “ um quadrado de tecido usado para cobrir a cabeça ou pescoço ”. Portanto, como muitas palavras na língua inglesa (talvez em outras línguas também), os significados mudaram ao longo dos anos.



De volta ao nosso lenço MV / JMV e porque ele se tornou um símbolo tão importante no Ministério Pathfinder. Tenho certeza de que há várias razões, uma delas é que o lenço é usado mesmo quando não há outras partes do uniforme à vista. Pode muito bem ser a única peça uniforme que alguns indivíduos possuem e usam como parte de pertencer ao Ministério de Desbravadores.

Originalmente, o lenço ou lenço era usado sobre a camisa, blusa ou jaqueta como um toque final, um sinal de realização, de pertencimento. Os lenços eram feitos de 32 ”quadrados e tinham vários usos, inclusive como tipoia para primeiros socorros de emergência.



Lembro-me bem de receber, na Investidura, meu lenço para Friend (Amigos), que na época em que fui investido, nos anos 1950, era azul. Meu slide também era azul e eu o usei com orgulho, pois mostrava que eu havia concluído o Trabalho de Aula do Amigo (Conquista de Investidura) e havia sido reconhecido como tendo concluído aquele degrau na escada do aprendizado. Eu havia alcançado minha meta para a 5ª série e fui recompensado.

Nada deveria ser colocado sobre o lenço, nem um colar, nem uma alça de câmera, nada. O lenço era sempre mantido limpo e bem passado; sim eu passei meu lenço depois de lavá-lo! Um lenço enrugado foi considerado desrespeitoso ao nível que alcançou.

Em muitos países, o lenço é usado como parte do uniforme oficial, mas também é usado sobre a camisa do uniforme de campo. É incrível assistir a um campori no Inter ou na América do Sul e ver os milhares de desbravadores e funcionários usando seus lenços como um sinal de pertencimento. Em uma cerimônia especial, o lenço é retirado e erguido como um sinal de homenagem aos indivíduos que estão passando ou passando pelo grupo.





Falando em lenços, depois de participar da Reunião da Diretoria Internacional Escolhida em outubro de 2018, meu interesse foi despertado em ver e ouvir Gene Clapp, coordenador de Eventos Especiais no Camporee Internacional 2019 (Chosen), explicar o evento do “maior lenço”. O recorde agora é detido pelos escoteiros e tem 16.000 pés quadrados de tamanho. A Echarpe Guia Mestre teria 22.250 pés quadrados com insígnia e um slide na proporção! Isso vai ser um enorme lenço e um prendedor de lenço! Quer saber onde podemos expor isso no Museu Pathfinder? 

De volta à história do lenço, depois de 1937 o lenço de pescoço (lenço) foi usado, Azul para Amigo e Vermelho para Companheiros e, claro, os Camaradas Mestres usaram seu lenço amarelo / dourado. As cerimônias de investidura tornaram-se não apenas um marco importante na vida dos jovens, mas também muito colorido.



O Atlantic Union Gleaner , 15 de junho de 1938, p 6 tinha o seguinte: Juventude - Junior - Camp Meeting : Apenas mais 2 semanas e todas as estradas vão inclinar-se para Union Springs para Camp Meeting. Lembro-me da excelente exibição que nossos jovens tiveram no ano passado, e tenho certeza que vocês estão planejando vir este ano ... Traga seu uniforme MV junto, também sua faixa e lenço de pescoço. Você precisará deles no Dia do Voluntário Missionário. (Lembre-se disso antes de os desbravadores se tornarem oficiais em 1950)

The Lake Union Herald, 28 de maio de 1940, p.8 relatado. … Uma característica interessante do serviço foi a entrega de tokens de Honra Profissional. Para os 17 Master Comrades, a College Missionary Volunteer Society e a Lake Union Conference presentearam o Master Comrade Neckerchiefs ... O crédito por patrocinar a aula do Master Comrade vai para Arthur Hicks.

The North Pacific Union Gleaner , 3 de junho de 1941, Auburn Academy Investiture. “Depois de meses de estudo e trabalho em preparação para o dia da investidura, um grande grupo se reuniu na plataforma da capela da Academia Auburn no último sábado antes do encerramento das aulas. Quatorze camaradas mestres, doze companheiros e dez amigos receberam seus distintivos. ” Teria sido um serviço muito colorido, de fato.

The 1944 Junior Handbook, p. 29, mostra um desenho do uniforme MV oficial, que mais tarde foi adotado pelo Ministério de Desbravadores. O lenço e a faixa são mostrados, bem como a gravata, cinto e chapéu regulamentares. Isso é o que é chamado de uniforme de gala.

O Manual do Júnior de 1945 mostra desenhos de uniformes femininos e masculinos. Lembre-se de que naquela época eram os voluntários missionários que ainda não eram do Pathfinder em todo o mundo. O uniforme feminino era um vestido verde floresta com cinto do mesmo material, boné, gravata e sapatos internacionais. Os homens usavam o boné estrangeiro de algodão ou lã verde-oliva, camisa de tecido verde-oliva, calças de sarja verde-floresta ou lã, um cinto verde-floresta com fivela de latão, gravata preta de quatro mãos, sapatos pretos ou marrons, conforme designado pelo sociedade. Se um casaco fosse escolhido, seria sarja ou lã verde floresta. (foi mencionado que a lã foi listada especialmente para os Mestres Camaradas e secretários de Missionários Voluntários- (Diretores). Na página 34, afirma que a “faixa deve estar sob o lenço”
Nos últimos anos, a Echarpe tornou-se um símbolo de liderança, orientação e pertencimento. É com muito orgulho que os jovens que usam o lenço vivem suas vidas para que outros possam conhecer o Senhor de suas vidas. Os desbravadores devem sempre lembrar que estão representando a Cristo e suas ações e atividades, como o lenço, devem mostrar sua fidelidade ao Criador.



Eu visto meu lenço Master Guide com uma sensação de plenitude ... Sabendo que concluí o curso e sempre estarei aprendendo, participando de seminários de Educação Continuada e fazendo o meu melhor para me manter atualizado com o que a Conferência Geral e a Divisão delinearam para nós seguir.

Lembro-me de meu Guia Mestre de Investidura - minha irmã Delia e eu participamos de seminários e Convenções de Desbravadores, terminamos a leitura e ganhamos honras para nos prepararmos para a Investidura. Foi com tristeza que fui investido sozinho após sua morte prematura em 1970. Sempre achei que não teria terminado em tão tempo se ela não estivesse lá me encorajando. Fiquei feliz quando nosso coordenador do condado, Howard Juhl, me deu meu cachecol. Howard, que foi um grande mentor e amigo, está descansando agora até o dia da ressurreição. Foi o diretor do nosso clube, Dale Alexander, que prendeu o distintivo do Guia Mestre. Dale, embora jovem, tinha a maturidade e as qualificações de um bom líder. Estou feliz em dizer que ele agora é meu sobrinho, pois se casou com minha sobrinha Debbi em 1977.

O lenço que uso atualmente não é aquele em que fui investido, esse lenço faz parte das exposições do museu. Quando terminei a Voyager, recebi um lenço atualizado. Esse lenço foi dado em troca do lenço e do slide do Peru que uso agora. Embora seja um lenço diferente, ele tem o mesmo significado para mim, o toque final no meu uniforme de gala.

Agradecimentos especiais a Ted Burgdorff, Coordenador do Ministério do Historiador da Conferência Geórgia-Cumberland, por compartilhar sua pesquisa sobre a Echarpe.

Uma bela exibição da história do lenço será compartilhada no Museu do Ministério da Juventude Adventista - Centro de Descoberta e Aprendizado que será construído em Battle Creek, Michigan.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário