sexta-feira, 9 de abril de 2021

A História dos Pins, Bótons,e Broches no Brasil e nos Estados Unidos

 

Pins

Conheça a Origens

 

Os Bótons, Pins, Broches surgiram nos Estados Unidos por volta de 1860, onde foram amplamente utilizados em campanhas políticas da época. Muitos foram os candidatos que utilizaram este tipo de Marketing, onde conseguiram distinguir seus eleitores em meio à multidão.

 

Veja Bótons Políticos de diferente épocas:



Conhecidos por vários nomes como Boton, Button, Botton Americano, Button Badge, Boton, Bóton, Badge, Pins ou Broches, fizeram e fazem sucesso até os dias atuais.

 

A Empresa Whitehead and Hoag, Co. de New Jersey (USA) obteve a patente celulóide em 1896, um composto de alta qualidades, transparente e de fina espessura, responsável pela cobertura da impressão, permitindo a produção de bottons mais modernos e baratos, os bottons eram fabricados com um disco metálico com impressão colorida em papel e aplicação de celulóide sobre a foto, semelhante aos modelos de hoje que utilizam o acetato em sua cobertura.

A corrida presidencial de “McKinley Brian” no ano de 1896 ajudou a popularizar os botos de forma extraordinária, onde sua foto foi espalhada para milhares de pessoas, a partir deste ano os bottons passaram a fazer parte da história, espalhando-se rapidamente pelo mundo, por sua origem, até hoje, em muitos países, este produto recebe o nome de botton americano.


Mahatma Ghandi também foi um dos Pioneiros na utilização de bottons em sua campanha pela Independência da Índia, no ano de 1907.


Os Bóttons foram muito utilizados no início dos anos 70. Por estudantes, hippies e músicos, muitas vezes como símbolo de protesto. John Lennon amava bóttons, sentia neles uma forma de expressão.

Foi com a chegada de alguns conjuntos de Rock e Punks em 1976, no entanto, que aquilo virou essencial de moda.


Os Bótons mais antigos do Brasil conhecidos são os da Campanha Presidencial de 1910, trazendo os candidatos Marechal Hermes da Fonseca (9º Presidente Brasileiro) e Rui Barbosa.


 Jânio Quadros distribuindo vassourinhas


Outro Pin muito conhecido no Brasil e que na época virou “febre” foi a Vassourinha na Candidatura a Presidente do Brasil, no ano de 1960, dado por Jânio Quadros. Inclusive havia uma música que tocava enquanto seus adeptos e ele próprio entregava. A Vassoura virou símbolo de sua campanha. Naquela época a Vassourinha simbolizava a limpeza que ele gostaria de fazer no poder. Ele venceu, porém permaneceu no poder apenas por 7 meses e renunciou.


Grandes empresas como Coca Cola, Volkswagen, McDonald, Avon, passaram a utilizar bótton em suas campanhas de marketing como meio de divulgação ou reconhecimento aos seus funcionários. Com imagens fotográficas nítidas, os bóttons fazem parte de muitas campanhas de marketing se diferenciando dos pins em metal que geralmente recebem esmalte colorido em seus relevos, estes recebem fotos com impressão em cromia, conseguindo transmitir a imagem real da campanha em seus menores detalhes. 

No Brasil os bóttons foram popularizados nas dimensões: 22 mm. 35 mm, 45 mm, 55 mm e 65 mm, sendo que os que são mais utilizados medem 35 mm e 45 mm. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário