domingo, 28 de julho de 2019

Charles Martin



Charles Martin



Pastor Charles D. Martin é eleito Secretário Associado dos Desbravadores
(1967 a 1976)
Charles nasceu em 1923, filho de Lester e Ione Martin em Anaheim, Califórnia. Ele cresceu em Santa Ana, Califórnia, e tornou-se membro do segundo Clube de Desbravadores em 1930, na casa de Johnston, com Theron e Ethel Johnson e seus pais Lester. e Ione Martin como diretores. Charles frequentou as escolas adventistas e, quando jovem, passa seus verões transportando madeira para as cabanas no acampamento Idyllwild, nas montanhas de San Jacinto, na Califórnia. Todo verão ele trabalhava no acampamento de verão como conselheiro e também trabalhava na Tenda Júnior em Camp Meeting.
Charles formou-se em La Sierra College em 1945 com um diploma em Teologia e foi pastoreado na Conferência do Sudeste da Califórnia para a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Victorville e as Igrejas de Newport Beach e Costa Mesa. Charles casou com Pearl em 1947.
Ele trabalhava todos os verões com juniores e era amigo íntimo do diretor de jovens da Southeastern California Conference, John Hancock, que era uma boa influência e mentor para ele. Martin visitou o Riverside Pathfinder Club e aprendeu o que este clube estava fazendo em Pathfinders em primeira mão. Ele foi pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Redlands até 1950. Quando John Hancock foi chamado para a União do Lago e Charles Martin tornou-se Diretor de Jovens da Conferência do Sudeste da Califórnia.

Charles gostava de desbravadores e da idade de pré-jovens visitando a Conferência para conhecê-los melhor. Ele organizou uma feira de desbravadores no antigo ginásio do La Sierra College, com a participação de 35 clubes de desbravadores de conferências. Havia exibições de artesanato, coleções pessoais, exibições de trabalho e exibições.

Charles lembrou-se bem do Camporee de 1954 que foi realizado no alto deserto. Um grupo de funcionários foi em frente para montar o acampamento. Choveu e choveu naquela noite e ele descobriu que as tendas dos filhotes estavam cheias de buracos. Havia 400 desbravadores e funcionários para chegar no dia seguinte. Graças às orações respondidas, o sol apareceu e secou tudo, tendas, roupas de cama e roupas antes que os Desbravadores chegassem.
Outro camerista que ele bem lembrava era um camponês nas montanhas ao sul de Riverside, Califórnia. Foi lindo quando o acampamento foi montado, apesar de um pouco nublado. Durante a noite começou a chover e depois a nevar. Tudo estava molhado, mas a juventude teve um grande momento de qualquer maneira. Eles deram prêmios especiais para os clubes que ficaram para o Camporee completo.

Havia indivíduos que se destacavam na mente de Charles. Norm Chudleigh e sua esposa estavam entre eles. Norm tornou-se o primeiro Coordenador de Desbravadores na Conferência do Sudeste da Califórnia. Seu filho Gerry mais tarde tornou-se o diretor de jovens da Southeastern Conference da Califórnia e sua filha e neto ainda estavam envolvidos no Pathfinder, cerca de 50 anos depois. 
Charles gostava muito de seu sorriso amigável e disposição de trabalhar com líderes para incentivar os jovens a estarem no Reino de Deus.
Da conferência do sudeste da Califórnia, Charles foi para a Divisão do Extremo Oriente. FA Mote era o Presidente da Divisão e solicitou que Charles viesse e liderasse o ministério de jovens para a divisão. Em 1957, Charles e sua esposa Pearl, e dois filhos foram para Cingapura, onde ele atuou como diretor de jovens. Seu terceiro filho, Cindy, nasceu em Cingapura.
Em 1957, ele foi pioneiro da Pathfindering no Japão e na Coréia. Ele escreveu que “os jovens e seus líderes em Hong Kong, Taiwan e Macau adoravam os Desbravadores. A Nova Guiné foi um problema, pois onde colocam alfinetes e botões em uma tanga? Nós tivemos que ser muito criativos. Os filipenses estavam abertos para o desbravador. ”

Durante um ano de licença em 1963, Charles recebeu seu diploma de Mestre em Artes pela Andrews University.
A família passou nove anos no campo missionário antes de retornar à América. Charles tornou-se, em 1966, um Líder dos Ministérios da Juventude da Associação Geral Associada. Suas responsabilidades incluíam Missionários Estudantis, Organização de Serviço Nacional e Desbravadores. 
Charles sentia falta de trabalhar diretamente com os clubes locais e de fazê-lo e ver a resposta imediatamente. No nível de divisão, ele trabalhou com sindicatos e indivíduos locais para ajudar nas atividades de planejamento.
Como Associado da Associação Geral, ele lidou com Divisões, incluindo o primeiro Camporee de toda a Divisão em 1971, que foi realizado na Suécia. Paul Sanquest foi então o diretor de jovens da Divisão Norte da Europa e planejou bem para os 350 a 400 Desbravadores que participaram. Vários clubes tiveram exibições; um clube é um navio viking e outro grupo construiu um iglu. Havia uma cesta cheia de balões que flutuavam para longe. Mas nem tudo estava perdido porque Paul tinha um balão de hélio para cada Pathfinder que foi lançado ao mesmo tempo como parte do programa de encerramento.

Como associado do Departamento de Jovens da Associação Geral, ele teve o prazer de trabalhar novamente com seu mentor, John Hancock. A equipe de 1980 incluía um grupo de grandes diretores de jovens, Leo Ranzolin, Charles Martin, Mike Stevenson, Clark Smith, Desmond Hills, Richard Barron, Les Pitton, James Joiner e Norm Middag.

Como líder da juventude, ele disse: “você nunca deve subestimar a possibilidade dos meninos e meninas. Invista tempo neles e os mais energéticos têm o desejo de se tornar líderes, médicos, pastores, etc. Uma grande recompensa”.
Martin disse uma vez que seu “trabalho anterior com a NSO (Organização Nacional de Serviço) no nível da conferência construiu a experiência que eu precisaria em minha nova posição na Associação Geral como diretora de jovens associados.” Ele adorava lidar com jovens e transformar seus vive para o Senhor.
Na Sessão da Conferência Geral de 1985 em Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos, Martin foi nomeado o primeiro diretor do Serviço da Conferência Geral - um departamento depois de 1995 chamado Ministérios Adventistas de Capelania. Sob a liderança de Martin, foram estabelecidas conferências anuais de crescimento profissional, projetadas especificamente para atender às necessidades dos capelães adventistas. Ele passou tempo educando os outros sobre o ministério de capelania. As Conferências Anuais foram um momento especial para renovar amizades e compromisso com o ministério.
Ambos Charles e Pearl se aposentaram em 1987. Em aposentadoria eles foram para a Coréia para operar o Centro de Serviços Adventistas em Seul, retornando aos Estados Unidos em 1991 e se mudaram para a Flórida em 1999.
Pearl morreu em 2009, depois de compartilhar 62 anos de casamento. e as alegrias de criar duas filhas e um filho. Janeiro de 2010 Charles se casou com Eleene, e os recém-casados ​​se mudaram para a Califórnia, onde Eleene morreu em 2015. O
Élder Charles Martin morreu aos 94 anos em 7 de janeiro de 2018. Seu funeral foi realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Redlands no domingo, 14 de janeiro. 11:00 Charles saiu para lamentar sua família amorosa e numerosos amigos que esperavam fielmente pela Segunda Vinda de Jesus Cristo, onde eles se unirão ao seu amado. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário